Opinião

O que realizamos em 2017 e o que faremos em 2018

Diário da Manhã

Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 22:36 | Atualizado há 7 anos

O mês de ja­nei­ro é pro­pí­cio pa­ra ava­li­ar­mos nos­sos pro­je­tos, fa­zer o le­van­ta­men­to dos acer­tos das nos­sas ações no ano que pas­sou e re­pro­gra­mar­mos nos­sos pro­pó­si­tos pa­ra o ano que se ini­cia. Que­ro com­par­ti­lhar os re­sul­ta­dos ob­ti­dos com o nos­so tra­ba­lho na Se­cre­ta­ria de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, o que me deu a opor­tu­ni­da­de de li­dar com ques­tões de­sa­fi­a­do­ras e pou­co di­fun­di­das. São as si­tu­a­ções de vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e fa­mi­liar que se alar­gam em nos­so pa­ís, so­bre­tu­do, em nos­sa ci­da­de.

Nes­te con­tex­to com­par­ti­lho, tam­bém com os go­i­a­ni­en­ses, a gran­de im­por­tân­cia des­sa Se­cre­ta­ria, ten­do em vis­ta a cla­ra de­mons­tra­ção do pro­ta­go­nis­mo das mu­lhe­res na cons­tru­ção de um pro­je­to de so­ci­e­da­de mais jus­ta, mais equâ­ni­me e de­mo­crá­ti­ca. As mu­lhe­res cons­ti­tu­em mais de 52% da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra. Em Go­i­â­nia, a pes­qui­sa do IB­GE de 2017 mos­tra que nos­sa ca­pi­tal tem 60.287 mu­lhe­res a mais do que ho­mens. Elas são, em gran­de  mai­o­ria, as pro­ve­do­ras, ou co-par­ti­ci­pan­tes no sus­ten­to da fa­mí­lia. Ain­da as­sim, pa­de­cem dos pre­con­cei­tos de gê­ne­ro.  Nes­te sen­ti­do, nos­sos olhos se vol­ta­ram à ta­re­fa de em­pre­en­der em pro­je­tos de res­pal­do ao exer­cí­cio ple­no dos di­rei­tos da mu­lher, à par­ti­ci­pa­ção e in­te­gra­ção eco­nô­mi­ca, so­ci­al, além dos pro­je­tos de com­ba­te à vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e fa­mi­liar. Im­ple­men­ta­mos po­lí­ti­cas pa­ra as mu­lhe­res, re­du­zin­do a de­si­gual­da­de de gê­ne­ro, pro­mo­ven­do a sa­ú­de ple­na e a ga­ran­tin­do di­rei­tos à par­ti­ci­pa­ção po­lí­ti­ca, ao tra­ba­lho, à ren­da, à cul­tu­ra, ao la­zer e aos de­mais di­rei­tos.

Bus­ca­mos for­ta­le­cer a re­de de aten­di­men­to às mu­lhe­res ví­ti­mas de vi­o­lên­cia, bem co­mo, pro­mo­ver ações de com­ba­te ao as­sé­dio se­xu­al e mo­ral atra­vés de cam­pa­nhas de es­cla­re­ci­men­to; am­pli­a­mos a ofer­ta de cur­sos de ca­pa­ci­ta­ção; de­sen­vol­ve­mos ações de se­gu­ran­ça no abri­ga­men­to de mu­lhe­res ví­ti­mas de vi­o­lên­cia e fo­men­ta­mos as ati­vi­da­des do Cen­tro de Re­fe­rên­cia. Fo­ram re­a­li­za­das ações con­jun­tas en­tre as Se­cre­ta­rias Mu­ni­ci­pa­is e  Ins­ti­tu­i­ções pri­va­das. Es­ta for­ma de in­te­gra­ção es­tá em con­cor­dân­cia com os ob­je­ti­vos da ad­mi­nis­tra­ção do pre­fei­to Iris Re­zen­de. Is­to sig­ni­fi­ca agre­gar va­lo­res de­mo­crá­ti­cos, cu­ja co­mu­ni­da­de es­te­ja sem­pre pre­sen­te e par­ti­ci­pa­ti­va. A apro­xi­ma­ção da Se­cre­ta­ria com as Ins­ti­tu­i­ções abriu por­tas pa­ra no­vas par­ce­rias. Foi nes­te con­tex­to que a Se­cre­ta­ria re­a­li­zou ações re­le­van­tes e prag­má­ti­cas de aten­di­men­tos às mu­lhe­res da nos­sa co­mu­ni­da­de, nu­ma pers­pec­ti­va mais jus­ta, mais hu­ma­na e mais dig­na.

Pa­ra es­te ano de 2018, nos­sos pro­je­tos se ex­pan­di­rão com no­vos par­cei­ros e mui­ta cri­a­ti­vi­da­de: Os cur­sos de In­clu­são Di­gi­tal, as ofi­ci­nas e mi­ni­cur­sos de cur­ta du­ra­ção pa­ra ca­pa­ci­ta­ção de mu­lhe­res ao mer­ca­do de tra­ba­lho;  os aten­di­men­tos di­re­cio­na­dos à co­mu­ni­da­de de mu­lhe­res nas áre­as ju­rí­di­ca, psi­co­ló­gi­ca e de as­sis­tên­cia so­ci­al; as ofi­ci­nas de bor­da­dos e con­fec­ção de ta­pe­tes, pa­ra as mu­lhe­res abri­ga­das, fa­rão par­te dos nos­sos pro­je­tos, os qua­is con­cor­re­rão pa­ra a au­to­no­mia fi­nan­cei­ra, au­to­es­ti­ma, in­ser­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho e ci­da­da­nia.

 

(Cé­lia Va­la­dão, se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, can­to­ra e ba­cha­rel em Di­rei­to)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias