Opinião

Os atuais desafios de ser professor de Educação Física na educação básica

Diário da Manhã

Publicado em 5 de abril de 2017 às 02:44 | Atualizado há 8 anos

As dificuldades e desafios enfrentados pelos professores de Educação Física na escola tem sido tema de inúmeras pesquisas e discussões em nosso país, conjuntura esta que envolve a cada ano um maior número de estudiosos preocupados com este cenário. E as justificativas para o grande interesse em investigar essa temática podem ser observadas na precarização das estruturas físicas dos ambientes escolares e na escassez de materiais específicos.

Doravante, mesmo com a adaptação de materiais, com o tratamento didático dos conteúdos e com a proposição de atividades lúdicas, algumas pesquisas tem demonstrado a presença de um certo desinteresse por parte dos alunos por conta da não superação das expectativas e objetivos de ensino da Educação Física. E nesse sentido, pode-se dizer que tais fatores tem impedido a vivência de práticas corporais importantes para o desenvolvimento psicossocial e motor dos estudantes, resultando em um grande desafio para o ensino da cultura corporal de movimento na escola. Além disso, a visão simplista da Educação Física apenas como uma prática esportiva de divertimento e isenta de cientificidade tem contribuído para a inferiorização dessa área do saber no currículo escolar e na formação humana.

E em oposição a essas ideias, alguns autores acreditam que essas dificuldades no ensino da Educação Física se resumem à experiência prematura dos professores. Nesse percurso, acredito que as questões que envolvem a prática de ensino da Educação Física independem apenas da experiência, pois, os problemas mencionados nesse argumento textual fazem parte da vivência dos profissionais de longa carreira e são vistos por muitos como grandes empecilhos para o ensino dessa área do conhecimento, configurando-se em desafios contemporâneos que necessitam de análises e reflexões críticas. Por fim, julgo necessário um aprofundamento dessas questões a fim de incorporar na prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar elementos que auxiliem os alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades de forma crítica, consciente e libertadora. Uma prática que seja enaltecida de conteúdos e conceitos significativos para a formação humana e para o exercício da cidadania.

 

(Weyber Rodrigues de Souza. Mestrando em Educação pela PUC-GO; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG; Graduando em Educação Física pela UFG; Graduado em Artes Cênicas pela UFG; Graduado em Geografia pela PUC-GO)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias