Opinião

O material escolar e seu poder didático com os pequenos estudantes

Diário da Manhã

Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 21:42 | Atualizado há 7 anos

No­vo ano co­me­ça e é ho­ra de com­prar o ma­te­ri­al es­co­lar, quan­ta ex­pec­ta­ti­va! Ca­der­nos, li­vros, lá­pis de to­das as co­res e ta­ma­nhos, apon­ta­dor, bor­ra­cha… A cri­an­ça des­de pe­que­na, já tem po­ten­ci­al pa­ra es­co­lhas e de­se­ja aju­dar os pa­is na com­pra des­ses ma­te­ri­ais. Mas qual se­rá o pa­pel da cri­an­ça de Edu­ca­ção In­fan­til e da fa­mí­lia nes­sa ho­ra? E da es­co­la?

A con­tem­po­ra­ne­i­da­de abre iné­di­tas por­tas ao co­nhe­ci­men­to e im­põe a ne­ces­si­da­de de de­sen­vol­ver no­vas ca­pa­ci­da­des pa­ra en­fren­tar e re­sol­ver os pro­ble­mas da atu­a­li­da­de. A edu­ca­ção ma­ris­ta es­tá vol­ta­da a apro­pria­ção de sa­be­res e ha­bi­li­da­des que res­pon­dem a es­sas de­man­das, e que são co­e­ren­tes com a con­cep­ção da cri­an­ça co­mo ser in­te­gral.  As cri­an­ças são ca­pa­zes de com­pre­en­der, di­a­lo­gar, ar­gu­men­tar e re­cons­tru­ir re­la­ções cons­tan­tes en­tre o sa­ber, na bus­ca pe­lo co­nhe­ci­men­to.

Fa­zer par­te des­se mo­men­to opor­tu­ni­za a cri­an­ça no de­sen­vol­vi­men­to de ações co­ti­dia­nas, que a fa­zem re­fle­tir so­bre o mun­do que a cer­ca.  A fa­mí­lia, sen­do o pon­to de par­ti­da de um pro­ces­so edu­ca­ti­vo sig­ni­fi­ca­ti­vo, tem o pa­pel de apre­sen­tar às cri­an­ças si­tu­a­ções que, jun­tas, fa­rão pen­sar so­bre di­ver­sas apren­di­za­gens co­mo uso ade­qua­do do ma­te­ri­al, res­pon­sa­bi­li­da­de com a or­ga­ni­za­ção, re­fle­xões en­tre de­se­jo e ne­ces­si­da­de, e até mes­mo, a edu­ca­ção fi­nan­cei­ra fa­mi­liar.

A com­pra do ma­te­ri­al es­co­lar de­ve ser re­a­li­za­da pe­la fa­mí­lia jun­ta­men­te com o alu­no, pois as­sim, es­sa in­te­ra­ção di­a­ló­gi­ca e afe­ti­va, mar­ca­rá a iden­ti­fi­ca­ção e a im­por­tân­cia do se “cons­tru­ir” o ma­te­ri­al in­di­vi­dual e “per­so­ni­fi­ca­do” do alu­no.

Se­gun­do Iça­mi Ti­ba, o es­ti­lo fa­mi­liar rei­nan­te é de­li­mi­ta­do pe­la for­ma co­mo os pa­is li­dam com a com­pra do ma­te­ri­al es­co­lar. Um ca­der­no que é en­ca­pa­do com ze­lo e cui­da­do pe­los pa­is, com a par­ti­ci­pa­ção do fi­lho, ga­nha sig­ni­fi­ca­do e fu­tu­ras lem­bran­ças.

No co­lé­gio Ma­ris­ti­nha Pio XII, as cri­an­ças do In­fan­til 5, vi­ven­ciam um mo­men­to úni­co em sua his­tó­ria es­co­lar com a che­ga­da do es­to­jo, ma­te­ri­al que é in­cor­po­ra­do pe­la pri­mei­ra vez em sua vi­da. Por is­so, as pro­fes­so­ras pre­pa­ram uma se­quên­cia di­dá­ti­ca re­che­a­da de lu­di­ci­da­de, mis­té­ri­os e apren­di­za­gens sig­ni­fi­ca­ti­vas lo­go no iní­cio do ano le­ti­vo. As cri­an­ças apren­dem o uso cor­re­to de ca­da item, a im­por­tân­cia da or­ga­ni­za­ção e cui­da­do com o es­to­jo.

As pro­fes­so­ras se uti­li­zam de di­fe­ren­tes es­tra­té­gias pa­ra en­vol­ver a cu­ri­o­si­da­de, a bus­ca por in­for­ma­ção e o pro­ta­go­nis­mo ine­ren­te às cri­an­ças. Os alu­nos são le­va­dos a re­sol­ver pro­ble­mas, le­van­tar hi­pó­tes­es e a tra­ba­lhar em equi­pe. A se­quên­cia fi­na­li­za com o “ju­ra­men­to das re­gras do uso do es­to­jo” e uma mú­si­ca que ilus­tra o que apren­de­ram du­ran­te o de­sen­ro­lar das ati­vi­da­des. A fa­mí­lia é con­vi­da­da co­mo ex­pec­ta­do­ra do mo­men­to, mas em par­ce­ria com a es­co­la, tam­bém tra­ba­lha­rá com seus fi­lhos os há­bi­tos de es­tu­do que se ini­ciam.

Por is­so, a im­por­tân­cia da re­la­ção fa­mí­lia-es­co­la, que de­ve pro­por­ci­o­nar às cri­an­ças a con­ti­nui­da­de do pro­ces­so de apren­di­za­gem acar­re­tan­do, as­sim, se­gu­ran­ça, en­vol­vi­men­to, sig­ni­fi­ca­do e gos­to pe­lo am­bi­en­te es­co­lar.

 

(Ma­ria Stel­la Ma­cha­do, as­sis­ten­te pe­da­gó­gi­ca do Co­lé­gio Ma­ris­ta Asa Sul – Ma­ris­ti­nha Pio XII (DF), do Gru­po Ma­ris­ta)


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