Opinião

O resgate da goianidade

Diário da Manhã

Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 22:32 | Atualizado há 7 anos

O des­ti­no mar­cou es­te en­con­tro: por uma Fe­liz co­in­ci­dên­cia, fo­mos con­vi­da­dos pe­la Aca­de­mia de Le­tras e Ar­tes do Pla­nal­to pa­ra pro­fe­rir es­ta pa­les­tra; ten­ci­o­ná­va­mos pro­cu­rá-la exa­ta­men­te pa­ra uma con­ver­sa ín­ti­ma so­bre o mo­vi­men­to em de­fe­sa do sen­ti­men­to de go­i­a­ni­da­de. Per­mi­tam que re­gis­tre aqui o no­me do len­dá­rio jor­na­lis­ta Wal­ter Me­ne­zes, ex-pre­si­den­te da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa, o qual, co­mo edi­tor da re­vis­ta Oa­sis,  con­vi­dou-me pa­ra re­pre­sen­ta-la nos pri­mór­di­os de Bra­sí­lia. Na­que­les di­as eu era se­cre­tá­rio da As­so­cia­ção Co­mer­cial  do Nú­cleo Ban­dei­ran­te. Lo­go o meu ami­go  pa­tro­ci­nou mi­nha in­tro­du­ção na glo­ri­o­sa  AGI – As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. jun­tos fo­mos agra­ci­a­dos no Rio de Ja­nei­ro, com o tí­tu­lo de Mé­ri­to da Im­pren­sa Bra­si­lei­ra,  a mai­or láu­rea do jor­na­lis­mo  no Bra­sil, a úni­ca re­co­nhe­ci­da ofi­ci­al­men­te  pe­la Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca.

Es­ta Aca­de­mia, a nos­so ver, cons­ti­tui-se num mar­co da his­tó­ria, da cul­tu­ra e, por­que não di­zer, da al­ma go­i­a­na, além de se cons­ti­tu­ir, pe­la sua com­po­si­ção e pe­la sua po­si­ção, num mu­ral de nos­sas tra­di­ções, há­bi­tos e cos­tu­mes. Por vá­ri­as ve­zes te­mos fa­la­do so­bre Lu­zi­â­nia com um de seus fi­lhos mais ilus­tres, o Pro­fes­sor Edé­sio Ma­cha­do de Araú­jo, um ho­mem que sou­be cons­tru­ir o seu pró­prio uni­ver­so; ele se fez cen­tro con­ver­gen­te e ca­ta­li­sa­dor da ami­za­de, ad­mi­ra­ção e res­pei­to de to­dos nós que o co­nhe­ce­mos in­ti­ma­men­te, usu­fru­in­do de sua in­te­li­gên­cia, cul­tu­ra e sa­be­do­ria. O Mes­tre Edé­sio Ma­cha­do de Araú­jo, pe­la sua in­te­gri­da­de hu­ma­na, sin­te­ti­zou a al­ma Lu­zi­a­na, por­que o seu amor por es­ta ter­ra tran­scen­de as for­mas con­ven­cio­nais de amor à ter­ra-mãe. Ao in­sig­ne imor­tal Dr, An­tô­nio Pi­men­tel, Pre­si­den­te des­ta Aca­de­mia de Le­tras e Ar­tes do Pla­nal­to, que nos hon­rou com sua pre­sen­ça du­ran­te a so­le­ni­da­de de pos­se da no­va Di­re­to­ria da As­so­cia­ção Go­i­a­na de im­pren­sa – AGI , o nos­so agra­de­ci­men­to mais pro­fun­do. Es­ta opor­tu­ni­da­de se re­ves­te de im­por­tân­cia ex­tra­or­di­ná­ria pa­ra a pro­pos­ta de tra­ba­lho da AGl, por­que aqui co­me­ça­mos uma no­va ca­mi­nha­da, que há de se es­ten­der por to­do o Es­ta­do, com a men­sa­gem mais sin­ce­ra de res­ga­te da go­i­a­ni­da­de  Quer Deus que se­ja­mos vi­to­ri­o­sos em nos­sa em­prei­ta­da, a par­tir des­te en­con­tro com Lu­zi­â­nia; co­me­çar por aqui o nos­so tra­ba­lho sig­ni­fi­ca an­te­ci­par o re­sul­ta­do que há de acon­te­cer. Aqui es­tá o ber­ço de uma no­va ci­vi­li­za­ção, e aqui es­tá a se­men­te de uma no­va vi­da, co­mo a for­ma de um no­vo tem­po, em que Go­i­ás re­vi­va num só sen­ti­men­to to­da a von­ta­de de lu­ta em de­fe­sa de seu pa­tri­mô­nio mai­or: a cul­tu­ra de seu po­vo. As­sim, es­ta­mos con­sci­en­te de que é por aqui que Go­i­ás re­tor­na o seu pró­prio des­ti­no. Des­ta for­ma a AGI não po­de­ria pres­cin­dir da par­ti­ci­pa­ção das en­ti­da­des cul­tu­ra­is, co­mo a Aca­de­mia de Le­tras e Ar­tes do Pla­nal­to, pa­ra al­can­çar os ob­je­ti­vos do seu pla­no de go­i­a­ni­da­de. E te­mos ab­so­lu­ta con­vic­ção de que os Mem­bros des­ta Aca­de­mia ha­ve­rão de as­su­mir  co­mo sem­pre o fi­ze­ram ao lon­go da his­to­ria, mais es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de: a de di­fun­dir por to­do o Pla­nal­to o sen­ti­men­to de go­i­a­ni­da­de, pa­ra que não se­ja mu­ti­la­da, pre­ser­van­do-se o nos­so pas­sa­do cons­tru­í­do com in­te­li­gên­cia e com sa­cri­fí­ci­os. Va­le­mo-nos des­ta  opor­tu­ni­da­de pa­ra di­zer que a go­i­a­ni­da­de que apre­go­a­mos, e que de­fen­de­mos co­mo, pro­pos­ta de tra­ba­lho, es­tá en­ra­i­za­da em nos­sa his­tó­ria; o se­tor cul­tu­ral de Go­i­ás deu mai­or di­men­são a es­se  sen­ti­men­to, a par­tir de Vi­la Boa, Pi­re­nó­po­lis e Lu­zi­â­nia. De  Vi­la Boa so­bres­sai-se a fi­gu­ra ex­tra­or­di­ná­ria de Co­ra  Co­ra­li­na, que co­nhe­ce­mos em sua in­ti­mi­da­de de do­cei­ra das mar­gens do rio Ver­me­lho. Pi­re­nó­po­lis nos le­gou  Jar­bas Jai­me, um mo­nu­men­to da ge­ne­a­lo­gia ger­mi­na­da as mar­gens do rio das Al­mas. E Lu­zi­â­nia pren­dou-nos  com a ima­gem mul­ti­di­men­si­o­nal de Gel­mi­res Reis, que fez  da im­pren­sa a tri­bu­na da in­te­li­gên­cia de seu po­vo.  E, por ou­tro la­do, a im­pren­sa go­i­a­na te­ve efe­ti­va­men­te par­ti­ci­pa­ção de­ci­si­va em nos­sa his­tó­ria: foi em 1830 que o Co­men­da­dor Jo­a­quim Al­ves de Oli­vei­ra, rom­pen­do o si­lên­cio do iso­la­cio­nis­mo das pes­so­as e das co­mu­ni­da­des, fun­dou em Pi­re­nó­po­lis o pri­mei­ro jor­nal go­i­a­no – a “Ma­tu­ti­na Mei­a­pon­ten­se” Es­se pe­ri­ó­di­co sub­sti­tu­ía os sin­di­ca­tos, as as­so­cia­ções e até mes­mo os par­ti­dos al­ter­na­ti­vos que não exis­ti­am na­que­la épo­ca. Foi atra­vés de su­as pá­gi­nas que os li­vres pen­sa­do­res, po­e­tas, es­cri­to­res e jor­na­lis­tas, que exer­ci­am as mais va­ri­a­das ati­vi­da­des pro­fis­si­o­nais, pas­sa­ram a de­fen­der su­as idei­as e po­si­ções. Cem anos de­pois Vi­la Boa as­su­mia a li­de­ran­ça na  edi­to­ra­ção de pe­ri­ó­di­cos, to­dos eles de cu­nho fi­lo­so­fi­co, ide­o­ló­gi­co e par­ti­dá­rio; mais par­ti­dá­rio por­que a pre­do­mi­nân­cia fa­mi­liar na po­lí­ti­ca – pra­ti­ca­men­te re­du­zi­da a du­as alas – obri­ga­va a es­ses ide­a­lis­tas cri­a­rem seus pró­prios mei­os de ex­pres­sões. Em to­do o Es­ta­do, en­tre ‘1900 a 1950, cir­cu­la­ram mais de uma cen­te­na de jor­nais, além de re­vis­tas e pan­fle­tos, com­ba­ti­vos em su­as po­si­ções po­lí­ti­cas, qua­se sem­pre di­ver­gen­tes em seus pon­tos de vis­ta, mas unís­so­nos na de­fe­sa dos mais al­tos in­te­res­ses de Go­i­ás. Foi em 10 de se­tem­bro de 1934 que um gru­po de ide­a­lis­tas fun­dou na ci­da­de de Vi­la Boa – ho­je Ci­da­de de Go­i­ás – a As­so­cia­ção Go­i­a­na de lmpren­sa – AGl, que/ pre­ce­deu até mes­mo a cri­a­ção do lnsti­tu­to His­to­ri­co é Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás e da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, que nos eno­bre­ce co­mo seu Pre­si­den­te. Na­que­la da­ta, jun­ta­vam-se, na Es­co­la de Di­rei­to de Go­i­ás, ho­mens da ex­pres­são de um Al­ba­tê­nio de Go­doi, Zo­ro­as­tro Ar­ti­a­ga, Jo­ão Mon­tei­ro, Ab­da­la Sa­ma­há, Ag­ne­lo Fleury, Vas­co dos Reis Gon­çal­ves, Cla­ro Go­doi, Ig­ná­cio Xa­vi­er, Má­rio  Men­des, Ben­ja­min Vi­ei­ra, Oc­tá­vio Ar­ti­a­ga, Al­fre­do Nas­ser, Go­i­ás do Cou­to, Jai­me Câ­ma­ra e o nos­so ve­ne­rá­vel Ve­ne­ran­do de Frei­tas Bor­ges. – Ain­da nes­ta quar­ta-fei­ra, dia 29 de maio às 10 ho­ras, no Mu­seu Es­ta­du­al Zo­ro­as­tro Ar­ti­a­ga, e às 17 ho­ras, na Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, ho­me­na­ge­a­va-se o imor­tal Zo­ro­as­tro Ar­ti­a­ga. E o pro­fes­sor Jo­sé Lu­iz I Bi­ten­court, à luz de sua in­te­li­gên­cia in­ten­si­fi­ca­da pe­la sua cul­tu­ra, da­va-nos uma re­tros­pec­ti­va das po­ten­ci­a­li­da­de so­ci­o­cul­tu­ra­is e eco­nô­mi­cas de Go­i­ás, fa­zen­do uma ila­ção en­tre a ati­vi­da­de cul­tu­ral e a pro­mo­ção de nos­sas ri­que­zas na­tu­ra­is. Pro­vou-nos que, co­mo Zo­ro­as­tro Ar­ti­a­ga, aque­les que fa­zi­am e fa­zem cul­tu­ra em nos­so Es­ta­do sem­pre es­ti­ve­ram na van­guar­da do tem­po. Por ide­al e vo­ca­ção, sem­pre so­nha­mos ser o que so­mos: Jor­na­lis­ta. Se re­nas­cês­se­mos pa­ra ou­tra vi­da, ten­ta­ría­mos sê-lo, de no­vo. Nes­tes úl­ti­mos trin­ta e três anos sem­pre es­ti­ve­mos in­ti­ma­men­te li­ga­dos à im­pren­sa, se­ja co­mo mi­li­tan­te, co­la­bo­ra­dor ou par­ti­ci­pan­te de to­do es­se pro­ces­so evo­lu­ti­vo. E, co­mo que por for­ça do des­ti­no, foi aqui mes­mo no Pla­nal­to, lá pe­los idos de 1958, que de­mos os nos­sos pri­mei­ros pas­sos. Er­guia-se a no­va Ca­pi­tal do Bra­sil – Bra­sí­lia – quan­do apor­ta­mos  o Nú­cleo Ban­dei­ran­te, de­pois de uma di­fí­cil vi­a­gem, a bor­do de uma jar­di­nei­ra da Vi­a­ção Ara­gu­a­ri­na, de pro­pri­e­da­de do nos­so ami­go Odi­lon San­tos. Os so­nhos que po­vo­a­vam a nos­sa vi­da eram, en­fim  sua es­sên­cia e vi­gor, so­nhos ju­ve­nis de um mo­ço que bus­ca­va o seu pró­prio ho­ri­zon­te; es­ses so­nhos se mul­ti­pli­ca­vam pe­lo Pla­nal­to, le­van­do-nos às ci­da­des que cir­cun­da­vam o no­vo Dis­tri­to Fe­de­ral, ti­nha ex­pec­ta­ti­va de edi­tar uma re­vis­ta de­no­mi­na­da ” Al­vo­ra­da”, E aqui che­ga­mos nu­ma ma­nhã en­so­la­ra­da, quan­do Lu­zi­â­nia era  to­da en­can­to e po­e­sia, com seu ca­sa­rio an­ti­go, su­as ru­as  es­trei­tas e en­vi­e­sa­das, a Igre­ja Ma­triz im­po­nen­te,  so­ber­ba e su­pre­ma. A nos­sa ad­mi­ra­ção por es­ta ter­ra tem a mar­ca  Gel­mi­res Reis e Os­car Braz, no pas­sa­do. O pri­mei­ro pe­la sua ex­tra­or­di­ná­ria ca­pa­ci­da­de de men­ta­li­zar a his­tó­ria de  Lu­zi­â­nia, ê o se­gun­do pe­lo seu no­tá­vel es­pí­ri­to pú­bli­co, am­bos pe­la for­ma mais ín­ti­ma com que nos en­si­na­ram a  amar San­ta Lu­zia. Es­tá im­plí­ci­to que aque­le pri­mei­ro con­ta­to com Lu­zi­â­nia in­flu­iu, de for­ma di­re­ta e abran­gen­te, em nos­sa for­ma­ção psi­cos­so­ci­al e pro­fis­si­o­nal, apren­den­do, des­de en­tão, que as raí­zes de Bra­sí­lia ali  es­ta­vam, flâ im­pa­ci­ên­cia dos mais no­vos e na vi­dên­cia dos mais an­ti­gos. Ali na lgre­ja Ma­triz, em pas­sa­do re­mo­to, eram  en­ter­ra­dos os pa­dres que ser­viam à Pa­ró­quia de San­ta  Lu­zia, os tú­mu­los eram ca­va­dos jun­tos ao Al­tar, e ne­les eram en­ter­ra­dos os cor­pos dos “sa­cer­do­tes”, re­ve­lou-nos  Os­car Braz. A in­for­ma­ção era con­fir­ma­da por Gel­mi­res  Reis, en­quan­to aqui den­tro de nós, an­te o inu­si­ta­do, a sur­pre­sa, o sus­pen­se e o me­do. Des­de en­tão, com o mais pro­fun­do res­pei­to, pas­sa­mos a ad­mi­rar e a re­ve­ren­ci­ar  Lu­zi­â­nia, pas­san­do a co­nhe­cer a mai­o­ria de seus fi­lhos mais ilus­tres, que se lo­ca­li­za­ram na Ca­pi­tal do Es­ta­do. De 1958 a 1967, pas­sa­mos por di­ver­sos ór­gã­os de co­mu­ni­ca­ção, co­mo Rá­dio Di­fu­so­ra, Rá­dio Anhan­gue­ra, Rá­dio Bra­sil Cen­tral e Rá­dio e TV Na­ci­o­nal de Bra­sí­lia, den­tre ou­tras. Tra­ba­lha­mos na re­vis­ta Anhan­gue­ra e edi­ta­mos Voz dos Mu­ni­cí­pios, além dos jor­nais “Tri­bu­na de Go­i­ás” e Cin­co de Mar­ço, em Go­i­â­nia. Em 1968 pas­sa­mos a in­te­grar a equi­pe da Su­cur­sal de Go­i­â­nia do Cor­reio Bra­zi­li­en­se, co­mo seu edi­tor mu­ni­ci­pa­lis­ta e, em 1972, fo­mos cha­ma­dos a aju­dar na fun­da­ção do jor­nal  Di­á­rio de Bra­sí­lia, ten­do ins­ta­la­do a sua Su­cur­sal de Go­i­â­nia, da qual fo­mos di­re­tor. Es­tas ci­ta­ções são pa­ra ates­tar a nos­sa afi­ni­da­de com o Pla­nal­to, a par­tir da­que­le pri­mei­ro en­con­tro com a nos­sa que­ri­da Lu­zi­â­nia, em 1958. Não po­de­mos ne­gar nun­ca que aque­le pri­mei­ro con­ta­to com Lu­zi­â­nia in­flu­iu de­ci­di­da­men­te em nos­sa de­ter­mi­na­ção: a de co­nhe­cer de per­to os nos­sos mu­ni­cí­pios, le­van­do su­as his­tó­ri­as e su­as po­ten­ci­a­li­da­des so­ci­o­cul­tu­ra­is, eco­nô­mi­cas e po­lí­ti­cas, pa­ra ter­mos uma vi­são abran­gen­te e re­a­lis­ta, sin­ce­ra e ho­nes­ta, das nos­sas con­di­ções de de­sen­vol­vi­men­to, pois que tí­nha­mos um pro­je­to de vi­da. Ti­ve­mos a hon­ra de aju­dar na for­ma­ção de inú­me­ros pro­fis­si­o­nais da im­pren­sa, as­sim co­mo par­ti­ci­pa­mos de to­dos os con­gres­sos, se­mi­ná­rios e en­con­tros mu­ni­ci­pa­lis­tas, co­nhe­cen­do o Es­ta­do de Go­i­ás, quan­do ain­da tí­nha­mos o ter­ri­tó­rio do To­can­tins, co­mo a pal­ma da nos­sa mão; es­sa con­di­ção nos le­vou a re­es­tru­tu­rar em 1969 a As­so­cia­ção Go­i­a­na de Mu­ni­cí­pios – AGM, da qual fo­mos Di­re­tor Exe­cu­ti­vo até 1982, com uma par­ti­ci­pa­ção efe­ti­va na dis­cus­são de to­dos os pro­ble­mas que afli­gi­am as Pre­fei­tu­ras e as Câ­ma­ras Mu­ni­ci­pa­is. Te­mos ní­ti­da e cris­ta­li­na con­sci­ên­cia das ex­tra­or­di­ná­rias po­ten­ci­a­li­da­des de Go­i­ás; bas­ta uma aná­li­se su­cin­ta de su­as con­di­ções, pa­ra se con­clu­ir que es­te é o Es­ta­do do fu­tu­ro. Ne­nhu­ma ou­tra uni­da­de da fe­de­ra­ção se ofe­re­ce com tan­tas e tão pro­mis­so­ras pers­pec­ti­vas, com as mais va­ri­a­das al­ter­na­ti­vas de cres­ci­men­to, não só pe­la su­as con­di­ções cli­má­ti­cas, co­mo pe­la ri­que­za de seu sub­so­lo e a fer­ti­li­da­de de seu so­lo, re­ga­do aos ma­nan­cia­is aquá­ti­cos, cu­jas du­as mai­o­res ver­ten­tes são os rios Ara­gu­aia e Pa­ra­naí­ba, sem se fa­lar nos rios Cla­ro, das Al­mas e Meia Pon­te.  Lem­bra­ria aos Se­nho­res que Go­i­ás de­tém em Amo­ri­nó­po­lís, mu­ni­cí­pio que di­vi­sa com lpo­rá, a mai­or ja­zi­da de Urâ­nio do Mun­do, que co­nhe­ce­mos em 1976 em com­pa­nhia do en­tão go­ver­na­dor lra­pu­an Cos­ta Jú­ni­or e do Sr. Pau­lo No­guei­ra Ba­tis­ta, en­tão Pre­si­den­te da Nu­cler­brás. San­ta Te­re­zi­nha cons­ti­tui na atu­a­li­da­de o mai­or pro­du­tor de es­me­ral­da do mun­do, as­sim co­mo Ipa­me­ri e Ca­ta­lão são for­tes pro­du­to­res de es­ta­nho e fos­fa­to, res­pec­ti­va­men­te, Ci­ta­ria, ain­da, o fe­nô­me­no da gru­ta da Ter­ra ron­ca, no mu­ni­cí­pio de São Do­min­gos, no nor­des­te go­i­a­no, on­de se lo­ca­li­za o mai­or cur­so d’água sub­ter­râ­neo, de mais de um qui­lô­me­tro de lar­gu­ra, por mais de cin­co de com­pri­men­to. is­to é Go­i­ás. A edi­fi­ca­ção de Go­i­â­nia e a cons­tru­ção de Bra­sí­lia, por si só, de­mons­tram a pri­ma­zia do Cen­tro-Oes­te, co­mo re­gi­ão pre­des­ti­na­da a as­su­mir pa­pel pre­pon­de­ran­te no sis­te­ma po­lí­ti­co, ad­mi­nis­tra­ti­vo, eco­nô­mi­co, cul­tu­ral e so­ci­al do Pa­ís. En­tão te­mos que ter con­sci­ên­cia de que Go­i­ás não po­de mais fi­car à bei­ra do ca­mi­nho, ha ex­pec­ta­ti­va de um mi­la­gre, pa­ra que atin­ja o seu ob­je­ti­vo mai­or, que é o ple­no cres­ci­men­to. E es­se cres­ci­men­to se im­põe co­mo úni­ca al­ter­na­ti­va, sob pres­são de Mi­nas Ge­ra­is, São Pau­lo, Bra­sí­lia e Ma­to Gros­so do Sul. No cam­po das gran­des con­quis­tas, te­mos três im­por­tan­tes pers­pec­ti­vas: a na­ve­ga­ção do rio Pa­ra­naí­ba e as fer­ro­vi­as Les­te-Oes­te e Nor­te-Sul. São três  em­pre­en­di­men­tos fa­bu­lo­sos,  que trans­for­ma­rão  ra­di­cal­men­te a ge­o­gra­fia eco­nô­mi­ca des­ta vas­ta re­gi­ão do Bra­sil, im­pri­min­do à agri­cul­tu­ra, à pe­cu­á­ria e à ex­tra­ção mi­ne­ral, além da in­dús­tria e do co­mér­cio, ex­tra­or­di­ná­rio im­pul­so. Ne­nhum go­i­a­no, por mais cép­ti­co que se­ja, con­se­gui­rá man­ter-se na in­di­fe­ren­ça por mui­to tem­po, sob  pe­na de ser con­su­mi­do pe­lo pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to que es­tá por vir. Pre­o­cu­pa-nos, so­bre­ma­nei­ra, a fal­ta de con­sci­ên­cia in­di­vi­dual e co­le­ti­va, a in­di­fe­ren­ça e a in­cre­du­li­da­de, o co­mo­dis­mo e mes­mo a pre­gui­ça men­tal que se as­so­ma de con­si­de­rá­vel par­ce­la da po­pu­la­ção. os efei­tos ne­ga­ti­vos do pro­ces­so po­lí­ti­co na­ci­o­nal, os de­sa­jus­tes eco­nô­mi­cos, ali­a­dos às ca­rên­cias fi­nan­cei­ras dos seg­men­tos mais in­con­sci­en­tes, além da­que­les re­co­nhe­ci­da­men­te ca­ren­tes, são os Fa­to­res de de­se­qui­lí­brio psi­cos­so­ci­al, de­ses­ti­mu­lan­do as For­ças cri­a­ti­vas do Es­ta­do,: co­mo de to­do o Pa­ís. Nos­sa elei­ção à Pre­si­dên­cia da As­so­cia­ção Go­i­a­na de im­pren­sa – AGI – se de­ve a uma in­ten­sa ati­vi­da­de jor­na­lís­ti­ca, ali­a­da a uma for­ma­ção mo­ral rí­gi­da, com um acen­dra­do sen­ti­men­to cí­vi­co, de­fen­den­do os di­rei­tos fun­da­men­tais da pes­soa hu­ma­na, sem per­mi­tir que es­ses di­rei­tos se con­fun­dam com os abu­sos dos ex­tre­mis­tas que fe­rem a pró­pria li­ber­da­de, que é a es­sên­cia dos di­rei­tos hu­ma­nos. Pro­cu­ra­mos sem­pre ser fi­éis in­tér­pre­tes dos sen­ti­men­tos mais no­bres do po­vo go­i­a­no, va­lo­ri­zan­do

nos­sa his­tó­ria, há­bi­tos e cos­tu­mes, pro­je­tan­do os va­lo­res do pas­sa­do, pre­sen­te e fu­tu­ro. Te­mos que ad­mi­tir uma ver­da­de: in­fe­liz­men­te, de uns tem­pos a es­ta par­te, a so­ci­e­da­de con­sci­en­te, or­ga­ni­za­da e res­pon­sá­vel, vem sen­do agre­di­da por to­dos os mei­os; su­cum­bem-se os va­lo­res éti­cos, mo­ra­is e cí­vi­cos, en­quan­to são su­per­va­lo­ri­za­das as pro­mo­ções mais es­drú­xu­las, que vi­o­len­tam as es­tru­tu­ras so­ci­ais, a

par­tir da pró­pria fa­mí­lia. ob­ser­va-se uma cer­ta omis­são da so­ci­e­da­de e do po­der pú­bli­co, que de­ve­ri­am ter um cri­té­rio, com ba­se num pro­gra­ma con­ju­ga­do de de­fe­sa do que ain­da res­ta de dig­ni­da­de nes­te pa­ís.  E es­sa pro­pos­ta pas­sa ne­ces­sa­ria­men­te pe­la his­tó­ria, pe­la cul­tu­ra e pe­la in­du­ção do in­di­ví­duo e da so­ci­e­da­de a um com­por­ta­men­to com­pa­tí­vel com os en­si­na­men­tos do pas­sa­do; não que se quei­ra im­por uma nor­ma de vi­da ul­tra­pas­sa­da, mas sim es­ta­be­le­cer uma de­fe­sa dos va­lo­res es­sen­ci­ais da pes­soa hu­ma­na. Um dia a ju­ven­tu­de de ago­ra ha­ve­rá de agra­de­cer as ge­ra­ções atu­ais pe­lo que Fi­ze­ram por elas, pre­ser­van­do es­ses va­lo­res pa­ra que a ra­ça hu­ma­na, em es­pe­ci­al a ci­vi­li­za­ção bra­si­lei­ra, não se su­cum­bis­se ine­xo­ra­vel­men­te no abis­mo dos ins­tin­tos re­fre­á­veis. pro­põe-se que es­ses prin­cí­pios se­jam re­vi­ta­li­za­dos no pro­ces­so de edu­ca­ção do in­di­ví­duo e da so­ci­e­da­de; e is­to se Faz ur­gen­te pa­ra que as cri­an­ças e os jo­vens de ago­ra pos­sam ab­sor­ver a fi­lo­so­fia des­sa pro­pos­ta. E atra­vés da edu­ca­ção que se de­sen­vol­vem não só as  po­ten­ci­a­li­da­des in­te­lec­ti­vas, mas tam­bém to­das as po­ten­ci­a­li­da­des ina­tas que con­du­zem à for­ma­ção in­te­gral da per­so­na­li­da­de, que en­vol­ve tam­bém a edu­ca­ção mo­ral re­li­gi­o­sa, cí­vi­ca e po­lí­ti­ca da pes­soa hu­ma­na. ,i;

O sis­te­ma de edu­ca­ção do in­di­ví­duo e da so­ci­e­da­de, se­gun­do mes­tre Edé­sio Ma­cha­do de Araú­jo, obe­de­ce a três fa­to­res: o de­sen­vol­vi­men­to das po­ten­ci­a­li­da­des se dá ba­si­ca­men­te atra­vés da es­co­la, da fa­mí­lia e dos ci­clos so­ci­ais de con­vi­vên­cia. Es­ses três seg­men­tos mol­dam a per­so­na­li­da­de do in­di­ví­duo, pre­pa­ran­do-o pa­ra a vi­da, de mo­do que ele pos­sa as­si­mi­lar o me­lhor do meio em que vi­ve. Se es­se pro­ces­so For po­si­ti­vo, na­tu­ral­men­te que se­rá um ele­men­to ati­vo, di­nâ­mi­co e pro­du­ti­vo… se não, se­rá um ele­men­to no­ci­vo à so­ci­e­da­de. O emi­nen­te edu­ca­dor Fer­nan­do Bas­tos de Ávi­la, em sua Pe­que­na En­ci­clo­pé­dia de Mo­ral e Ci­vis­mo, ob­ser­va  que a for­ma­ção do in­di­ví­duo de­pen­de fun­da­men­tal­men­te da fa­mí­lia, da igre­ja e do Es­ta­do, fa­zen­do uma ana­lo­gia da edu­ca­ção, a par­tir da in­te­li­gên­cia, afe­ti­vi­da­de, até a vo­ca­ção e a ci­da­da­nia. Pro­põe a re­a­li­za­ção de cur­sos, cam­pa­nhas, se­mi­ná­rios, con­gres­sos, con­fe­rên­cias, sim­pó­sios, de­ba­tes e to­da a mul­ti­for­me apre­sen­ta­ção de ex­pe­ri­ên­cia hu­ma­na de mo­do sis­te­má­ti­co e efe­ti­vo ao al­can­ce de to­das as ca­ma­das so­ci­ais e com a uti­li­za­ção de to­dos os mei­os de co­mu­ni­ca­ção hu­ma­na. Na­tu­ral­men­te que não te­mos a pre­ten­são de

as­su­mir to­do es­se pro­ces­so. Nos­so tra­ba­lho vi­sa con­sci­en­ti­zar não só o in­di­ví­duo e a so­ci­e­da­de, mas as en­ti­da­des e ins­ti­tu­i­ções re­pre­sen­ta­ti­vas da po­pu­la­ção, ao mes­mo tem­po em que ad­ver­ti­mos nos­sos go­ver­nan­tes pa­ra os ris­cos de­cor­ren­tes des­se sta­tus quo. Te­mos con­sci­ên­cia de que os mei­os de co­mu­ni­ca­ção as­su­mem pre­pon­de­rân­cia vi­tal nes­se pro­ces­so, in­du­zin­do o in­di­ví­duo e a so­ci­e­da­de ao cul­ti­vo dos va­lo­res éti­cos, mo­ra­is e cí­vi­cos, es­ti­mu­lan­do a cri­a­ti­vi­da­de, a pro­du­ção e o de­sen­vol­vi­men­to in­te­gral de sua per­so­na­li­da­de. En­ten­de­mos que o jor­na­lis­mo po­de e de­ve dar ines­ti­má­vel con­tri­bui­ção nes­se sen­ti­do, e ha­ve­re­mos de lu­tar pa­ra que se efe­ti­ve na prá­ti­ca. Va­mos pres­ti­gi­ar exa­ta­men­te aque­les que de­sen­vol­vem es­ses va­lo­res na cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de mais jus­ta, so­li­dá­ria e hu­ma­na, pro­cu­ran­do des­per­tar em ca­da in­di­ví­duo que aqui vi­ve o me­lhor de seus sen­ti­men­tos, a co­me­çar pe­lo amor à ter­ra em que re­si­de. Daí a nos­sa pro­pos­ta de res­ga­te da go­i­a­ni­da­de, atra­vés de um pro­je­to que vem sen­do de­ba­ti­do com as nos­sas au­to­ri­da­des e com os di­ver­sos seg­men­tos re­pre­sen­ta­ti­vos da so­ci­e­da­de go­i­a­na. O ” Pro­je­to Go­i­ás” , ide­a­li­za­do por uma plêi­a­de de jor­na­lis­tas go­i­a­nos, sob os aus­pí­cios da As­so­cia­ção Go­i­a­na de im­pren­sa – AGI – se pro­põe exa­ta­men­te a re­des­per­tar es­se sen­ti­men­to, que iden­ti­fi­ca o in­di­ví­duo com a so­ci­e­da­de, a qual se vê obri­ga­da a de­sen­vol­ver seus va­lo­res hu­ma­nos. Pro­po­mos uma pro­fun­da re­fle­xão so­bre o pre­sen­te de Go­i­ás, do in­di­ví­duo e da so­ci­e­da­de, que de­vem as­su­mir os seus pa­péis di­an­te dos pro­ble­mas ge­ra­dos pe­lo de­sen­vol­vi­men­to de­sor­de­na­do dos úl­ti­mos tem­pos. Eis, pois, o nos­so pen­sa­men­to: – O que di­rão aque­les que ora nos es­cu­tam las­ti­mar a vi­da e a pre­ver ca­tás­tro­fes sem fim? ima­gi­na­rão que já

ti­ve­mos vi­da me­lhor e ago­ra nos mal­di­ze­mos pe­los re­ves­es so­fri­dos? Pen­sa­rão o que? Eu e na­da ti­ve­mos por que nun­ca exer­ci­ta­mos nos­sa co­ra­gem de ou­sar? O que afli­ge tan­to os go­i­a­nos nes­te mo­men­to? To­dos es­ta­mos per­ple­xos. São tan­tas dú­vi­das, inú­me­ras in­cer­te­zas e um sem-nú­me­ro de des­con­for­tos e cons­tran­gi­men­tos; em ge­ral cau­sa­dos pe­la não so­lu­ção de pro­ble­mas co­muns da so­ci­e­da­de, pe­la ar­ma fá­cil do achin­ca­lhe do ad­ver­sá­rio, re­fú­gio nor­mal pa­ra os des­com­pro­mis­sos e a ine­xis­tên­cia de pro­je­tos de tra­ba­lho. O que es­tá acon­te­cen­do co­nos­co? Nós, jor­na­lis­tas e pes­so­as afi­na­das com os pro­pó­si­tos do bem-es­tar do po­vo, pe­lo pro­ces­so de­mo­crá­ti­co e pe­lo pro­gres­so eti­ca­men­te ex­pli­ca­do, en­ten­de­mos que a sa­í­da e pe­lo ca­mi­nho da po­lí­ti­ca. Em tor­no da AGI – As­so­cia­ção Go­i­a­na de im­pren­sa que­re­mos con­tri­bu­ir pa­ra o fim des­te ma­ras­mo, apon­tan­do res­pon­sa­vel­men­te as in­con­gru­ên­cias de tan­tas la­men­ta­ções pa­ra­li­san­tes. O que es­tá acon­te­cen­do co­nos­co? Já não te­mos mais co­mo re­cla­mar do To­can­tins, co­mo re­po­si­tor  de nos­sas in­com­pe­tên­cias nas li­des do Sul. De que es­ta­mos re­cla­man­do, afi­nal? Nun­ca, em tem­po al­gum, es­ti­ve­mos sob o co­man­do de ho­mens tão ex­pe­ri­men­ta­dos co­mo  ago­ra, quan­do ex-mi­nis­tros nos go­ver­nam, quan­do ex-go­ver­na­do­res nos re­pre­sen­tam no Con­gres­so Na­ci­o­nal, ao la­do de ex­pe­ri­men­ta­dos po­lí­ti­cos pro­va­dos na lu­ta. Há, de fa­to, ra­zões pa­ra es­te Es­ta­do de can­sa­ço que nos en­tor­pe­ce to­das as pos­si­bi­li­da­des de re­a­ção? A quem es­ta­mos re­cla­man­do? A Bra­sí­lia, co­mo de­po­si­tá­ria dos pro­tes­tos dos de­ser­da­dos da re­pre­sen­ta­ção po­lí­ti­ca? Nun­ca, em tem­po al­gum, es­ti­ve­mos em tão bo­as con­di­ções de re­sol­ver his­tó­ri­cas pen­dên­cias com o Go­ver­no Fe­de­ral quan­to ago­ra. O que de fa­to nos afli­ge? Se­rá que nos­sa iden­ti­da­de, en­quan­to po­vo, se per­deu nas águas pro­fun­das do Rio To­can­tins? Ou se­rá pos­sí­vel res­ga­tá-la num ca­mi­nho de re­tor­no pe­las águas mais cla­ras do Rio Ara­gu­aia, que nun­ca dei­xou de ser go­i­a­no? De nos­sa vi­são, a Go­i­ás es­tá fal­tan­do cla­re­za pa­ra um pro­je­to de de­sen­vol­vi­men­to as­sen­ta­do na cul­tu­ra de um po­vo que não se cur­vou di­an­te dos di­ta­do­res de oca­si­ão. Es­te é o fio da li­nha que, a nos­so ver, pre­ci­sa ser res­ga­ta­do, sob um co­man­do po­lí­ti­co ou­sa­do, tran­spa­ren­te, atre­la­do à so­ci­e­da­de ci­vil go­i­a­na, que se sen­te ór­fã no li­miar de um no­vo sé­cu­lo, que se nos apre­sen­ta com de­man­das es­pe­cí­fi­cas e ina­diá­veis. O qua­dro ho­je é de­so­la­dor. No en­tan­to, é fér­til o cam­po pa­ra o for­ta­le­ci­men­to da lu­ta pe­la ci­da­da­nia. Es­te é o de­sa­fio e pres­su­pos­to da re­cons­tru­ção de Go­i­ás pa­ra co­lo­cá-lo na con­tem­po­ra­ne­i­da­de, Mas é pre­ci­so não ser oti­mis­ta, sem lem­brar o qua­dro so­ci­al que nos as­sus­ta e imo­bi­li­za; os Fun­cio­ná­rios re­cla­mam di­rei­tos ina­li­e­ná­veis (o go­ver­no se jus­ti­fi­ca e fin­ca vis­ta pa­ra o pas­sa­do re­cen­te); os em­pre­sá­rios con­ti­nuam re­cla­man­do e olham, uns pa­ra a mes­mi­ce de sem­pre, ou­tros pa­ra o co­mo­dis­mo. Uns e ou­tros fi­nan­ciam a apa­tia que a to­dos atin­ge in­dis­tin­ta­men­te; os tra­ba­lha­do­res, mai­o­res ví­ti­mas des­te pro­ces­so ab­sur­do, ve­em os seus sin­di­ca­tos es­va­zia­rem-se, até mes­mo quan­do dis­cu­tem re­po­si­ções sa­la­ri­ais; os pro­du­to­res do cam­po con­ti­nuam a re­cla­mar de fi­nan­cia­men­tos ofi­ci­ais pa­ra ban­car as sa­fras que nun­ca che­gam ao po­vo. Ao lon­ge – mas já che­gan­do – mul­ti­dão cres­cen­te dos que, aqui e ali, vão per­den­do até mes­mo o gos­to pe­la re­sis­tên­cia. Mas já co­bram acer­to de con­tas com a his­tó­ria. Ha­ve­ria um es­pí­ri­to go­i­a­no, ca­paz de so­bre­por-se a tu­do is­so? Nós, nes­te ma­ni­fes­to, que­re­mos so­nhar com

es­ta pos­si­bi­li­da­de. A nos­so ver é exa­ta­men­te es­te pa­tri­mô­nio que pre­ci­sa ser res­tau­ra­do pe­los po­lí­ti­cos, pe­los em­pre­sá­rios, pe­los tra­ba­lha­do­res, por to­dos, en­fim. O ” Pro­je­to Go­i­ás” , com o qual so­nha­mos, pas­sa pe­la ideia da ime­di­a­ta mo­bi­li­za­ção de to­dos. Seu ob­je­ti­vo: co­lo­car Go­i­ás na con­tem­po­ra­ne­i­da­de, com­pro­me­ti­do com o exer­cí­cio da ci­da­da­nia ple­na na cons­tru­ção do de­sen­vol­vi­men­to e do bem-es­tar de to­dos. Mas é pre­ci­so su­pe­rar sus­cep­ti­bi­li­da­des ir­re­le­van­tes, apos­tar na po­lí­ti­ca co­mo ins­tru­men­to de bem-es­tar pú­bli­co e, so­bre­tu­do, tra­ba­lhar eti­ca­men­te a cons­tru­ção de uma no­va men­ta­li­da­de. Não po­de­mos cor­rer o ris­co de o no­vo sé­cu­lo nos sur­pre­en­der dis­cu­tin­do ma­ze­las da nos­sa in­com­pe­tên­cia en­quan­to so­ci­e­da­de de ho­mens li­vres. A his­tó­ria não vai nos per­do­ar. O mo­men­to é es­te: o tem­po nos co­bra pres­sa, o po­vo nos exi­ge res­pei­to. Pa­ra re­a­li­zar es­se pro­je­to, é pre­ci­so não des­pre­zar a his­tó­ria. E Cí­ce­ro ja di­zia: a his­tó­ria é a mes­tra da vi­da. Os ex­po­en­tes de nos­sa his­tó­ria Fo­ram exa­ta­men­te os que pri­ma­vam pe­lo ca­rá­ter va­lo­ri­za­ti­vo, re­u­nin­do a  po­ten­ci­a­li­da­de do ta­len­to à va­lo­ri­za­ção dos in­te­res­ses co­le­ti­vos, que es­tão sem­pre aci­ma das ques­tões me­ra­men­te pes­so­ais, que des­vir­tuam o ide­al mais al­tru­ís­ti­co do ci­da­dão. No nos­so en­ten­der, o li­vre pen­sa­dor, en­car­na­do no po­e­ta, no es­cri­tor, no ar­tis­ta e no jor­na­lis­ta, se cons­ti­tui no For­ma­dor de con­sci­ên­cia. Em ra­zão dis­so, a sua ação de­ve ser pau­ta­da em prin­cí­pios que con­tri­buam efe­ti­va­men­te pa­ra a evo­lu­ção do in­di­ví­duo e da pró­pria so­ci­e­da­de em que vi­ve e atua, Os ob­je­ti­vos tran­scen­dem da li­mi­ta­da atu­a­ção em de­fe­sa dos as­so­cia­dos, por­que his­to­ri­ca­men­te, co­mo uma das en­ti­da­des mais an­ti­gas do Es­ta­do, a AGI pre­en­cheu por mui­to tem­po o es­pa­ço cul­tu­ral das Aca­de­mi­as e dos ins­ti­tu­tos his­tó­ri­cos, até que eles fos­sem, aos pou­cos, sen­do cri­a­dos. Pa­ra que es­ses ob­je­ti­vos se­jam al­can­ça­dos, ela es­tá bus­can­do o en­vol­vi­men­to das en­ti­da­des re­pre­sen­ta­ti­vas do pen­sa­men­to go­i­a­no, no sen­ti­do de aglu­ti­nar es­for­ços dis­per­sos. Os mo­vi­men­tos de trans­for­ma­ção so­ci­al de­vem ser con­du­zi­dos, co­mo his­to­ri­ca­men­te sem­pre fo­ra, pe­las eli­tes cul­tu­ra­is. Con­fir­ma-o o mo­vi­men­to dos en­ci­clo­pe­dis­tas fran­ces­es na pre­pa­ra­ção da Re­vo­lu­ção Fran­ce­sa de 1789. No Bra­sil, re­cor­da-se a atu­a­ção da Plêi­a­de Mi­nei­ra no mo­vi­men­to da in­con­fi­dên­cia que an­te­ce­deu a nos­sa eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca com o gri­to ao Ipi­ran­ga. O pa­pel da obra li­te­rá­ria dos abo­li­cio­nis­tas na pre­pa­ra­ção da li­ber­da­de dos es­cra­vos foi de­ci­si­vo, cri­an­do uma con­sci­ên­cia li­te­rá­ria; ci­ta-se co­mo exem­plo Jo­sé do Pa­tro­cí­nio e Cas­tro Al­ves co­mo os pro­e­mi­nen­tes da cul­tu­ra abo­li­cio­nis­ta. Mas há um fa­to re­le­van­te, da mais al­ta im­por­tân­cia em nos­sa his­tó­ria con­tem­po­râ­nea, da qual es­ta co­mu­ni­da­de par­ti­ci­pou ati­va e de­ci­si­va­men­te: tra­ta-se da in­te­rio­ri­za­ção de to­do o pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to na­ci­o­nal, com a cons­tru­ção de Bra­sí­lia, so­nha­da por Dom Bos­co. Des­de os tem­pos do Bra­sil co­lô­nia, vi­ví­a­mos sob o ju­go de in­te­res­ses es­tra­nhos à na­ci­o­na­li­da­de; foi-se o do­mí­nio por­tu­guês, e nos sub­me­te­mos às pres­sões das su­per­po­tên­cias, que im­pu­nham su­as con­di­ções po­lí­ti­cas e eco­nô­mi­cas ao nos­so Pa­ís, a par­tir do Rio de ja­nei­ro, uma es­pé­cie de pa­ra­í­so in­ter­na­ci­o­nal. O res­to do Pa­ís se atro­fi­a­va a pou­cos qui­lô­me­tros do li­to­ral, com a vas­ti­dão va­zia, im­pro­du­ti­va e aban­do­na­da pe­lo po­der pú­bli­co. Os mei­os de pro­du­ção pri­má­ria res­sen­ti­am na pre­sen­ça ofi­ci­al, no sen­ti­do de es­ti­mu­lar a mo­der­ni­za­ção, o avan­ço tec­no­ló­gi­co e a ra­ci­o­na­li­za­ção da pro­du­ção, pa­ra que se ob­ti­ves­se mai­or pro­du­ti­vi­da­de. Os mais lú­ci­dos dos bra­si­lei­ros ques­ti­o­na­vam, in­clu­si­ve, a po­si­ção da Ca­pi­tal da Re­pú­bli­ca, o Rio de Ja­nei­ro, con­for­me ob­ser­va Pei­xo­to da Sil­vei­ra, em sua obra A no­va ca­pi­tal, ali­ás um dos mais com­ple­tos do­cu­men­tos ver­san­do so­bre Bra­sí­lia. Ne­le o au­tor ex­põe, com ab­so­lu­ta pre­ci­são e co­mo far­la do­cu­men­ta­ção com­pro­ba­tó­ria, to­da a mo­vi­men­ta­ção pe­la mu­dan­ça da Ca­pi­tal do Pa­ís pa­ra o Pla­nal­to Cen­tral. A par­ti­ci­pa­ção do Es­ta­do de Go­i­ás na con­cre­ti­za­ção da mu­dan­ça da Ca­pi­tal foi de­ci­si­va, a par­tir de Lu­zi­â­nia. Lem­bre-se de que Mi­nas Ge­ra­is, mais pre­ci­sa­men­te o Tri­ân­gu­lo Mi­nei­ro, dis­pu­ta­va a pri­ma­zia de se­di­ar a ad­mi­nis­tra­ção fe­de­ral, que ha­ve­ria de pro­por­ci­o­nar-lhe o re­di­men­si­o­na­men­to de sua eco­no­mia e de sua po­lí­ti­ca. Mas a in­te­li­gên­cia, a sa­ga­ci­da­de e a hos­pi­ta­li­da­de dos lu­zi­a­nos, aí in­cluí­dos seus do­tes ar­tís­ti­cos e cul­tu­ra­is, ali­a­dos a uma ga­ma de in­for­ma­ções acu­mu­la­das pe­los mu­dan­cis­tas lo­ca­is, in­flu­í­ram de­ci­si­va­men­te na for­ma­ção da opi­ni­ão de quan­tos aqui apor­ta­ram pa­ra le­van­ta­rem as

con­di­ções do Pla­nal­to, co­mo cen­tro con­ver­gen­te das de­ci­sões na­ci­o­nais. A cul­tu­ra se­di­men­ta­da e a for­ma­ção. cí­vi­ca Íez da gen­te lu­zi­a­na o cen­tro das aten­ções. Os in­te­lec­tu­ais ti­ve­ram par­ti­ci­pa­ção fun­da­men­tal nas dis­cus­sões, e tan­to es­cre­ve­ram, e tan­to fa­la­ram que aca­ba­ram por con­quis­tar aque­les que aqui vi­e­ram com a in­cum­bên­cia de de­fi­nir o lo­cal em que se er­gue­ria a no­va ca­pi­tal.

 

(An­tô­nio Ra­mos Les­sa, ex-pre­si­den­te da AGI)


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