Opinião

O lado bom da força

Redação DM

Publicado em 26 de março de 2018 às 23:15 | Atualizado há 7 anos

Quan­do co­me­ça­ram os mo­vi­men­tos de rua no Bra­sil em 2013, quem en­dos­sou tal mo­vi­men­to e o con­du­ziu? Pau­lo Hen­ri­que Amo­rim apre­sen­ta a te­se de que te­nha si­do a Re­de Glo­bo, que po­li­ti­zou o mo­vi­men­to que, ini­ci­al­men­te, bri­ga­va com Fer­nan­do Had­dad, pre­fei­to de São Pau­lo, por ter ma­jo­ra­do o pre­ço dos co­le­ti­vos em 20 cen­ta­vos. “O som rou­co das ru­as” cres­ceu, e foi di­re­cio­na­do (por quem?) con­tra Dil­ma Rous­seff. A pre­si­den­te foi de­pos­ta por ale­ga­das “Pe­da­la­das Fis­cais”, uma ma­no­bra con­tá­bil e ódio e in­to­le­rân­cia alas­tra­ram-se, pas­san­do a eco­ar com mais for­ça a ca­da dia. Em ca­da ação uma con­ta­bi­li­za­ção po­lí­ti­ca.

A ve­re­a­do­ra do PSOL Ma­ri­el­le Fran­co foi as­sas­si­na­da no dia 14 de mar­ço de 2018, por de­fen­der as mi­no­ri­as, de­nun­ci­ar ar­bi­tra­ri­e­da­des e ser con­tra a In­ter­ven­ção Fe­de­ral, de con­fi­gu­ra­ção mi­li­tar, nu­ma exe­cu­ção im­pe­tra­da por for­ças que a que­ri­am ca­lar. O re­sul­ta­do foi uma mul­ti­pli­ca­ção de vo­zes in­sa­tis­fei­tas com o tra­ta­men­to que a so­ci­e­da­de dá aos ne­gros po­bres, es­pe­ci­al­men­te mu­lhe­res. As qua­li­da­des de Ma­ri­el­le fo­ram enal­te­ci­das pe­lo Fan­tás­ti­co, se­guin­do a on­da do sen­so co­mum, que es­ta­va re­vol­ta­do com aque­la mor­te que foi ca­pa do jor­nal ame­ri­ca­no Was­hing­ton Post e ou­tras pu­bli­ca­ções in­ter­na­cio­nais.  O ta­ma­nho de Ma­ri­el­le es­tá aos olhos de to­dos, ain­da que te­nha ocor­ri­do um mo­vi­men­to di­fa­ma­tó­rio das re­des so­ci­ais e a Re­de Glo­bo ve­nha des­po­li­ti­zan­do o cri­me, ar­gu­men­tan­do que a In­ter­ven­ção Fe­de­ral no Rio pre­ci­sa ser am­pli­a­da, de­fen­den­do aqui­lo que Ma­ri­el­le com­ba­tia.

A de­sem­bar­ga­do­ra Ma­rí­lia Cas­tro Ne­ves, do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Rio de Ja­nei­ro afir­mou no Fa­ce­bo­ok que Ma­ri­el­le es­ta­va “en­ga­ja­da com ban­di­dos, e que foi elei­ta por uma fac­ção cri­mi­no­sa”. Per­gun­tou o que uma pro­fes­so­ra com Sín­dro­me de Down po­de­ria en­si­nar aos seus alu­nos. É rein­ci­den­te, pois em 2015 dis­se: “Sou a fa­vor de um pa­re­dão pro­fi­lá­ti­co pa­ra de­ter­mi­na­dos en­tes… o Je­an Wyllys, por exem­plo, em­bo­ra não va­lha a ba­la que o ma­te e o pa­no que lim­pe a lam­ban­ça, não es­ca­pa­ria do pa­re­dão”. A apo­lo­gia ao ódio es­tá nes­se grau. Mui­tos per­fis ver­da­dei­ros de­fen­dem es­sas mes­mas idei­as.

Quan­do pen­sa­mos fa­zer nos­sas es­co­lhas, não as es­ta­mos fa­zen­do, es­ta­mos sen­do ma­ni­pu­la­dos por quan­tas for­ças há. O que de fa­to so­mos?

Sa­be­mos da ne­ces­si­da­de da nor­ma­ti­za­ção da ci­da­de. Não é pos­sí­vel que se­ja ca­da um por si. Há re­gras ci­vi­li­za­tó­ri­as pa­ra nos or­ga­ni­zar, com leis mu­ni­ci­pa­is, es­ta­du­ais e fe­de­ra­is. Não há na­da tão in­con­tro­lá­vel quan­to uma mul­ti­dão. No dia 21 de mar­ço de 2018, na pra­ça Dr. Car­los Ver­si­a­ni, cen­tro ner­vo­so de Mon­tes Cla­ros, ci­da­de mi­nei­ra com mais de 400 mil ha­bi­tan­tes, acon­te­ceu uma ati­tu­de co­le­ti­va ines­pe­ra­da.  Ali é pon­to fi­nal da mai­or par­te dos ôni­bus, ten­do am­bu­lan­tes ven­den­do ali­men­tos em con­di­ções sa­ni­tá­rias pre­cá­rias. Che­ga­ram fis­cais da Pre­fei­tu­ra pa­ra au­tu­ar ven­de­do­res, que, pe­lo Có­di­go de Pos­tu­ra do Mu­ni­cí­pio es­ta­vam ile­gais. Nu­ma ação re­pe­ti­da pa­ra sa­ne­ar o lo­cal, ven­de­do­res fo­ram con­vi­da­dos a en­tre­gar su­as mer­ca­do­ri­as. Le­o­nar­do Fer­rei­ra Bar­bo­sa, de 43 anos, ex-mo­ra­dor de rua em São Pau­lo e ex-de­pen­den­te quí­mi­co, foi um dos abor­da­dos pe­los fis­cais. Co­mo se hou­ves­se um ma­es­tro, as pes­so­as fo­ram cer­can­do o ho­mem, que, atô­ni­to, num ins­tan­te ven­deu to­dos os su­cos e co­xi­nhas. Mui­tos tran­seun­tes che­ga­ram até ele, e, en­tre­gan­do-lhe o di­nhei­ro, pe­ga­vam os pro­du­tos um a um, or­dei­ra­men­te, en­quan­to di­zi­am fra­ses co­mo “dei­xem o tra­ba­lha­dor em paz”, “não fa­çam is­so com um pai de fa­mí­lia”.

A mer­ca­do­ria de­sa­pa­re­ceu, o ho­mem en­cheu sua mão de no­tas, e cho­rou co­mo­vi­do, en­quan­to os fis­cais ator­do­a­dos, não sa­bi­am o que fa­zer. A ati­tu­de da po­pu­la­ção anô­ni­ma de Mon­tes Cla­ros en­si­nou que ser so­li­dá­rio é pos­sí­vel. Uma on­da boa, sem o co­man­do de nin­guém, ape­nas a con­sci­ên­cia de ca­da um fez jus­ti­ça. Exa­ta­men­te quan­do o ódio e a in­to­le­rân­cia atin­gem seu ní­vel má­xi­mo, o bem ven­ceu o mal. E o mun­do to­do fi­cou sa­ben­do da boa ín­do­le do po­vo mon­tes-cla­ren­se.

 

(Ma­ra Nar­ci­so, jor­na­lis­ta e mé­di­ca)


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