Opinião

O Natal e o empresário

Diário da Manhã

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 22:01 | Atualizado há 7 anos

On­tem à noi­te an­dan­do pe­la ci­da­de me dei con­ta que de que o Na­tal che­gou. Lem­brei-me do tem­po de cri­an­ça quan­do aguar­da­va an­sio­so por es­sa épo­ca do ano. Na­que­les di­as, ain­da cri­an­ça, es­cre­ví­a­mos car­ti­nhas pa­ra o Pa­pai No­el aguar­dan­do com an­sie­da­de sua res­pos­ta, sem­pre pon­de­ran­do na per­gun­ta de nos­sos pa­is: vo­cê foi um bom me­ni­no nes­te ano? A per­gun­ta as­sim de su­pe­tão, de cer­ta for­ma, nos dei­xa­va com me­do da res­pos­ta que po­de­ria vir do pró­prio Pa­pai No­el.  Era tem­po de ale­gria e mui­ta ma­gia. O tem­po pas­sou, cres­ce­mos e nos de­pa­ra­mos com a vi­da adul­ta. O na­tal ain­da nos en­can­ta, mas foi ofus­ca­do pe­las an­gus­ti­as que cer­cam o ama­du­re­ci­men­to.

Na vi­da adul­ta, co­mo em­pre­sá­rio do ra­mo con­tá­bil e ju­rí­di­co, te­nho en­con­tra­do mui­tos “ga­ro­tos” da mi­nha épo­ca que ain­da es­pe­ram as bo­as no­vas do “bom ve­lhi­nho”, mas vi­vem mo­men­tos de apre­en­são.

Nos­sos me­dos ago­ra as­su­mi­ram ou­tras di­men­sões. São ho­mens e mu­lhe­res de ne­gó­ci­os, ver­da­dei­ros he­róis que bus­cam dia apos dia ge­rir su­as em­pre­sas, equi­li­bran­do-se em uma cor­da bam­ba as­su­min­do ris­cos pa­ra ge­rar em­pre­gos e ren­da e fa­zer do Bra­sil um Pa­ís de em­pre­en­de­do­res.

Da­dos di­vul­ga­dos pe­lo go­ver­no fe­de­ral in­for­mam que, anual­men­te, al­go co­mo 600 mil em­pre­en­di­men­tos são aber­tos no Pa­ís. Além dis­so, ho­je já são mais de 1,5 mi­lhão de mi­cro­em­pre­en­de­do­res ao lon­go do ma­pa e um ter­ço da po­pu­la­ção eco­no­mi­ca­men­te ati­va tem o seu pró­prio ne­gó­cio.

Co­mo em­pre­en­de­do­res, des­co­bri­mos que ape­sar das lu­zes da ci­da­de in­di­ca­rem que já é na­tal, nos­sas brin­ca­dei­ras de cri­an­ças fo­ram sub­sti­tu­í­das por ou­tras ati­vi­da­des. Nes­ta épo­ca nos de­di­ca­mos ao pla­ne­ja­men­to or­ça­men­tá­rio das em­pre­sas pa­ra o pró­xi­mo ano, re­vi­si­ta­mos con­tas, cal­cu­la­mos cus­tos, pro­je­ta­mos re­sul­ta­dos e ten­tá­va­mos cri­ar for­mu­las pa­ra so­bre­vi­ver co­mo em­pre­sá­rios.

Nós cres­ce­mos e ain­da nos en­can­ta­mos com o Na­tal, mas por meio da du­ra re­a­li­da­de da vi­da adul­ta, per­ce­be­mos que o me­do dos di­as de cri­an­ça se avo­lu­mou. Ho­je as­su­mir­mos ris­cos e con­vi­ve­mos a ca­da dia  com os des­man­dos da ges­tão pu­bli­ca, que ge­ral­men­te, nes­tes di­as que an­te­ce­dem o na­tal, só fa­lam de uma coi­sa: a ne­ces­si­da­de de au­men­tar im­pos­tos.

Pa­ra os go­ver­nos que têm na ar­re­ca­da­ção tri­bu­tá­ria uma fon­te “ines­go­tá­vel” de ren­da, es­sa é me­lhor épo­ca do ano. É a épo­ca da cor­re­ria le­gis­la­ti­va, vi­san­do al­te­rar de­cre­tos, leis, edi­tar no­vas re­gras tri­bu­tá­ri­as pa­ra vi­go­ra­rem no ano vin­dou­ro, sem­pre vi­san­do o au­men­to de tri­bu­tos. São car­tas di­á­rias, que par­tem de Bra­sí­lia, das As­sem­blei­as Le­gis­la­ti­vas nos Es­ta­dos e das câ­ma­ras mu­ni­ci­pa­is, es­pa­lha­das pe­lo Bra­sil, e que nos che­gam di­a­ria­men­te por meio da mí­dia, in­for­man­do da “ina­diá­vel” ne­ces­si­da­de de au­men­tar im­pos­tos pa­ra man­ter o “equi­lí­brio das con­tas pu­bli­cas”.

Sim, nós cres­ce­mos e ain­da nos en­can­ta­mos com o Na­tal, po­rém des­co­bri­mos que mes­mo sen­do “bons me­ni­nos” no ano que ter­mi­na, “Pa­pai No­el”, o “bom ve­lhi­nho”, não mo­ra no Po­lo Nor­te e nem an­da de tre­nó. Te­mos a im­pres­são que ele mo­ra nos pa­lá­cios dos go­ver­nos, an­da de car­ro pre­to com pla­ca ofi­ci­al e vi­ve uma eter­na fes­ta, só au­men­tan­do im­pos­tos não fa­zen­do ges­tão res­pon­sá­vel dos re­cur­sos pú­bli­cos ar­re­ca­da­dos e im­pon­do dia após dia uma car­ga tri­bu­ta­ria in­su­por­tá­vel so­bre o em­pre­sa­ri­a­do e tra­ba­lha­do­res bra­si­lei­ros.

 

(Ivan Li­ma. Ad­vo­ga­do tri­bu­ta­ris­ta e con­ta­dor, di­re­tor da KBL Ac­coun­ting – email: ivan@kblcon­ta­bi­li­da­de.com.br)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias