Opinião

Omissão e incompetência: combustíveis da crise penitenciária em Goiás

Redação DM

Publicado em 9 de janeiro de 2018 às 23:27 | Atualizado há 7 anos

A tá­ti­ca lu­lis­ta do “não sa­bia” es­tá fa­zen­do es­co­la no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das. No pri­mei­ro dia do ano, 99 pre­sos es­ca­pa­ram, no­ve fo­ram as­sas­si­na­dos e 14 fi­ca­ram fe­ri­dos no pre­sí­dio de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. A re­a­ção do go­ver­na­dor? Trans­fe­rir a res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ra o go­ver­no fe­de­ral e agir co­mo se não sou­bes­se do qua­dro gra­vís­si­mo do sis­te­ma pri­si­o­nal do Es­ta­do, en­quan­to “des­can­sa­va” em uma praia do Nor­des­te. Da­dos do pró­prio go­ver­no de Go­i­ás mos­tram que 392 de­ten­tos fu­gi­ram das pri­sões go­i­a­nas em 2017. E os go­i­a­nos em cho­que di­an­te de um go­ver­no acé­fa­lo com Pe­ril­lo de fé­rias e o vi­ce-go­ver­na­dor afas­ta­do.

Mas a cri­se pe­ni­ten­ci­á­ria em Go­i­ás não co­me­çou em 2018 nem em 2017. Ao me­nos des­de 2014 o go­ver­no vem sen­do aler­ta­do pe­lo Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ) do ca­rá­ter pre­cá­rio do sis­te­ma pri­si­o­nal do es­ta­do.

Des­co­nhe­ci­men­to do as­sun­to, omis­são e a trans­fe­rên­cia de res­pon­sa­bi­li­da­des não se jus­ti­fi­cam. Co­mo le­gis­la­dor, apre­sen­tei e te­nho ho­je tra­mi­tan­do no Se­na­do seis pro­je­tos que têm im­pac­to di­re­to na se­gu­ran­ça pú­bli­ca, dois de­les re­la­ci­o­na­dos ao fi­nan­cia­men­to do se­tor. O pri­mei­ro am­plia o vo­lu­me de re­cur­sos do fun­do de se­gu­ran­ça pú­bli­ca dos es­ta­dos ao des­ti­nar 2% da ar­re­ca­da­ção bru­ta men­sal das lo­te­rias fe­de­ra­is pa­ra es­te fim, o que re­pre­sen­ta R$ 250 mi­lhões a mais pa­ra es­ta fi­na­li­da­de. Ou­tra pro­pos­ta li­be­ra os re­pas­ses das trans­fe­rên­cias vo­lun­tá­rias da Uni­ão pa­ra os es­ta­dos in­ves­ti­rem em di­ver­sas áre­as, co­mo se­gu­ran­ça pú­bli­ca, mes­mo que es­tes te­nham al­gu­ma pen­dên­cia com o go­ver­no fe­de­ral – quei­xa cons­tan­te de go­ver­na­do­res.

Além dis­so, sem­pre fui um de­fen­sor in­can­sá­vel de qua­is­quer pro­je­tos que re­pre­sen­tem com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de e me­lho­ria das es­tru­tu­ras da se­gu­ran­ça pú­bli­ca de es­ta­dos e mu­ni­cí­pios. Ano pas­sa­do, por exem­plo, apoi­ei e apro­va­mos no Se­na­do um pro­je­to que cria a po­lí­cia pe­ni­ten­ci­á­ria, igua­lan­do as car­rei­ras dos agen­tes pe­ni­ten­ci­á­rios à po­li­ci­al.

Co­nhe­ço e me pre­o­cu­po com a gra­vi­da­de da si­tu­a­ção da se­gu­ran­ça pú­bli­ca em Go­i­ás e, di­an­te dis­so, ve­nho me pro­nun­ci­an­do e ba­ta­lhan­do pe­la apro­va­ção de pro­je­tos mui­to an­tes des­sa cri­se que as­sis­ti­mos ago­ra após os ca­sos de re­be­li­ões, fu­gas, as­sas­si­na­tos, fla­gran­tes de ar­mas e con­su­mo de dro­gas e ál­co­ol no pre­sí­dio de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. O que não pos­so pre­ver e ad­mi­nis­trar é a in­com­pe­tên­cia e omis­são do go­ver­no de Go­i­ás.

Di­zer que se tra­ta de um pro­ble­ma na­ci­o­nal não jus­ti­fi­ca. Fa­lar que fal­ta­ram re­cur­sos fe­de­ra­is é uma fa­lá­cia. Em de­zem­bro de 2016, o go­ver­no go­i­a­no re­ce­beu R$ 32 mi­lhões do Fun­do Pe­ni­ten­ci­á­rio Na­ci­o­nal (Fun­pen) pa­ra cons­tru­ir e am­pli­ar seu sis­te­ma pri­si­o­nal. Usou ape­nas R$ 5,6 mi­lhões, ou se­ja, 18% do to­tal. O mo­ti­vo? Pro­je­tos apre­sen­ta­dos pe­lo go­ver­na­dor não es­ta­vam qua­li­fi­ca­dos, nas pa­la­vras do pró­prio mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Tor­qua­to Jar­dim. O mi­nis­tro tam­bém de­nun­ciou des­cum­pri­men­to da Lei de Res­pon­sa­bi­li­da­de Fis­cal, já que Pe­ril­lo não abriu con­tas es­pe­cí­fi­cas em ban­cos pú­bli­cos pa­ra ope­rar os re­cur­sos fe­de­ra­is. Ilí­ci­to pas­sí­vel de ge­rar im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va. Até ca­lo­te o go­ver­na­dor deu ao re­ce­ber di­nhei­ro fe­de­ral pa­ra en­vi­ar agen­tes às Olim­pía­das de 2016. Pe­gou o di­nhei­ro e não en­viou os pro­fis­si­o­nais.

Em 2014, o CNJ já aler­ta­va pa­ra o ris­co de re­be­li­ões e fu­gas no pré­dio da Co­lô­nia Agro­in­dus­tri­al do Re­gi­me Se­mi­a­ber­to de Apa­re­ci­da e pe­dia a sua de­sa­ti­va­ção. Na­da foi fei­to. Em 2017, no­vo do­cu­men­to do Con­se­lho de­nun­ci­a­va te­rem si­do en­con­tra­das no­ve ar­mas e 22 apa­re­lhos ce­lu­la­res no lo­cal. O ór­gão re­co­men­da­va a ins­ta­la­ção de um blo­que­a­dor de si­nal. Ne­nhu­ma ação foi to­ma­da.

A si­tu­a­ção es­tá tão gra­ve que au­to­ri­da­des do Ju­di­ci­á­rio re­co­men­da­ram que a pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, Car­mén Lú­cia, sus­pen­des­se a vis­to­ria pre­vis­ta pa­ra es­ta se­ma­na, no pre­sí­dio de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, por ab­so­lu­ta fal­ta de se­gu­ran­ça.

O Tri­bu­nal de Jus­ti­ça de Go­i­ás, por meio de seu pre­si­den­te, Gil­ber­to Mar­ques Fi­lho, afir­mou que a cor­re­ge­do­ria do ór­gão apre­sen­tou ao Po­der Pú­bli­co in­for­ma­ções de que o sis­te­ma es­ta­va pa­ra en­trar em co­lap­so. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co go­i­a­no che­gou a de­nun­ci­ar que em al­gu­mas uni­da­des exis­ti­am mais ce­lu­la­res do que pre­sos e de­cla­rou que o Es­ta­do “não tem con­tro­le so­bre seus pre­sos”. A OAB en­trou com uma ação ci­vil pú­bli­ca pe­din­do a in­ter­ven­ção do pre­sí­dio. Só o go­ver­na­dor que não sa­bia de na­da?

Há pou­co mais de um mês, o Con­se­lho Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­ca Cri­mi­nal e Pe­ni­ten­ci­á­ria (CNPCP), do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, pu­bli­cou um ex­ten­so re­la­tó­rio após vi­si­tar to­dos os es­ta­be­le­ci­men­tos pe­nais de Go­i­ás. O do­cu­men­to é pú­bli­co e po­de ser aces­sa­do pe­la in­ter­net.

O re­la­tó­rio apre­sen­tou 28 re­co­men­da­ções di­re­tas ao Go­ver­no do Es­ta­do e à Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca co­mo: pa­dro­ni­za­ção das re­gras pri­si­o­nais; a ins­ti­tu­i­ção de uma Cor­re­ge­do­ria do Sis­te­ma Pe­ni­ten­ci­á­rio; a cri­a­ção de uma po­lí­ti­ca de ca­pa­ci­ta­ção pa­ra os agen­tes; a re­a­li­za­ção de con­cur­so pú­bli­co e a sub­sti­tui­ção de to­dos os ter­cei­ri­za­dos que atuam na área de cus­tó­dia e se­gu­ran­ça nas uni­da­des. Tam­bém re­co­men­da ações sim­ples, mas im­por­tan­tes na ques­tão da se­gu­ran­ça, co­mo a re­a­ti­va­ção de gua­ri­tas e de re­for­ço na ilu­mi­na­ção ex­ter­na co­mo for­ma de evi­tar a en­tra­da de dro­gas, be­bi­das e ou­tros ob­je­tos nos pre­sí­di­os.

Se Mar­co­ni Pe­ril­lo ti­ves­se li­do o re­la­tó­rio e as re­co­men­da­ções do CNCPC, se ti­ves­se ti­do a com­pe­tên­cia pa­ra apre­sen­tar pro­je­tos qua­li­fi­ca­dos e pa­ra exe­cu­tar os re­cur­sos re­pas­sa­dos pe­lo go­ver­no fe­de­ral, se não ape­nas trans­fe­ris­se su­as res­pon­sa­bi­li­da­des pa­ra ter­cei­ros, po­de­ria ter evi­ta­do a cri­se que se anun­ci­a­va. Não o fez. Por sua omis­são, Go­i­ás es­tá ho­je re­fém de ban­di­dos den­tro e fo­ra dos pre­sí­di­os.

 

(Ro­nal­do Cai­a­do, lí­der do De­mo­cra­tas no Se­na­do Fe­de­ral)

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