Opinião

O papel da escola na prevenção ao uso de drogas

Diário da Manhã

Publicado em 6 de julho de 2017 às 01:43 | Atualizado há 8 anos

Se­gun­do uma pes­qui­sa re­a­li­za­da re­cen­te­men­te cres­ce ca­da vez mais o nu­me­ro de ado­les­cen­tes e jo­vens en­vol­vi­dos com dro­gas. Mui­tos de­les re­cor­rem ao seu uso por di­ver­sas ra­zões às ve­zes, até con­tra­di­tó­ri­as. Exis­tem inú­me­ras des­cul­pas co­mo: es­ti­mu­lar ou acal­mar; fu­gir ou en­fren­tar; for­ta­le­cer; sen­tir pra­zer; aguen­tar si­tu­a­ções di­fí­ceis, pri­va­ções ou ca­rên­cia emo­cio­nal, a in­ten­ção sem­pre é a mes­ma de en­con­trar no­vas sen­sa­ções, sa­tis­fa­ções, e cu­ri­o­si­da­des.

A fa­mí­lia é fun­da­men­tal no de­sen­vol­vi­men­to do in­di­vi­duo, ela é a sua pri­mei­ra re­fe­rên­cia. Mui­tos pa­is de­vem ter cui­da­do ao fa­ze­rem ad­ver­tên­cia ao fi­lho quan­to ao uso, pois is­to ge­ral­men­te é fei­to de for­ma dra­má­ti­ca ou até mes­mo ater­ro­ri­zan­te, pro­vo­can­do, mas cu­ri­o­si­da­de pe­lo o con­su­mo. Umas das cau­sas po­de ser a fa­mí­lia es­tan­do de­ses­tru­tu­ra­da, sen­do mais fá­cil pa­ra o ado­les­cen­te con­ti­nu­ar ou co­me­çar a usar dro­gas, pois po­de ge­rar uma sen­sa­ção de tran­qui­li­da­de di­an­te do que é tris­te ou com­pli­ca­do. Fá­cil aces­so às dro­gas lí­ci­tas e ilí­ci­tas, o de­se­jo em des­co­brir no­vi­da­des.

Va­le res­sal­tar que a es­co­la é es­sen­cial no de­sen­vol­vi­men­to do ado­les­cen­te e do adul­to, pois con­tri­bui pa­ra a for­ma­ção glo­bal do jo­vem den­tro so­ci­e­da­de. A pre­ven­ção ao uso de dro­gas é uma ati­tu­de a ser ad­qui­ri­da des­de a in­fân­cia e pro­mo­vi­da du­ran­te to­da a vi­da. As­sim, o pa­pel da es­co­la na pre­ven­ção é edu­car cri­an­ças e jo­vens a bus­ca­rem e de­sen­vol­ve­rem sua iden­ti­da­de e sub­je­ti­vi­da­de, pro­mo­ver e in­te­grar a edu­ca­ção in­te­lec­tu­al e emo­cio­nal, in­cen­ti­var a ci­da­da­nia e a res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al, bem co­mo ga­ran­tir que eles in­cor­po­rem há­bi­tos sa­u­dá­veis no seu co­ti­dia­no.

Di­fi­cil­men­te pas­sa des­per­ce­bi­da pe­lo o pro­fes­sor al­te­ra­ção de com­por­ta­men­to do alu­no, quan­do es­te co­me­ça a usar dro­gas. Tan­to o do­cen­te quan­to a di­re­ção da es­co­la ao per­ce­ber ati­tu­des di­fe­ren­tes, de­vem bus­car ori­en­ta­ções fa­mi­liar ou em en­ti­da­des, clí­ni­cas de re­a­bi­li­ta­ção de jo­vens usu­á­rios, vi­san­do à bus­ca de in­for­ma­ções mais ade­qua­das de co­mo li­dar pa­ra mi­ni­mi­zar es­se pro­ble­ma na es­co­la, in­clu­si­ve atra­vés de pa­les­tras, ati­vi­da­des que en­vol­vam a par­ti­ci­pa­ção dos pa­is, au­las ex­po­si­ti­vas so­bre as con­se­quên­cias do uso das dro­gas.

É im­por­tan­te os edu­ca­do­res, e to­da a ges­tão pe­da­gó­gi­ca co­nhe­çam a re­a­li­da­des dos seus alu­nos, es­te­jam pró­xi­mos, con­du­zin­do à edu­ca­ção dos jo­vens, sen­do ne­ces­sá­rio mui­to mais que pro­i­bir mais bus­car al­ter­na­ti­vas plau­sí­veis, vi­san­do ações efi­ca­zes que en­vol­vam a so­ci­e­da­de, pois é um pro­ble­ma so­ci­al e não ape­nas dos pa­is ou do usu­á­rio.

 

(Cle­zia No­guei­ra, li­cen­cia­da em Ci­ên­cias Bi­o­ló­gic­as pe­la Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Go­i­ás – PUC-GO)

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