Opinião

Opinião: O declínio do caráter e o fim do homem cordial brasileiro

Redação DM

Publicado em 6 de março de 2018 às 21:49 | Atualizado há 7 anos

Ca­da vir­tu­de tem sua épo­ca. Ca­da po­vo tem seus de­fei­tos e vir­tu­des.A tra­gé­dia so­ci­al e mo­ral acon­te­ce quan­do as vir­tu­des de­sa­pa­re­cem em um po­vo, e ne­le sur­gem de­fei­tos mons­tru­o­sos.

Quan­do vi­zi­nhos de ca­sa, de rua, de apar­ta­men­to, co­le­gas de tra­ba­lho de chá­ca­ra ou de fa­zen­da ou co­nhe­ci­dos mal se cum­pri­men­ta, com gen­ti­le­za e res­pei­to, no ele­va­dor,na pa­da­ria, no su­per­mer­ca­do, on­de quer se que se en­con­trem; quan­do olhos de vi­zi­nhos de ca­sa, em bair­ros, co­mu­ni­da­des, ci­da­des in­te­rio­ra­nas,mé­di­as ou pe­que­nas;

Quan­do dei­xam de ser pro­te­ção ami­ga e de­sin­te­res­sa­da uns pa­ra os ou­tros, con­tra la­drões, mal­fei­to­res, des­cui­dis­tas,co­mo acon­te­cia em di­as pas­sa­dos,não mui­to re­mo­tos, ze­lan­do por sua se­gu­ran­ça e bem-es­tar, deu-se uma que­da sem re­tor­no, no pa­drão de gen­ti­le­za e con­ví­vio hu­ma­no que se con­ven­cio­nou exis­tir, no Bra­sil.

Nos­so pa­ís foi até há pou­co tem­po um pa­ís co­nhe­ci­do em to­do o mun­do pe­la gen­ti­le­za e cor­dia­li­da­de de sua gen­te, por sua ale­gria vi­tal, sua ca­ma­ra­da­gem e so­li­da­ri­e­da­de,não só nas fes­tas e mo­men­tos fe­li­zes, mas tam­bém nas ho­ras di­fí­ceis.

A bai­la­ri­na Isa­do­ra Dun­can,bem co­mo o psi­có­lo­go e te­ra­peu­ta Pi­er­re Weill, fi­ca­ram im­pres­sio­na­dos com a aber­tu­ra e fa­ci­li­da­de que os bra­si­lei­ros têm ou ti­nham – pa­ra o abra­ço.Abra­çam-se com fa­ci­li­da­de, a qual­quer re­en­con­tro, por qual­quer mo­ti­vo – mui­tas ve­zes quan­do pes­so­as são apre­sen­ta­das umas às ou­tras.

Coi­sa in­vi­á­vel e im­pen­sá­vel de se ver, em cer­tos paí­ses eu­ro­peus, ou tal­vez em to­da a Eu­ro­pa – ou mes­mo nos Es­ta­dos Uni­dos, ou na Aus­trá­lia,on­de pre­va­le­cem nos cos­tu­mes e no ca­rá­ter e al­ma dos po­vos uma cer­ta fri­e­za, um dis­tan­ci­a­men­to de ges­tos, uma se­cu­ra for­mal de pa­la­vras,  lon­ge dos ges­tos e pa­la­vras ca­lo­ro­sos, lin­gua­gem re­ve­lan­do con­si­de­ra­ção e afe­to – sen­do is­to fin­gi­do, ou ver­da­dei­ro.

Is­to im­por­ta, mas não mui­to, con­si­de­ran­do-se os di­as ver­ti­gi­no­sos, o ti­me is Mo­ney, a pres­sa de vi­ver, a ân­sia de com­pe­tir, o me­do de se re­ve­lar no ín­ti­mo – ur­gên­cia de mor­rer e an­seio de ado­e­cer, em que mer­gu­lha­mos.

La­men­ta­vel­men­te, to­da es­sa fra­ter­ni­da­de, to­da es­sa gen­ti­le­za, to­do es­se jei­to afe­tuo­so meio que com­par­ti­lha­do e co­le­ti­vo, em to­das as clas­ses so­ci­ais, na vi­da po­pu­lar de ri­cos, po­bres e re­me­di­a­dos, es­tá se per­den­do, ou já se per­deu pa­ra sem­pre. Não se vê mais is­to em mui­tos lu­ga­res.Por si­nal, qua­se não é vis­to mais, em lu­gar al­gum.

Aqui, em São Ben­to do Nor­te/Cai­ça­ra do nor­te, um lu­ga­re­jo bei­ra-mar, de pou­cas al­mas qua­se al­dei­as de pes­ca­do­res, na al­ta es­qui­na do Bra­sil, são  in­con­tá­veis os re­la­tos de fur­tos e rou­bos co­me­ti­dos ora por vi­zi­nhos, ora con­tan­do com sua cum­pli­ci­da­de ou in­di­fe­ren­ça. Is­to na zo­na ur­ba­na quan­do na zo­na ru­ral.

Ma­no­el, um em­pre­ga­do de fa­zen­da, uma pes­soa afá­vel e tra­ba­lha­do­ra, de vez em quan­do faz uns ser­vi­ços aqui pa­ra a gen­te, na Pou­sa­da. Já não o re­ce­be­mos co­mo pres­ta­dor de ser­vi­ços. É re­ce­bi­do e tra­ta­do co­mo ami­go. Ele con­ta que no sí­tio on­de é ca­pa­taz, vi­zi­nho a um as­sen­ta­men­to de ex-sem ter­ra, te­ve sua ca­sa ar­rom­ba­da, de­la ten­do si­do le­va­dos sua ar­ma, uma ca­ra­bi­na, que ti­nha pa­ra sua se­gu­ran­ça, da­da a in­tran­qüi­li­da­de em que vi­vem to­dos os mo­ra­do­res da re­gi­ão, e ou­tras coi­sas de seu uso.

Por pre­vi­dên­cia ele saiu na “bo­ca da noi­te”, meio que fur­ti­vo, pa­ra não dar na vis­ta, aos vi­zi­nhos, de que es­ta­va au­sen­tan­do-se. Fo­ram ape­nas al­gu­mas ho­ras.Tal­vez já o es­ti­ves­sem es­pi­an­do, não pa­ra pro­te­gê-lo, mas pa­ra ar­rom­bar sua por­ta, e le­var seus per­ten­ces.

Em um sí­tio pró­xi­ma àque­la on­de vi­ve há mais de quin­ze anos, co­mo em­pre­ga­do, 25 por­cas, de ra­ça, de uma cri­a­ção, fo­ram le­va­das – mais du­as de­ze­nas de ove­lhas, a ar­ma do pro­pri­e­tá­rio, e to­das as su­as fer­ra­men­tas.Um pre­ju­í­zo de mais de trin­ta mil re­ais, pa­ra um pe­que­no cri­a­dor.

O rou­bo acon­te­ceu quan­do de uma ra­ra e rá­pi­da sa­í­da sua. Tal co­mo su­ce­deu ao Ma­no­el, mal es­pe­ra­vam sua au­sên­cia, por uma noi­te, ape­nas. Le­va­ram um ca­mi­nhão cheio, e dei­xa­ram a de­so­la­ção e o de­ses­pe­ro.

A per­gun­ta a fa­zer é: que se­gu­ran­ça se tem pa­ra tra­ba­lhar, pro­du­zir, em­pre­en­der, em um mun­do des­tes, em que apro­pri­am-se, com as­tú­cia ou vi­o­lên­cia, dos fru­tos do du­ro tra­ba­lho de ou­tros, sem a me­nor pi­e­da­de ou con­si­de­ra­ção? Que avil­ta­men­to ou cor­ro­são de ca­rá­ter te­ria se de­sen­ca­de­a­do so­bre nos­so po­vo, a pon­to de tor­ná-lo tão in­sen­sí­vel e des­ca­ra­do, tão in­di­fe­ren­te ao ou­tro, tão cau­sa­dor de pre­ju­í­zo e de­sas­tre, pen­san­do so­men­te em seu pro­vei­to pró­prio?

O que fa­zer, que es­pe­ran­ça aca­len­tar, na exis­tên­cia ain­da pos­sí­vel, de um mí­ni­mo pa­drão de ho­nes­ti­da­de, ou de ci­vi­li­da­de ou hu­ma­ni­da­de, que pa­re­ce ter si­do per­di­do pa­ra sem­pre? Que in­ter­ven­ção fe­de­ral – on­de quer que acon­te­ça – que ope­ra­ções po­li­ci­ais, en­vol­ven­do tro­pas do exér­ci­to, Guar­da Na­ci­o­nal, e o que mais exis­ta, em apa­ra­to de se­gu­ran­ça,. Po­de fa­zer com que as pes­so­as dei­xem de te­mer ou des­con­fi­ar umas das ou­tras?De que hu­ma­ni­da­de há de se fa­lar, de qual ex­tin­ta dig­ni­da­de e di­rei­tos ina­li­e­ná­veis da pes­soa hu­ma­na, quan­do se sa­be que o ani­mal hu­ma­no trans­for­mou-se em lo­bo ame­a­ça­dor pa­ra si pró­prio?

 

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta. In­te­gra en­ti­da­des cul­tu­ra­is co­mo Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás)

 


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