Opinião

O tributo do templo

Redação DM

Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 21:42 | Atualizado há 7 anos

Quan­do che­ga­ram a Ca­far­naum, di­ri­gi­ram-se a Pe­dro os que co­bra­vam o tri­bu­to das du­as drac­mas e lhe per­gun­ta­ram: “O vos­so mes­tre não pa­ga as du­as drac­mas?”

Pe­dro res­pon­deu: “Pa­ga”.

E quan­do Pe­dro en­trou em ca­sa, Je­sus an­te­ci­pou-se-lhe, di­zen­do:

“Que te pa­re­ce, Si­mão? De quem re­ce­bem os reis da ter­ra tri­bu­tos ou im­pos­tos? Dos seus fi­lhos ou dos es­tra­nhos?”

Res­pon­deu Pe­dro: “Dos es­tra­nhos”.

Je­sus lhe dis­se: “Lo­go, os fi­lhos es­tão isen­tos. Mas, pa­ra que não os es­can­da­li­ze­mos, vai ao mar e lan­ça o an­zol. O pri­mei­ro pei­xe que su­bir, ti­ra-o e abre-lhe a bo­ca. En­con­tra­rás aí um es­tá­ter. Pe­ga-o e en­tre­ga-o a eles por mim e por ti”.

(Evan­ge­lho de Ma­teus, cap. 17, vv. 24 a 27).

 

De­pois que cu­rou a mui­tos, Je­sus che­ga a Ca­far­naum e, de for­ma in­di­re­ta, é in­ter­pe­la­do por co­bra­do­res de im­pos­tos.

Os co­bra­do­res de im­pos­tos do Tem­plo co­bra­ram os tri­bu­tos. Pe­dro era co­nhe­ci­do por eles e por mui­tos dos ha­bi­tan­tes de Ca­far­naum. Ao co­bra­rem o tri­bu­to das du­as drac­mas a Pe­dro nas pro­xi­mi­da­des de sua re­si­dên­cia, on­de Je­sus se hos­pe­da­va, tam­bém ques­ti­o­na­ram se o Mes­tre pa­ga­va o re­fe­ri­do im­pos­to. Pe­dro res­pon­de afir­ma­ti­va­men­te por­que Je­sus pa­ga­va e re­co­men­da­va o res­sar­ci­men­to dos tri­bu­tos ain­da que dis­cor­das­se dos im­pos­tos in­de­vi­dos ou abu­si­vos.

Se­gun­do as nar­ra­ti­vas dos Evan­ge­lhos, Je­sus pos­su­ía gran­de po­der es­pi­ri­tual ao de­mons­trar que co­nhe­cia os pen­sa­men­tos e os sen­ti­men­tos de to­dos com os qua­is se re­la­ci­o­na­va (Lu­cas, 11:18-20). Lo­go que Pe­dro en­trou em sua re­si­dên­cia, Je­sus não dei­xou que o ami­go tra­tas­se do as­sun­to. Até por­que Pe­dro não con­ver­sa­ria com o Mes­tre a es­se res­pei­to. Ele pro­vi­den­ci­a­ria o pa­ga­men­to por­quan­to dis­pu­nha de re­cur­sos ma­te­ri­ais pa­ra is­to. Não in­co­mo­da­ria o Ra­bi com as­sun­tos des­sa na­tu­re­za, mas Je­sus não de­pen­dia ma­te­ri­al­men­te de Pe­dro. Pe­lo con­trá­rio, não ra­ras ve­zes, pro­cu­ra­va au­xi­liá-lo, co­mo o aju­dou na pes­ca ma­ra­vi­lho­sa (Lu­cas, 5:1-11). Até de­pois da cru­ci­fi­ca­ção, Je­sus o au­xi­liou na pes­ca­ria se­gun­do o Evan­ge­lho de Jo­ão (21:1-14), que nar­ra a res­pei­to de ou­tra pes­ca ori­en­ta­da por Je­sus, ou se­ja, a de­no­mi­na­da “A se­gun­da pes­ca mi­la­gro­sa”. Nos dois ca­sos, Pe­dro não so­li­ci­tou a aju­da de Je­sus por­que ja­mais o in­co­mo­da­ria com pe­di­dos de na­tu­re­za ma­te­ri­al. No en­tan­to, o Su­bli­me Ami­go aju­da­va o Gran­de Pes­ca­dor por ini­ci­a­ti­va ge­ne­ro­sa e por ser gra­to ao seu bon­do­so an­fi­tri­ão.

Não se po­de di­zer que Je­sus mo­ra­va com Pe­dro. É me­lhor con­si­de­rar que o Mes­tre era um ilus­tre hós­pe­de da ca­sa de Pe­dro. Ao in­ten­si­fi­car a sua vi­da pú­bli­ca, de­pois de sa­ir de Na­za­ré, o Mes­tre foi hos­pe­dar-se na ca­sa de Pe­dro, em Ca­far­naum. Is­so, aten­den­do ao con­vi­te do de­vo­ta­do após­to­lo. No en­tan­to, Je­sus pas­sa­va a mai­or par­te de seu tem­po, vi­si­tan­do inú­me­ros lu­ga­res. Além dis­so, era há­bi­to do Mes­tre orar por lon­go tem­po às mar­gens do La­go da Ga­li­leia, nas re­gi­ões dos va­les ou do al­to das mon­ta­nhas.

O tri­bu­to das du­as drac­mas era um im­pos­to que era qui­ta­do por meio do va­lor de du­as mo­e­das gre­gas, ou se­ja, du­as drac­mas, ou di­drac­mas, equi­va­len­te a 3.6 gra­mas de pra­ta.. O tri­bu­to das di­drac­mas foi im­plan­ta­do por Moi­sés, co­mo sen­do o di­nhei­ro do res­ga­te, con­for­me Êxo­do, 30:11-13:

“Dis­se en­tão o Se­nhor a Moi­sés: Quan­do vo­cê fi­zer o re­cen­se­a­men­to dos is­ra­e­li­tas, ca­da um te­rá de pa­gar ao Se­nhor um pre­ço pe­lo res­ga­te por sua vi­da quan­to for con­ta­to. Des­sa for­ma ne­nhu­ma pra­ga vi­rá so­bre eles quan­do vo­cê os con­tar. Ca­da re­cen­se­a­do con­tri­bu­i­rá com seis gra­mas, com ba­se no pe­so pa­drão do san­tu­á­rio, que tem do­ze gra­mas. Os seis gra­mas são uma ofer­ta ao Se­nhor. To­dos os alis­ta­dos, da ida­de de vin­te anos pa­ra ci­ma, da­rão ao Se­nhor es­sa ofer­ta. Os ri­cos não con­tri­bu­i­rão com mais, nem os po­bres da­rão me­nos que seis gra­mas, quan­do apre­sen­ta­rem a ofer­ta ao Se­nhor co­mo pro­pi­ci­a­ção por sua vi­da. Re­ce­ba dos is­ra­e­li­tas o pre­ço da pro­pi­ci­a­ção e use-o pa­ra o ser­vi­ço da Ten­da do En­con­tro. Se­rá um me­mo­ri­al pe­ran­te o Se­nhor em fa­vor dos is­ra­e­li­tas, pa­ra fa­ze­rem pro­pi­ci­a­ção por su­as vi­das”.

Há di­fe­ren­ça en­tre a drac­ma e o es­tá­ter. O es­tá­ter equi­va­lia a qua­tro drac­mas, ou se­ja a 7.2 gra­mas de pra­ta. O de­ná­rio, sa­lá­rio de um tra­ba­lha­dor por um dia, equi­va­lia qua­se 4 gra­mas de pra­ta. O ta­len­to equi­va­lia a 6.000 drac­mas, ou se­ja, 21.600 gra­mas de pra­ta. Quan­to à me­di­da, um si­clo equi­va­lia a 12 gra­mas, is­to é, 20 ge­ras

Pa­ra Je­sus, o im­pos­to do tem­plo de­ve­ria ser trans­for­ma­do em do­a­ção vo­lun­tá­ria e pra­ze­ro­sa e não um tri­bu­to pa­ra uma de­mons­tra­ção de fé. No tem­po de Moi­sés, po­de­ria jus­ti­fi­car de­vi­do à pri­mi­ti­va con­sci­ên­cia re­li­gi­o­sa do po­vo, mas Je­sus não via es­sa ne­ces­si­da­de em seu tem­po. A do­a­ção es­pon­tâ­nea tem me­lhor efei­to do que a im­po­si­ção pa­ra o su­pri­men­to das ne­ces­si­da­des ma­te­ri­ais das ins­ti­tu­i­ções re­li­gi­o­sas. Es­tra­nhos são os que ain­da não apren­de­ram o va­lor da ge­ne­ro­si­da­de e por is­so ne­ces­si­tam da im­po­si­ção tri­bu­tá­ria pa­ra a ma­nu­ten­ção ma­te­ri­al das ins­ti­tu­i­ções re­li­gi­o­sas e fi­lan­tró­pi­cas. Os fi­lhos já se en­con­tram num ní­vel de con­sci­ên­cia avan­ça­da, não ne­ces­si­tam de se­rem co­bra­dos, por­quan­to têm a ini­ci­a­ti­va de co­la­bo­rar com ale­gria e de­vo­ção pa­ra aten­der às en­ti­da­des da fé e da ca­ri­da­de.

Je­sus de­ter­mi­nou pa­gar o tri­bu­to de uma mo­e­da ti­ra­da da bo­ca de um pei­xe. Ain­da que não de­se­jas­se “es­can­da­li­zar” por ser con­trá­rio ao tri­bu­to, o Mes­tre de­se­jou de­mons­trar a ló­gi­ca do seu pen­sa­men­to acer­ca da ação ge­ne­ro­sa. Afi­nal, a mo­e­da en­con­tra­da no pei­xe não foi re­sul­ta­do de um tra­ba­lho ter­re­no, mas do seu po­der e de sua ge­ne­ro­si­da­de. Je­sus era con­tra o im­pos­to das du­as drac­mas do mes­mo mo­do que foi con­tra a pe­na de mor­te em ca­so de adul­té­rio e tam­bém de se le­var ao ex­tre­mo o res­pei­to ao dia de sá­ba­do, co­mo ele di­zia: “O Fi­lho do Ho­mem é se­nhor do sá­ba­do” (Ma­teus, 12:8).

Ao lan­çar o an­zol, Pe­dro de­mons­trou obe­di­ên­cia e fé nas pa­la­vras de Je­sus, fa­ci­li­tan­do o tra­ba­lho de­ter­mi­na­do por seu Mes­tre.

A mo­e­da es­ta­ria no pri­mei­ro pei­xe e não en­tre os de­mais que po­de­ri­am ter si­do pes­ca­dos. Is­so, por­que o ob­je­ti­vo não era a pes­ca­ria, mas pa­gar o tri­bu­to. Is­so de­mons­tra a per­so­na­li­da­de ob­je­ti­vi­da­de de Je­sus. Afi­nal, o Mes­tre e seus dis­cí­pu­los ha­vi­am che­ga­do de uma gran­de vi­a­gem e por is­so não ca­be­ria exi­gir de Pe­dro ve­ri­fi­car inú­me­ros pei­xes até des­co­brir em qual de­les es­ta­ria o es­tá­ter.

A mo­e­da de pra­ta na bo­ca do pei­xe foi o re­sul­ta­do da ação es­pi­ri­tual co­man­da­da por Je­sus. O pei­xe já es­ta­va com a mo­e­da na bo­ca en­con­tra­da no fun­do do la­go do Ti­be­rí­a­des e ao iden­ti­fi­car a sua exis­tên­cia, o Mes­tre fez com que fos­se o pri­mei­ro a ser pes­ca­do. Is­so, por meio de al­gum men­sa­gei­ro es­pi­ri­tual res­pon­sá­vel por uma or­dem e ma­nu­ten­ção da Na­tu­re­za. Não hou­ve tran­spor­te por­quan­to tra­ria al­gum pre­ju­í­zo a al­guém. Não hou­ve ma­te­ri­a­li­za­ção por­que tam­bém con­tra­ri­a­ria a or­dem mo­ne­tá­ria do seu tem­po. Je­sus não veio pa­ra cau­sar pre­ju­í­zos nem pa­ra fo­men­tar de­sor­dem mo­ne­tá­ria.

Há um ti­po de pei­xe es­pe­ci­al pa­ra es­se fa­to. A Ic­tio­lo­gia, ra­mo da Zo­o­lo­gia que es­tu­da os pei­xes, iden­ti­fi­ca uma es­pé­cie de pei­xe que co­lo­ca pe­dri­nhas na bo­ca pa­ra sub­sti­tu­ir os fi­lho­tes que ex­pe­le. É um pei­xe da es­pé­cie He­michro­mis sa­cra. Nes­se ca­so, ao in­vés de pe­dra, al­gum pei­xe des­sa es­pé­cie ou se­me­lhan­te po­de­ria ter abo­ca­nha­do a mo­e­da en­con­tra­da no fun­do do la­go. Tam­bém Pe­dro ao ti­rar a mo­e­da da bo­ca do pei­xe o de­vol­veu ao la­go.

Je­sus tam­bém dis­se a Pe­dro: “Pe­ga-o e en­tre­ga-o a eles por mim e por ti” O Mes­tre pa­gou o tri­bu­to do Tem­plo por ele e por Pe­dro de­vi­do ao seu sen­so de gra­ti­dão e de ge­ne­ro­si­da­de. Tam­bém foi pa­ra de­mons­trar que Pe­dro per­ten­cia a clas­se evo­lu­ti­va dos fi­lhos e não ao gru­po re­cal­ci­tran­te dos es­tra­nhos. Os fi­lhos re­pre­sen­tam os que es­tão no ca­mi­nho da evo­lu­ção es­pi­ri­tual sem os há­bi­tos per­ni­cio­sos pro­ve­ni­en­tes do es­ta­cio­na­men­to evo­lu­ti­vo. Os es­tra­nhos são os que se en­con­tram à mar­gem da evo­lu­ção in­te­lec­to-mo­ral de­ter­mi­na­da por Deus. Os es­tra­nhos te­rão de re­ver os seus po­si­cio­na­men­tos pa­ra não mais pas­sa­rem por en­car­na­ções pro­va­cio­nais e ex­pi­a­tó­ri­as, im­pos­tas pe­las pró­pri­as con­di­ções de atra­so evo­lu­ti­vo, de­ter­mi­na­do pe­lo mal uso do  li­vre ar­bí­trio. Aos fi­lhos, não é ne­ces­sá­rio o tri­bu­to ou a co­bran­ça im­pos­ta por­que são ge­ne­ro­sos, pra­ti­cam a ca­ri­da­de e ca­mi­nham con­for­me as leis mo­ra­is de Deus.

Nes­se epi­só­dio, o di­vi­no Mes­si­as tam­bém pra­ti­cou o seu en­si­no su­bli­me quan­do dis­se du­ran­te o Ser­mão da Mon­ta­nha: “Se al­guém te for­çar a an­dar uma mi­lha, vai com ele du­as” (Ma­teus, 5:41). Es­sa é a ló­gi­ca su­bli­me dos fi­lhos obe­di­en­tes ao Pai, dos que fa­zem a von­ta­de de Deus e por is­so per­ten­cem a Fa­mí­lia de Je­sus. Uma ló­gi­ca que os es­tra­nhos ain­da não com­pre­en­dem e por is­so ne­ces­si­tam da dor e do so­fri­men­to, tri­bu­tos do­lo­ro­sos, mas cau­sa­do­res da bên­ção do des­per­ta­men­to es­pi­ri­tual. No en­tan­to, fi­lhos e es­tra­nhos to­dos são ama­dos por Deus por­que to­dos são Seus Fi­lhos, ain­da que os es­tra­nhos, tem­po­ra­ria­men­te, não se com­por­tem co­mo tais.

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é edu­ca­dor, au­tor e ju­ris­ta. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

 

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