Opinião

O varejo está pronto para os consumidores millennials?

Diário da Manhã

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 22:43 | Atualizado há 7 anos

A acei­ta­ção do Bit­co­in é ca­da vez mai­or no mun­do. E no Bra­sil, já é uma re­a­li­da­de? Pa­ra o mer­ca­do de Va­re­jo, por exem­plo, se­ria im­por­tan­te acom­pa­nhar as ten­dên­cias tec­no­ló­gi­cas e ado­tar es­sas evo­lu­ções, uma vez que os con­su­mi­do­res de ho­je são pau­ta­dos pe­la ex­pe­ri­ên­cia UX (user ex­pe­ri­en­ce) e es­tão an­te­na­dos com a trans­for­ma­ção di­gi­tal – e sem­pre em bus­ca de no­vi­da­des, se­ja em uma mo­da­li­da­de de ne­gó­cio, se­ja um no­vo mo­de­lo de pa­ga­men­to.

O ga­nho de com­pe­ti­ti­vi­da­de es­tá di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­do à ino­va­ção e pa­ra cres­cer é pre­ci­so bus­car di­fe­ren­ci­ais. O se­tor do Va­re­jo que vol­tou a cres­cer (apon­tou cres­ci­men­to de cer­ca de 6% em 2017, se­gun­do da­dos da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal do Co­mér­cio de Bens, Ser­vi­ços e Tu­ris­mo), de­pois de três anos se­gui­dos de que­da, pre­ci­sa in­ves­tir em in­fra­es­tru­tu­ra tec­no­ló­gi­ca pa­ra pro­ver uma me­lhor ex­pe­ri­ên­cia de com­pra aos con­su­mi­do­res.

Quan­do fa­la­mos em ex­pe­ri­ên­cia ao con­su­mir, nos de­pa­ra­mos com con­su­mi­dor 4.0 ­­ ‑ aque­le que es­tá co­nec­ta­do o tem­po in­tei­ro. Pa­ra es­te pú­bli­co, mar­ca­do pe­la sua pre­sen­ça e ca­pa­ci­da­de de voz no uni­ver­so on­li­ne, a bus­ca por pro­du­tos ou ser­vi­ços qua­li­fi­ca­dos não é o su­fi­ci­en­te. Eles que­rem aten­di­men­to es­pe­cia­li­za­do, fa­ci­li­da­de de aces­so, co­mo­di­da­de pa­ra en­tre­ga e uti­li­zar a for­ma de pa­ga­men­to que bem en­ten­de­rem.

Com re­la­ção às no­vi­da­des em mei­os de pa­ga­men­to ele­trô­ni­co, o Bra­sil é o 7º pa­ís com mais cor­re­to­ras de crip­to­mo­e­das do mun­do, mas tem um vo­lu­me de ne­go­ci­a­ção me­nor que o da Mon­gó­lia, de acor­do com um es­tu­do fei­to pe­la Mor­gan Stan­ley, em­pre­sa de ser­vi­ços fi­nan­cei­ros. Em con­tra­par­ti­da, no se­tor Fi­nan­cei­ro as ins­ti­tu­i­ções já es­tão se mo­vi­men­ta­do: da­dos da Fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ban­cos apon­tam que 75% dos ban­cos con­sul­ta­dos afir­mam in­ves­tir em blockchain.

Não é uma ta­re­fa sim­ples, mas são os de­sa­fi­os que fa­zem par­te de um tem­po de trans­for­ma­ção di­gi­tal. É ne­ces­sá­rio in­ves­tir pa­ra en­tre­gar uma ex­pe­ri­ên­cia úni­ca de con­su­mo ao cli­en­te e, nes­te vi­és, a tec­no­lo­gia é ali­a­da. Vo­cê ima­gi­na uma lo­ja que não acei­te car­tões ho­je em dia? Eu não! E es­sa é a mes­ma di­re­ção que ser­vi­rá pa­ra as crip­to­mo­e­das, cu­ja tec­no­lo­gia já es­tá dis­po­ní­vel, é sim­ples, ba­ra­ta e qual­quer lo­jis­ta já po­de co­mer­cia­li­zar seus pro­du­tos por meio des­ta no­va mo­da­li­da­de.

Já exis­tem em­pre­sas ge­nu­i­na­men­te bra­si­lei­ras dis­pos­tas a au­xi­li­ar o co­mer­cian­te com es­te de­sa­fio que é, na ver­da­de, uma ex­ce­len­te opor­tu­ni­da­de pa­ra quem es­tá an­te­na­do no con­su­mi­dor 4.0 – vo­cê vai fi­car pa­ra­do? Tal­vez seu con­cor­ren­te não!

 

(Clei­ton Ko­rok, ana­lis­ta de ne­gó­ci­os da Re­de Ci­gam)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias