Brasil

O pleito está chegando e o povo quer respostas!

Redação DM

Publicado em 27 de julho de 2016 às 22:02 | Atualizado há 10 anos

O fato da obrigatoriedade de votar tornou-se uma imensurável afronta junto à sociedade brasileira, devido a tantos fatos ilícitos envolvendo políticos que usaram de má fé e não foram idôneos como proferiram em época de campanha eleitoral. Ora, ora muitos representantes ainda apresentam questionamentos sem nexo querendo se sair bem, no próprio mal que eles mesmo criaram. Será que a lei ficha limpa entrará em vigor neste pleito? Essa por sua é enxergada como uma enganação, porem diversos políticos com ficha suja além de se candidatar no pleito passado foram eleitos e ainda assumiram seus cargos e estão entregando seus mandatos.

Um ledo engano, da sociedade, que deixa-se comover por algumas palavras e em muitas vezes promessas a esmo, um agrado em troca de um voto de confiança, que no findar de 4 anos   transforma-se em dias de agrura. Diante de tudo não existe saída neste pleito que se aproxima a não ser anular o voto, porem em quem confiar, se ninguém é digno de confiança? Os que estão no poder nele querem se perpetuar, e os querem entrar já estiveram e não deixaram saudades.

No entanto, vivemos a ditatura do voto no país da corrupção em que a palavra-chave é exercer a democracia, devo salientar que este pleito tem tudo para ter o maior com índice de abstenção de voto devido a tanta podridão envolvendo os que se dizem representantes. Prova disso foi o inesquecível mensalão, a frustrada tentativa da PEC 37, Caso da Petrobrás e outros, como, caso lavam jato e ai por diante…

Falando um pouquinho de urna eletrônica  a questão é que, muitos ficam buscando respostas e não encontram se realmente ela é segura e se o uso da mesma não existe fraude, porque os países de primeiro mundo nunca aderiram a ela, será que só Brasil tem essa tecnologia na hora de votar? Até mesmo o nosso país vizinho Paraguai não a viu com bons olhos, Em Portugal ela é motivo de chacota, nos Estados Unidos ela nem é proferida.

Portanto, somente o Brasil é elegante em sua peculiaridade na hora de votar, é motivo de sarcasmo por outras nações quando a temática é política, e os brasileiros após exercerem a tal democracia ficam na desatenção dos   governantes, que tomam decisões em nome do povo sem ao menos fazer campanha para saber se o povo representado aprova ou não certas decisões. Ai vem dúvida isso é democracia, onde alguns decidem a vida de milhões, que volte a velha urna de papel, naquela cédula o brasileiro pode expressar de a sua indignação na hora de votar. O fato é que o pleito esta chegando é povo quer respostas.

 

(Paulo da Mata, assistente social, jornalista e poeta)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia