Opinião

Orientações importantes sobre o aleitamento materno

Redação DM

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 23:20 | Atualizado há 7 anos

Em­bo­ra ge­ral­men­te re­ce­bam di­ver­sas ori­en­ta­ções ao lon­go da ges­ta­ção, é na­tu­ral que mui­tas mu­lhe­res se ve­jam per­di­das em re­la­ção aos cui­da­dos ime­di­a­tos quan­do o be­bê che­ga em seus bra­ços. Um dos as­sun­tos que tra­zem dú­vi­das é a ama­men­ta­ção, con­si­de­ra­da im­por­tan­tís­si­ma por es­tar di­re­ta­men­te li­ga­da ao de­sen­vol­vi­men­to da cri­an­ça.

A se­guir, re­la­ci­o­no al­gu­mas di­cas pa­ra es­cla­re­cer as prin­ci­pa­is dú­vi­das re­la­ci­o­na­das a es­sa fa­se:

  1. Com­pre­en­da a im­por­tân­cia: por meio da ama­men­ta­ção o be­bê re­ce­be os an­ti­cor­pos da mãe, que o pro­te­gem de do­en­ças co­mo di­ar­reia, in­fec­ções e prin­ci­pal­men­te do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as. Além de au­xi­li­ar no de­sen­vol­vi­men­to fa­ci­al, da mus­cu­la­tu­ra oro­fa­ci­al e de apren­di­za­gem do be­bê, a ama­men­ta­ção di­mi­nui os ris­cos de as­ma, di­a­be­tes e obe­si­da­de, e ain­da es­ta­be­le­ce um vín­cu­lo im­por­tan­te en­tre a mãe e o fi­lho, fun­da­men­tal pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to psi­co­ló­gi­co da cri­an­ça.
  2. Cer­ti­fi­que-se de que ele “es­tá pre­pa­ra­do”: exis­tem be­bês que não es­tão pron­tos pa­ra ma­mar. Is­to é, o re­fle­xo de suc­ção não se ma­ni­fes­ta ade­qua­da­men­te, e é ne­ces­sá­rio re­a­li­zar uma ava­li­a­ção fo­no­au­di­o­ló­gi­ca pa­ra ve­ri­fi­car o que é pre­ci­so fa­zer pa­ra es­ti­mu­lá-lo a ma­mar ade­qua­da­men­te. A ava­li­a­ção do frê­nu­lo lin­gual (co­nhe­ci­do co­mo “tes­te da lin­gui­nha”) é mui­to im­por­tan­te pa­ra ve­ri­fi­car se não exis­tem li­mi­ta­ções de mo­vi­men­to da lín­gua na ho­ra da suc­ção.
  3. Po­si­ci­o­ne ade­qua­da­men­te: o be­bê pre­ci­sa ser en­si­na­do a ma­mar de ma­nei­ra cor­re­ta, ou se­ja, é ne­ces­sá­rio po­si­cio­ná-lo ade­qua­da­men­te. A di­ca é: a mãe de­ve co­lo­car a bar­ri­ga do fi­lho vol­ta­da pa­ra a bar­ri­ga de­la e, en­tão, apoiá-lo em seu bra­ço, pa­ra que a ca­be­ça, tron­co e co­lu­na fi­quem ali­nha­dos.
  4. Es­ti­mu­le até o be­bê abrir to­da a bo­ca: na se­quên­cia, é im­por­tan­te que a mãe po­si­ci­o­ne, com a mão opos­ta, o bi­co do seio no lá­bio do be­bê, pa­ra es­ti­mu­lá-lo a abrir bem a bo­ca e con­se­guir pe­gar to­da a au­ré­o­la, não ape­nas o bi­co. Is­so faz com que o ele su­gue efe­ti­va­men­te, não ma­chu­can­do o pei­to ma­ter­no.
  5. Aten­ção aos in­ter­va­los en­tre as ma­mad­as: quan­do o be­bê é re­cém-nas­ci­do, o in­ter­va­lo en­tre as ma­mad­as não de­ve ul­tra­pas­sar 3 ho­ras. Ele de­ve ma­mar na ho­ra que qui­ser, o que cha­ma­mos de “li­vre de­man­da do be­bê”. Se ele ma­ma pou­co e lo­go dor­me, a mãe de­ve des­per­tá-lo, me­xen­do em seu cor­pi­nho e o es­ti­mu­lan­do a man­ter uma ma­mada mais lon­ga, pa­ra que fi­que re­al­men­te sa­ci­a­do e dur­ma tran­qui­lo. O si­nal de que o be­bê já es­tá sa­tis­fei­to é quan­do ele sol­ta o bi­co so­zi­nho.

Ou­tra di­ca im­por­tan­te é que o pei­to se­ja es­va­zia­do du­ran­te a ma­mada, pois a gor­du­ra do lei­te que sus­ten­ta e faz o be­bê ga­nhar pe­so vem no fi­nal. Es­se pro­ce­di­men­to tam­bém aju­da a man­ter a pro­du­ção do lei­te ma­ter­no.

 

(San­dra Pe­tit, co­or­de­na­do­ra do De­par­ta­men­to de Fo­no­au­di­o­lo­gia do Hsanp, cen­tro hos­pi­ta­lar lo­ca­li­za­do na zo­na nor­te de São Pau­lo, e es­pe­cia­lis­ta em alei­ta­men­to ma­ter­no)

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