Opinião

O neofascismo no Brasil e na história

Redação DM

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 23:21 | Atualizado há 7 anos

O fas­cis­mo é uma de­ri­va­ção ex­tre­ma­da do fun­da­men­ta­lis­mo que tem lar­ga tra­di­ção em qua­se to­das as cul­tu­ras. S. Hun­ting­ton em sua dis­cu­ti­da obra Cho­que de ci­viv­li­za­ções de­nun­cia o Oci­den­te co­mo um dos mais vi­ru­len­tos fun­da­men­ta­lis­tas. Ima­gi­na que sua cul­tu­ra é a me­lhor do mun­do, pos­sui a me­lhor re­li­gi­ão, a úni­ca ver­da­dei­ra, a me­lhor for­ma de go­ver­no, a de­mo­cra­cia, a me­lhor tec­noci­ên­cia que mu­dou a fa­ce do pla­ne­ta e que lhe con­fe­riu a ca­pa­ci­da­de de des­tru­ir to­dos os se­res hu­ma­nos e par­te da bi­os­fe­ra com su­as ar­mas le­tais. Os USA de­pois dos aten­ta­dos às Tor­res se tor­nou um Es­ta­do ter­ro­ris­ta com cla­ros si­nais de fas­cis­mo par­ti­cu­lar­men­te ago­ra sob D. Trump. Até ho­je, nem com Oba­ma, foi abo­li­do o “ato pa­tri­ó­ti­co” pe­lo qual qual­quer ci­da­dão po­de ser pre­so ame­ri­ca­no ou não sob qual­quer sus­pei­ta de li­ga­ção com o ter­ro­ris­mo. A pes­soa po­de ser se­ques­tra­da e a fa­mí­lia nem ser co­mu­ni­ca­da.

Co­nhe­ce­mos o fun­da­men­ta­lis­mo is­lâ­mi­co e ou­tros, tam­bém de gru­pos da Igre­ja Ca­tó­li­ca ofi­ci­al que ain­da cre­em ser ela a úni­ca e ex­clu­si­va Igre­ja de Cris­to, fo­ra da qual não há sal­va­ção. Tal vi­são er­rô­nea abre es­pa­ço pa­ra a sa­ta­ni­za­ção e até a per­se­gui­ção de ou­tras de­no­mi­na­ções cris­tas e não cris­tas. Gra­ças a Deus te­mos o Pa­pa atu­al da ra­zo­a­bi­li­da­de e do bom sen­so que in­va­li­da tais dis­tor­ções.

To­do aque­le que pre­ten­de ser por­ta­dor ex­clu­si­vo da ver­da­de es­tá con­de­na­do a ser fun­da­men­ta­lis­ta e fe­char-se so­bre si mes­mo, sem di­á­lo­go com os ou­tros.

Aqui va­le re­cor­dar as pa­la­vras do gran­de po­e­ta es­pa­nhol An­tó­nio Ma­cha­do:”Não a tua ver­da­de. Mas a ver­da­de.Vem co­mi­go bus­cá-la. A tua guar­de-a pa­ra ti mes­mo”. Se jun­tos a pro­cu­rar­mos, ela se­rá ple­na pa­ra nós.

O fas­cis­mo nas­ceu e nas­ce den­tro de um de­ter­mi­na­do con­tex­to de ano­mia, de­sor­dem so­ci­al e cri­se ge­ne­ra­li­za­da co­mo es­tá ocor­ren­do atu­al­men­te no Bra­sil. De­sa­pa­re­cem as cer­te­zas e as or­dens es­ta­be­le­ci­das se de­bi­li­tam. A so­ci­e­da­de e os in­di­ví­duos têm di­fi­cul­da­de em con­vi­ver com tal si­tu­a­ção. Ci­en­tis­tas so­ci­ais e his­to­ri­a­do­res co­mo Eric Vö­ge­lin (Or­der and His­tory,195; L. Götz, Entste­hung der Ordnung 1954; Pe­ter Ber­ger, Ru­mor de An­jos: a so­ci­e­da­de mo­der­na e re­des­co­ber­ta do so­bre­na­tu­ral,1973), mos­tra­ram que os se­res hu­ma­nos pos­su­em um ten­dên­cia na­tu­ral pa­ra a or­dem. Lá on­de che­gam cri­am lo­go uma or­dem e o seu ha­bi­tat. Quan­do es­ta de­sa­pa­re­ce usa-se co­mu­men­te a vi­o­lên­cia pa­ra im­por cer­ta or­dem sem a qual não se for­ma a co­e­são so­ci­al mí­ni­ma pa­ra  con­vi­vên­cia.

O ni­cho do fas­cis­mo en­con­tra nes­ta de­sor­dem seu nas­ce­dou­ro. As­sim, com o fi­nal da Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al ge­rou-se um ca­os so­ci­al, es­pe­ci­al­men­te na Ale­ma­nha e na Itá­lia. A sa­í­da foi a ins­tau­ra­ção de um sis­te­ma au­to­ri­tá­rio, de do­mi­na­ção que mo­no­po­li­zou a re­pre­sen­ta­ção po­lí­ti­ca, me­di­an­te um úni­co par­ti­do de mas­sa, hi­e­rar­qui­ca­men­te or­ga­ni­za­do, en­qua­dran­do to­das as ins­tân­cias, a po­lí­ti­ca, a eco­nô­mi­ca e a cul­tu­ral nu­ma úni­ca di­re­ção. Is­so só foi pos­sí­vel me­di­an­te um che­fe (Führer na Ale­ma­nha e o Duc­ce, na Itá­lia) que or­ga­ni­za­ram um Es­ta­do cor­po­ra­ti­vis­ta au­to­ri­tá­rio e de ter­ror.Di­zia-se na Ale­ma­nha:”Der Führer hat im­mer Recht”(O Führer sem­pre tem ra­zão). E na Itá­lia: “Il Duc­ce ha sem­pre ra­gi­o­ne”(O Duc­ce sem­pre tem ra­zão).

Co­mo le­gi­ti­ma­ção sim­bó­li­ca cul­tu­a­vam-se os mi­tos na­ci­o­nais, os he­róis do pas­sa­do e an­ti­gas tra­di­ções, ge­ral­men­te num qua­dro de gran­des li­tur­gi­as po­lí­ti­cas com a in­cul­ca­ção da ideia de uma re­ge­ne­ra­ção na­ci­o­nal. Es­pe­ci­al­men­te na Ale­ma­nha os se­gui­do­res de Hit­ler se in­ves­ti­ram da con­vic­ção de que a ra­ça ale­mã bran­ca é “su­pe­ri­or”às de­mais com o di­rei­to de sub­me­ter e até de eli­mi­nar as in­fe­rio­res.

A pa­la­vra fas­cis­mo foi usa­da pe­la pri­mei­ra vez por Be­ni­to Mus­so­li­ni em 1915 ao cri­ar o gru­po “Fas­ci d’Azi­o­ne Re­vo­lu­ci­o­na­ria”. Fas­cis­mo se de­ri­va do fei­xe (fas­ci) de va­ras, for­te­men­te amar­ra­das, com um ma­cha­do pre­so ao la­do. Uma va­ra po­de ser que­bra­da, um fei­xe, di­fi­cil­men­te. Em 1922/23 fun­dou o Par­ti­do Na­ci­o­nal Fas­cis­ta que per­du­rou até sua der­ro­ca­da em 1945. Na Ale­ma­nha se es­ta­be­le­ceu a par­tir de 1933 com Adolf Hit­ler que ao ser fei­to chan­ce­ler cri­ou o Na­ci­o­nal­so­ci­a­lis­mo, o par­ti­do na­zis­ta que im­pos ao pa­ís du­ra dis­ci­pli­na, vi­gi­lân­cia to­tal e o ter­ror de Es­ta­do.

O fas­cis­mo se apre­sen­tou co­mo an­ti-co­mu­nis­ta, an­ti-ca­pi­ta­lis­ta, co­mo uma cor­po­ra­ção que su­pe­ra as clas­ses e cria uma to­ta­li­da­de so­ci­al cer­ra­da. A vi­gi­lân­cia, a vi­o­lên­cia di­re­ta, o ter­ror e o ex­ter­mí­nio dos opo­si­to­res são ca­rac­te­rís­ti­cas do fas­cis­mo his­tó­ri­co de Mus­so­li­ni e Hit­ler. Atu­al­men­te os neo-fas­cis­tas usam com fre­quên­cia a vi­o­lên­cia pa­ra se im­por. São con­tra os va­lo­res de­mo­crá­ti­cos, ho­mo­fó­bi­cos, ra­cis­tas, di­fa­ma­do­res de seus opo­si­to­res. Usam as mí­di­as so­ci­ais pa­ra pro­pa­ga­rem seu ódio e seu pro­pó­si­to de um Bra­sil re­gi­do por mei­os vi­o­len­tos, em no­me de uma no­va or­dem.

O fas­cis­mo nun­ca de­sa­pa­re­ceu to­tal­men­te, pois sem­pre há gru­pos que, mo­vi­dos por um ar­qué­ti­po fun­da­men­tal, o da or­dem, bus­cam es­ta or­dem a qual­quer pre­ço.

É o neo-fas­cis­mo atu­al. Ho­je no Bra­sil há uma fi­gu­ra mais hi­lá­ria que ide­o­ló­gi­ca que pro­põe o fas­cis­mo em no­me do qual jus­ti­fi­ca a vi­o­lên­cia, a de­fe­sa da tor­tu­ra e de tor­tu­ra­do­res, da ho­mo­fo­bia e ou­tras des­vi­a­ções so­ci­ais. Sem­pre em no­me de uma or­dem a ser for­ja­da con­tra a atu­al de­sor­dem vi­gen­te com re­cur­so da vi­o­lên­cia e não do di­á­lo­go e por mei­os de­mo­crá­ti­cos.

O fas­cis­mo sem­pre foi cri­mi­nal. Cri­ou a shoa (eli­mi­na­ção de mi­lhões de ju­deus). Usou a vi­o­lên­cia co­mo for­ma de se re­la­ci­o­nar com a so­ci­e­da­de, por is­so nun­ca po­de nem po­de­rá se con­so­li­dar por lon­go tem­po. É a per­ver­são mai­or da so­ci­a­bi­li­da­de hu­ma­na. No Bra­sil não se­rá di­fe­ren­te. Aqui não não te­rá chan­ces de se im­pôr em ra­zão de seu exa­cer­ba­do ra­di­ca­lis­mo que tan­gen­cia o ri­dí­cu­lo.

 

(Le­o­nar­do Boff es­cre­veu Fun­da­men­ta­lis­mo e ter­ro­ris­mo:de­sa­fi­os pa­ra o sé­cu­lo XXI, Vo­zes 2009)


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