O mal domínio de classe
Redação DM
Publicado em 28 de setembro de 2018 às 04:45 | Atualizado há 7 anos
“O céu não me quer, mas o inferno teme o meu domínio”.
Cristina Wright
Eu já desconfiava do porquê da infuncionalidade das inovações na educação; pois, a mentira tem pernas curtas. E a educação precisa das soluções duradoras, bem alicerçadas. Há um interesse egoísta e politiqueiro em tudo de novo que chega por aqui. Por isso digo verdades atemporais, e nunca me importo em ter o respeito de colega algum, quero vê-los sentir um misto de desgosto e ódio provocado pelo seu fracasso e vendo minha vida de exemplo e coragem.
Qual ex-aluno voltou à escola para visitar, por saudades, o professor repressor e administrador do maior domínio de classe, quase sempre são eles os rígidos e desrespeitosos, dos impulsos naturais e do ritmo de aprendizagem do aluno só pelo o capricho de parecer bem a coordenadores de disciplina! Porém, querem me forçar a isso. Adoeci, e coordenador algum foi me visitar! Aliás eles ligam para saber se minhas faltas estão abonadas pela junta médica. No entanto, tenho muitos ex-alunos que ainda vêm à escola a fim de me ver. A inveja, o despeito e o ciúme provocam a curiosidade dos demais, por isso alguns colegas também voltam. Creio ter alguns que ainda me chamam de doido e sem perfil, no entanto lhes digo que é mais fácil conhecermos um “mau caráter” quando ele não se parece conosco. Dessa forma quero ser comparado, conhecido e jamais temido. Respeito nunca foi medo, ou remorso, ou reverência, mas intimidade.
Se as abelhas forem dóceis ou bravas, tanto faz, tiram-lhes o mel por qualquer método espúrio, o mel feito para os filhotes delas, diga-se de passagem! O poder do apicultor está na estratégia e a pior delas é assustar a colmeia. Contudo, em nosso caso, o embuste usado é a mentira, as meias verdades, o falseamento dos fatos, informações vencidas, duvidosa sinceridade (isso ou aquilo, o aluno não podem saber) e a omissão do real etc. por que o sucesso de um “bom” professor tem de ser baseado nas imposições e não no domínio de sua disciplina de formação somente? Mas, a internet já tem tudo! Talvez seja porque favorece a manipulação de quem o avalia! De jeito nenhum, quero ser essa mentira ambulante, mas quero deixar claro sobre eu mesmo ser um ator social apenas em lugares propícios, todavia, aqui dentro, no meu coração, nunca deixarei de ser eu mesmo. Logo agora, sou eu mesmo quem lhes fala. E ainda nem descobri qual estratégia adequada a tirar mel de abelhas ferroadoras, apenas crio colmeias devoradoras de seu próprio mel, entretanto de uma coisa tenho forte certeza, nunca faço terrorismo. “Nada é mais depreciável que o respeito baseado no medo.” (Albert Camus).
Coisa esquisita já observei, os alunos estão bagunçando na sala, quando percebem a aproximação da coordenadora eles correm e ficam quietinhos em seus lugares. Comigo acontece o contrário; estão quietos, quando chego, eles começam a bagunçar, foram treinados a agir sem pensar, é como uma bexiga cheia, explodem, quando a pressão de dentro é maior que a de fora, não sabem lidar com a liberdade! Ou talvez, porque eles se sentem confiantes de si mesmos com minha presença, mostrando seu estado natural e me querem como espectador autêntico de seu drama existencial! As consequências da intimidade é a liberdade nas expressões. Só os revoltados se expressam mal.
(Claudeci Ferreira de Andrade, pós-graduado em Língua Portuguesa, licenciado em Letras, bacharel em Teologia, professor de filosofia, gramática e redação em Senador Canedo, funcionário público)