Opinião

Oportunidades e oportunistas

Diário da Manhã

Publicado em 14 de abril de 2016 às 02:12 | Atualizado há 9 anos

“Eu não sou um oportunista. Sou um homem das oportunidades. Se um cavalo passar encilhado em minha frente, eu monto”(Getúlio Vargas)

Muitas vezes vivemos olhando para traz lamentando o passado não aproveitado. Vivemos reclamando de oportunidades perdidas e de coisas não realizadas. Reclamamos por ter perdido o compasso da história, a saúde, a beleza, a juventude e principalmente o tempo. O passado é o grande juiz imparcial do nosso presente, e nos condena a viver nostalgicamente pensando nas oportunidades desperdiçadas. Somos filhos das escolhas que não fizemos.

Dizem que oportunidade passa apenas uma vez, e se não a aproveitarmos viveremos lamentando para sempre. Então nos parece crucial aproveitar as oportunidades quando elas aparecem, ou seja, é preciso ficar atento para não queimar a largada, nem perder o tiro de partida, considerando as oportunidades que se aprontam sempre. Porém há uma grande diferença entre aproveitar as oportunidades e ser oportunista.

Aproveitar as oportunidades é saber a hora certa de entrar em cena ou ficar nos bastidores. É saber exatamente o momento do alinhamento dos astros e a sua chance. É saber a hora de startar o seu projeto, de ficar sob os holofotes e desaparecer quando necessário. É entender que para chegar ao sucesso não é preciso roubar o crédito alheio, nem fazer os outros de escada. É entender que muitas oportunidades não aparecem, são construídas pelas pequenas ações e atitudes.

Ser oportunista é diferente de ser de oportunidades. Ser oportunista é forçar a barra, é querer estar sempre sobe os holofotes da mídia. Ser oportunista é roubar o crédito alheio e requer a paternidade de projetos que não foram concebidos por você. Ser oportunista é não se importar com os sentimentos dos outros, é compreender que os meios justificam sempre os fins. Ser oportunista é escalar as pessoas para chegar ao topo, é matar o humano e se reduzir a uma imundice sem caráter.

Seja uma pessoa de oportunidades, e não um oportunista. Não deixe as oportunidades passarem, não durma no ponto, nem passe a noite acordado. Mantenha os olhos e os ouvidos abertos para novas oportunidades. Fareje se necessário os grandes momentos da sua vida, seja uma pessoa de oportunidades. Não seja oportunista, de o crédito a quem merece. Não pise nas pessoas e cuide dos seus sentimentos. Não passe a vida olhando para as oportunidades perdidas, ande sempre no caminho da luz.

 

(Joel Gonzaga de Sousa, psicólogo, pedagogo, psicopedagogo. Baseado nas oportunidades que a vida oferece. Não giramos em torno do sol, mas em torno da luz)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias