Opinião

O porto de Santos em números 

Diário da Manhã

Publicado em 23 de junho de 2017 às 23:14 | Atualizado há 8 anos

 

SÃO PAU­LO – Re­la­tó­rio pre­pa­ra­do pe­la Co­mis­são Eco­nô­mi­ca pa­ra a Amé­ri­ca La­ti­na e o Ca­ri­be (Ce­pal), da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), mos­tra que o por­to de San­tos, ape­sar da cri­se eco­nô­mi­ca que o Pa­ís atra­ves­sa , man­te­ve em 2016 a li­de­ran­ça em mo­vi­men­ta­ção de con­têi­ne­res, ain­da que te­nha re­gis­tra­do um de­clí­nio de 5,1% na mo­vi­men­ta­ção de car­gas.

De acor­do com o le­van­ta­men­to, o por­to de San­tos ope­rou 3,3 mi­lhões de TEUs (uni­da­de equi­va­len­te a um con­têi­ner de 20 pés), nú­me­ro li­gei­ra­men­te in­fe­ri­or ao in­for­ma­do pe­la Com­pa­nhia Do­cas do Es­ta­do de São Pau­lo (Co­desp), que apon­tou a mo­vi­men­ta­ção de 3,5 mi­lhões. Es­sa di­ver­gên­cia já ha­via si­do re­gis­tra­da em re­la­ção à mo­vi­men­ta­ção de con­têi­ne­res em 2015, quan­do o re­la­tó­rio da Ce­pal apon­tou a ope­ra­ção de 3,6 mi­lhões e a Co­desp, de 3,7 mi­lhões de TEUs.

In­de­pen­den­te des­sa di­ver­gên­cia, o que se de­ve as­si­na­lar é o pa­pel de­sem­pe­nha­do pe­lo por­to de San­tos, que, se­gun­do da­dos do Mi­nis­té­rio da In­dús­tria, Co­mér­cio Ex­te­ri­or e Ser­vi­ços (MDIC), al­can­çou em abril a mai­or par­ti­ci­pa­ção do ano até ago­ra na ba­lan­ça, com US$ 31,7 bi­lhões co­mer­cia­li­za­dos, o que re­pre­sen­ta 27,6% do to­tal acu­mu­la­do pe­lo co­mér­cio ex­te­ri­or do Pa­ís no pe­rí­o­do, que foi de US$ 114,9 bi­lhões.

Nas ex­por­ta­ções, o va­lor das tran­sa­ções pe­lo por­to de San­tos foi de US$ 18,4 bi­lhões no acu­mu­la­do do ano, o que equi­va­le a uma par­ti­ci­pa­ção de 27%, le­van­do-se em con­ta que o to­tal ne­go­ci­a­do pe­lo Pa­ís foi de US$ 68,1 bi­lhões. Já nas im­por­ta­ções, o re­sul­ta­do en­tre ja­nei­ro e abril foi de US$ 13,4 bi­lhões, cor­res­pon­den­te a 28,6% do to­tal bra­si­lei­ro (US$ 46,8 bi­lhões), o que mos­tra que, ao con­trá­rio do que ocor­ria há 30 ou 40 anos, o por­to de San­tos as­su­miu ho­je um vi­és mais ex­por­ta­dor.

A pre­sen­ça ma­jo­ri­tá­ria de San­tos no co­mér­cio ex­te­ri­or bra­si­lei­ro é mais evi­den­te quan­do se vê a di­fe­ren­ça que re­gis­tra em re­la­ção aos de­mais por­tos do Pa­ís, à fren­te de Na­ve­gan­tes, ter­mi­nal pri­va­do da Por­to­na­ve em San­ta Ca­ta­ri­na, que mo­vi­men­tou 895,3 mil de TEUs, e Pa­ra­na­guá-PR, que mo­vi­men­tou 725 mil TEUs. En­tre os 20 mai­o­res por­tos do con­ti­nen­te la­ti­no-ame­ri­ca­no e Ca­ri­be, Na­ve­gan­tes apa­re­ce em 16º lu­gar e Pa­ra­na­guá em 20º.

De acor­do a Ce­pal, ime­di­a­ta­men­te atrás de San­tos es­tão dois com­ple­xos por­tu­á­rios do Pa­na­má: Co­lón, que re­gis­trou a mo­vi­men­ta­ção de 3,2 mi­lhões de TEUs, e Bal­boa, com 2,9 mi­lhões. Em­bo­ra as di­fe­ren­ças eco­nô­mi­cas e ter­ri­to­ri­ais en­tre o Bra­sil e o Pa­na­má se­jam co­los­sais, os dois por­tos pa­na­me­nhos mo­vi­men­tam jun­tos mais que San­tos, Na­ve­gan­tes e Pa­ra­na­guá (6,1 mi­lhões de TEUs con­tra 4,9 mi­lhões de TEUs).

O que ex­pli­ca is­so é que o Ca­nal do Pa­na­má fun­cio­na co­mo cor­re­dor en­tre a eco­no­mia do Les­te dos EUA e a Ásia e a Oce­a­nia. É de se as­si­na­lar que o Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB) do Bra­sil, a pri­mei­ra eco­no­mia da re­gi­ão, é de US$ 2 tri­lhões, en­quan­to o do Pa­na­má, a 11ª, é de US$ 52,1 bi­lhões. A tí­tu­lo de exem­plo, é de se lem­brar que o PIB dos EUA é de US$ 18,2 tri­lhões.

A Chi­na, com a par­ti­ci­pa­ção de 20,4% no pe­rí­o­do, ou US$ 3,74 bi­lhões, EUA, com US$ 2 bi­lhões (11,4%), Ar­gen­ti­na (7,4%), Ho­lan­da (2,9%) e Mé­xi­co (2,8%) são os cin­co prin­ci­pa­is im­por­ta­do­res pe­lo cais san­tis­ta. En­tre os ex­por­ta­do­res, es­tão a Chi­na, com 21,8% (US$ 21,9 bi­lhões) do to­tal do por­to, EUA, com 16,3% (US$ 2.1 bi­lhões), Ale­ma­nha, com 8,7%, Co­reia do Sul, com 4,8%, e Ja­pão, com 4,6%.

 

(Mil­ton Lou­ren­ço, pre­si­den­te da Fi­or­de Lo­gís­ti­ca In­ter­na­ci­o­nal e di­re­tor do Sin­di­ca­to dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca do Es­ta­do de São Pau­lo (Sin­di­co­mis) e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca (ACTC). E-mail: fi­or­de@fi­or­de.com.br. Si­te: www.fi­or­de.com.br)


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