Opinião

Opinião: Vamos falar sobre feminicídio?

Diário da Manhã

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 22:31 | Atualizado há 7 anos

Fe­mi­ni­cí­dio ou sim­ples­men­te ho­mi­cí­dio de mu­lhe­res, quan­do o cri­me en­vol­ve dis­cri­mi­na­ção à con­di­ção de mu­lher e vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e fa­mi­liar. Hu­mi­lha­ção e me­nos­pre­zo a sim­ples con­di­ção de ser mu­lher. In­fe­liz­men­te exis­te!

A lei 13.104/2015, al­te­ra o art. 121 do De­cre­to-Lei no 2.848, de 7 de de­zem­bro de 1940 – Có­di­go Pe­nal, pa­ra pre­ver o fe­mi­ni­cí­dio co­mo cir­cun­stân­cia qua­li­fi­ca­do­ra do cri­me de ho­mi­cí­dio, e o art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de ju­lho de 1990, pa­ra in­clu­ir o fe­mi­ni­cí­dio no rol dos cri­mes he­di­on­dos.

A lei de­fi­ne fe­mi­ni­cí­dio co­mo “o as­sas­si­na­to de uma mu­lher co­me­ti­do por ra­zões da con­di­ção de se­xo fe­mi­ni­no”, bem co­mo con­di­ções de vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e fa­mi­liar e a dis­cri­mi­na­ção na con­di­ção de ser mu­lher, a pe­na pre­vis­ta pa­ra o ho­mi­cí­dio qua­li­fi­ca­do é de re­clu­são de 12 a 30 anos, apli­ca­da tam­bém as re­la­ções ho­mo afe­ti­vas (mu­lhe­res).

O cri­me de fe­mi­ni­cí­dio tem sua ba­se so­li­di­fi­ca­da no ódio, na per­ver­si­da­de hu­ma­na, opres­são e vi­o­lên­cia des­ti­na­da as mu­lhe­res. A Lei n. 13.104/2015 veio al­te­rar o Có­di­go Pe­nal, ex­pres­sa­men­te, pa­ra que o fe­mi­ni­cí­dio, ve­nha a ser pu­ni­do co­mo ho­mi­cí­dio qua­li­fi­ca­do e co­mo cri­me he­di­on­do.

O su­jei­to ati­vo do fe­mi­ni­cí­dio po­de ser qual­quer pes­soa, nor­mal­men­te é um ho­mem, mas tam­bém po­de ser mu­lher. Já o su­jei­to pas­si­vo de­ve ser obri­ga­to­ri­a­men­te uma pes­soa do se­xo fe­mi­ni­no.

Pe­la in­ter­pre­ta­ção le­gal, não se­ria in­dis­pen­sá­vel que o de­li­to ti­ves­se re­la­ção di­re­ta com ra­zões de gê­ne­ro. Ten­do si­do pra­ti­ca­do ho­mi­cí­dio (con­su­ma­do ou ten­ta­do) con­tra pes­soa do se­xo fe­mi­ni­no en­vol­ven­do vi­o­lên­cia do­més­ti­ca, con­fi­gu­ra-se fe­mi­ni­cí­dio.

Além dis­so, é ne­ces­sá­rio que, além de a ví­ti­ma ser mu­lher, fi­que ca­rac­te­ri­za­do que o cri­me foi mo­ti­va­do com ba­se no me­nos­pre­zo ou dis­cri­mi­na­ção à con­di­ção de mu­lher. A lei do fe­mi­ni­cí­dio tra­duz o ca­rá­ter he­di­on­do, cri­mi­na­li­za­ção es­pe­ci­al em pro­te­ção as mu­lhe­res, ten­dên­cia mun­di­al a pro­te­ção in­te­gral a mu­lher.

Con­for­me in­for­ma­ções, Go­i­ás é o se­gun­do Es­ta­do que mais te­ve ho­mi­cí­di­os de mu­lhe­res no ano de 2014. O da­do foi di­vul­ga­do no Pa­no­ra­ma da Vi­o­lên­cia Con­tra as Mu­lhe­res no Bra­sil, pu­bli­ca­do pe­lo Ob­ser­va­tó­rio da Mu­lher con­tra a Vi­o­lên­cia do Se­na­do Fe­de­ral.

Nes­se di­a­pa­são, Go­i­ás re­gis­trou ta­xa de 8,4 ho­mi­cí­di­os por 100 mil mu­lhe­res, o nú­me­ro é su­pe­ri­or à mé­dia na­ci­o­nal, de 4,6 ho­mi­cí­di­os por 100 mil mu­lhe­res. Os nú­me­ros são alar­man­tes em re­la­ção as mu­lhe­res pre­tas e par­das, uma vez que a ta­xa de ho­mi­cí­di­os se mos­trou qua­se du­as ve­zes su­pe­ri­or àque­la re­la­ti­va a ho­mi­cí­di­os de mu­lhe­res bran­cas.

Uma cul­tu­ra ma­chis­ta, hi­pó­cri­ta, que tra­ta a mu­lher co­mo ob­je­to, e prin­ci­pal­men­te a fal­ta de in­ves­ti­men­tos e po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra as mu­lhe­res, prin­ci­pal­men­te as que de­tém me­nor po­der aqui­si­ti­vo, são fa­to­res que co­la­bo­ram pa­ra o al­to ín­di­ce do cri­me de fe­mi­ni­cí­dio.

Que pos­sa­mos vi­rar es­ta do­lo­ro­sa pá­gi­na, pri­mei­ra­men­te com a con­sci­en­ti­za­ção e di­vul­ga­ção dos di­rei­tos da mu­lher, de­pois, com po­lí­ti­cas pú­bli­cas e dig­ni­da­de em ações efe­ti­vas pa­ra as mu­lhe­res, é pre­ci­so apos­tar e fa­zer di­fe­ren­te, co­brar em­pe­nho de nos­sas au­to­ri­da­des no que diz res­pei­to às nos­sas mu­lhe­res.

 

(Lo­re­na Ayres, ad­vo­ga­da, es­pe­cia­lis­ta em di­rei­to pú­bli­co e cri­mi­nal – pre­si­den­te da Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos da Abra­crim-GO, vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são de Di­rei­to Cri­mi­nal e Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas OAB/GO sub­se­ção Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria, ar­ti­cu­lis­ta e co­men­da­do­ra)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias