O sucesso dos negros incomoda os racistas!
Diário da Manhã
Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 22:20 | Atualizado há 9 anosOs negros sempre foram discriminados na sociedade brasileira. Acredito que as causas principais têm tudo a ver com o atraso do povo, o preconceito da elite e com a demora do Brasil em se livrar da escravidão. Remover esse entulho da cultura brasileira é um processo lento, demorado e depende da educação e do desenvolvimento do País. Não quero dizer com isso que nos países desenvolvidos e de gente educada não exista racismo contra o negro. Tem países que o preconceito e o racismo existem dos dois lados, do negro para o branco e do branco para o negro. É, sem dúvida, um péssimo exemplo de intolerância entre as pessoas e nações.
No Brasil, por mais que se combata o crime de racismo, muita gente ainda insiste em praticá-lo, mesmo sabendo que pode ser alcançada pela justiça. Tem gente que faz questão de demonstrar a sua aversão à cor negro. Essas pessoas, para que sirvam de exemplo, sempre que cometerem esse tipo de crime, devem ser levadas às barras da justiça. A Nação é dos brasileiro, independente da cor da pele, da raça e do gênero. Perante a legislação brasileira somos todos iguais. Igualdade que na prática, nem sempre foi reconhecida e respeitada por todos. O negro e o pobre, sempre foram discriminados, humilhados e considerados pessoas de segunda categoria.
Mesmo agora, em pleno século 21, são registradas inúmeras ocorrências nas Delegacias de Polícia sobre a prática de crimes de racismo. Ninguém escapa da maldade, da inveja, do preconceito e da intolerância do ser humano. A imprensa divulgou, recentemente, nomes de profissionais da televisão que foram vítimas de atitudes racistas, por meio do uso das redes sociais. Tudo leva a crer, que a beleza e a competência das vítimas despertaram a inveja e o preconceito dos acusadores. Eles não se sentem bem com o sucesso dos negras. Mas, quer queira, quer não, os negros têm rompido barreiras e ocupando os espaços que lhes são de direito.
(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)