Opinião

Os impostos dos ricos que os pobres pagam

Redação DM

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 23:50 | Atualizado há 7 anos

A mu­dan­ça po­lí­ti­ca há que es­tar li­ga­da a uma pro­fun­da al­te­ra­ção fi­lo­só­fi­co-ins­ti­tu­ci­o­nal. Ca­so con­trá­rio, se­rá igual­men­te uma fi­gu­ra re­tó­ri­ca.

A ma­nu­ten­ção do ser­vi­ço pú­bli­co – ge­ral ou es­pe­ci­fi­co – ba­si­ca­men­te se faz atra­vés da tri­bu­ta­ção e ne­la os im­pos­tos, pe­la na­tu­re­za des­vin­cu­la­da de ser­vi­ço es­pe­cí­fi­co sem con­tra­par­ti­da di­re­ta re­pre­sen­tam o gran­de ins­tru­men­to do Es­ta­do em três fun­ções fun­da­men­tais: Ar­re­ca­da­ção vi­san­do o cus­teio da ati­vi­da­de pú­bli­ca; Agen­te do De­sen­vol­vi­men­to, na me­di­da em que es­ti­mu­la ou de­ses­ti­mu­la se­to­res da Eco­no­mia pe­la tri­bu­ta­ção, co­or­de­nan­do e re­or­de­nan­do o re­di­re­cio­na­men­to eco­nô­mi­co-so­ci­al; Re­dis­tri­bui­ção de Ren­da, pro­mo­ven­do o re­pas­se aos mais po­bres, via dos ser­vi­ços pú­bli­cos cus­te­a­dos pe­los im­pos­tos, me­lho­ran­do-lhes a con­di­ção de vi­da.

Mas, pa­ra que is­so as­sim fun­ci­o­ne, é im­pres­cin­dí­vel que a tri­bu­ta­ção se fa­ça com ab­so­lu­ta ob­ser­vân­cia de dois im­por­tan­tes pon­tos: Ca­pa­ci­da­de Con­tri­bu­ti­va, cal­ca­da na Ca­pa­ci­da­de Pro­du­ti­va, na per­cep­ção do ônus tri­bu­tá­rio a ser im­pos­to ao ci­da­dão em ge­ral e, es­pe­ci­al­men­te, a ca­da um em par­ti­cu­lar. Em ou­tras pa­la­vras, co­mo a Tri­bu­ta­ção é uma Re­cei­ta De­ri­va­da, é bá­si­co que ela se­ja de fa­to uma trans­fe­rên­cia da so­bra da eco­no­mia do par­ti­cu­lar pa­ra o erá­rio.

Os Im­pos­tos, tan­to quan­to pos­sí­vel, de­vem ser Diretos, so­bre pe­na de gran­de in­jus­ti­ça so­ci­al, fa­ce ao pro­ces­so de re­per­cus­são tri­bu­tá­ria, ou se­ja, o re­pas­se do ônus fis­cal em­bu­ti­do no va­lor dos bens ou ser­vi­ços com­pra­dos pe­lo con­su­mi­dor ou usu­á­rio fi­nal, in­dis­cri­mi­na­da­men­te sem le­var em con­ta a sua con­di­ção pes­so­al, em ra­zão de sua ca­pa­ci­da­de de con­tri­bu­ir cal­cu­la­da e re­co­nhe­ci­da na me­di­da da sua ca­pa­ci­da­de de pro­du­zir.

Quan­do to­dos pa­gam o mes­mo va­lor de ICMS do lei­te, por exem­plo, es­ta­mos ma­chu­can­do o bol­so do po­bre e li­be­ran­do o te­sou­ro do ri­co. A con­di­ção con­tri­bu­ti­va não foi res­pei­ta­da.

O ou­tro as­pec­to é a di­vi­são do en­car­go tri­bu­tá­rio na so­ci­e­da­de. Além de mal fei­ta, re­a­li­za a tri­bu­ta­ção via Im­pos­tos In­di­re­tos, sen­do al­ta­men­te in­jus­ta e in­fla­cio­ná­ria, ain­da as­sim se tor­na ca­da vez pi­or, na me­di­da em que não se fis­ca­li­zam os gran­des no pa­ís, qual­quer que se­ja o ní­vel go­ver­na­men­tal. A bu­ro­cra­cia fa­zen­dá­ria em­bo­ra efi­ci­en­te quan­do dei­xam, so­frem li­mi­ta­ções e não al­can­ça os ri­cos, qual­quer que se­ja a fac­ção po­lí­ti­ca no po­der, tam­bém qual­quer que se­ja o ní­vel de go­ver­no.

É só a Clas­se Mé­dia, as pe­que­nas e mé­di­as em­pre­sas, os pro­fis­si­o­nais li­be­ra­is e os as­sa­la­ri­a­dos. Os que an­tes eram pro­te­gi­dos con­ti­nu­a­vam sen­do pro­te­gi­dos, e sem­pre se ajei­ta­vam.

A No­va Re­pú­bli­ca vai mu­dar is­so, es­pe­ra-se. Não acre­di­ta­mos em tu­do; tor­ce­mos, mas não acre­di­ta­mos.

Pa­ra que fôs­se­mos con­ven­ci­dos – a fi­lo­so­fia e não ape­nas o mé­to­do – te­ria que ser ra­di­cal­men­te mu­da­da des­de a ins­ti­tu­i­ção à co­bran­ça e fis­ca­li­za­ção dos tri­bu­tos e em par­ti­cu­lar os Im­pos­tos, que ali­ás são mui­tos.

Em prin­cí­pio, os Im­pos­tos di­tos Indiretos, à ex­ce­ção o Im­pos­to de Im­por­ta­ção que é me­ca­nis­mo de con­tro­le de pre­ço dos bens im­por­ta­dos, de­ve­ri­am ser ba­ni­dos do Có­di­go Tri­bu­tá­rio Na­ci­o­nal.

A tri­bu­ta­ção de­ve­ria se con­cen­trar no Gru­po de Im­pos­tos So­bre o Pa­tri­mô­nio e a Ren­da, que en­glo­ba o Im­pos­to de Ren­da e os Im­pos­tos Ter­ri­to­ri­ais (ur­ba­no, ru­ral e pre­di­al), ex­tin­guin­do-se o de Trans­mis­são Imo­bi­liá­ria.

Com is­so, os dois ali­cer­ces que de­vem nor­te­ar a tri­bu­ta­ção es­ta­ri­am bem nor­te­a­dos: ob­ser­var a ca­pa­ci­da­de con­tri­bu­ti­va de acor­do com a ca­pa­ci­da­de pro­du­ti­va, com is­so, pa­ga­ria quem tem e li­be­ran­do da tri­bu­ta­ção quem não tem.

O Im­pos­to de Ren­da al­can­ça­ria a ri­que­za em mo­vi­men­to e os Im­pos­tos So­bre a Pro­pri­e­da­de e Ri­que­za apli­ca­da, pa­ra­da.

O Es­ta­do, en­tão, atu­a­ria com com­pe­tên­cia, ob­je­ti­van­do uma tri­bu­ta­ção pro­gres­si­va, pro­mo­ven­do a re­dis­tri­bui­ção da ri­que­za, não só na li­be­ra­ção do po­bre, mas prin­ci­pal­men­te na di­vi­são, en­tre os ri­cos, dos cus­tos das ati­vi­da­des do Go­ver­no.

A ba­se de cál­cu­lo no Im­pos­to de Ren­da, sem­pre pro­gres­si­va al­can­ça­ria de pre­fe­rên­cia os lu­cros, li­be­ran­do, tan­to quan­to pos­sí­vel os ren­di­men­tos do tra­ba­lho, tri­bu­tan­do com fa­to­res di­fe­ren­ci­a­dos, se­gun­do a ori­gem dos ga­nhos.

Com es­sa pro­vi­dên­cia, a clas­se mé­dia e em es­pe­ci­al os pro­fis­si­o­nais li­be­ra­is, tra­ba­lha­do­res me­lhor re­mu­ne­ra­dos, mé­di­os e al­tos ser­vi­dos pú­bli­cos, a clas­se dos exe­cu­ti­vos em­pre­ga­dos, os ma­gis­tra­dos e mi­nis­té­rio pú­bli­co, al­guns se­to­res pro­fes­so­ra­do de ní­vel su­pe­ri­or e ou­tros me­lhor pa­gos, to­dos es­ta­ri­am num pro­ces­so de re­cu­pe­ra­ção da po­si­ção so­ci­al, que dan­tes des­fru­ta­vam há me­nos de três dé­ca­das e se re­co­lo­ca­ria e ao pró­prio Pa­ís, em no­vo pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to.

E to­do mun­do sa­be que, em­bo­ra des­pre­za­da e não con­sul­ta­da, a clas­se me­dia que agüen­ta os pon­tos.

Em um rá­pi­do ar­ti­go co­mo es­te não po­de­mos dar o de­ta­lha­men­to da fi­lo­so­fia tri­bu­ta­ti­va que ora en­fo­ca­mos. Mas exis­te a fi­lo­so­fia do por­quê da Tri­bu­ta­ção.

Com o fim de mais uma di­ta­du­ra mi­li­tar que du­rou 20 anos e mais os 5anos do man­da­to do en­tão Pre­si­den­te Jo­sé Sar­ney so­mam 25 anos, pos­to que elei­to que foi pe­lo Con­gres­so Na­ci­o­nal, sem o vo­to po­pu­lar!

Mas em re­su­mo nós te­mos o se­guin­te: o Im­pos­to de Ren­da, os Im­pos­tos In­di­re­tos, Im­pos­to so­bre o pa­tri­mô­nio – IP­TU e os ou­tros im­pos­tos, as Con­tri­bui­ções Tri­bu­tá­ri­as que são pa­gos no dia a dia, nas com­pras de to­dos nós e do qual o po­vo es­tá  à mer­cê de pro­vi­dên­cias, que de­ve­rão ser to­ma­das em prol de to­dos os bra­si­lei­ros na­tos ou não, pa­ra que os tri­bu­tos se­jam co­bra­dos res­pei­tan­do a ca­pa­ci­da­de con­tri­bu­ti­va. Is­so é o que es­tá fal­tan­do e há mui­to tem­po.

Pa­ra com­ple­tar, ou­tras pro­vi­dên­cias de­ve­rão ser to­ma­das:

1- Gran­des pro­je­tos a se­rem apro­va­dos no Con­gres­so Na­ci­o­nal co­mo o Pro­gra­ma Ener­gé­ti­co;

2- Im­pos­to so­bre a he­ran­ça a par­tir do va­lor de um mi­lhão de re­ais, nu­ma es­ca­la de 3% até 25% de acor­do com o va­lor do pa­tri­mô­nio;

3- Ad­mi­nis­tra­ção de Fun­dos não pe­lo go­ver­no, mas pe­los seus do­nos, co­mo se­ria o PIS Pasep, FGTS e ou­tras Co­o­pe­ra­ti­vas com o Go­ver­no fis­ca­li­zan­do co­mo apro­va­do pe­lo Con­gres­so Na­ci­o­nal, de acor­do com a lei.

4- Re­di­men­si­o­na­men­to Ter­ri­to­ri­al e Di­vi­são Po­lí­ti­ca – a mãe na­tu­re­za di­vi­diu o Bra­sil, a Ge­o­gra­fia re­co­nhe­ce is­to, a po­lí­ti­ca não. E en­tão tan­to a Uni­ão e os Es­ta­dos per­de­rão po­der de man­ter ver­bas a se­rem dis­po­ni­bi­li­za­das de mo­do a fa­vo­re­cer os par­ti­dos que a eles in­te­res­sam em pri­mei­ro lu­gar.  E é mui­to fá­cil fa­zer em re­su­mo, um ato em ques­tão, bas­ta que de for­ma mui­to sim­ples, os im­pos­tos e con­tri­bui­ções no ato de pa­gar os im­pos­tos em ge­ral a par­te da Uni­ão, dos Es­ta­dos e Mu­ni­cí­pios já se­jam dis­tri­bu­í­dos au­to­ma­ti­ca­men­te nas su­as res­pec­ti­vas con­tas, sem os in­ter­me­di­á­rios po­lí­ti­cos co­mo tem ho­je;

5- In­te­gra­ção do ho­mem – já que sem o ho­mem na­da se­rá man­ti­do e tu­do se­rá a gran­de ta­re­fa dos três po­de­res e to­dos tra­ba­lhan­do pa­ra que a Edu­ca­ção, a Sa­ú­de, a Ri­que­za e as Ren­das es­te­jam sem­pre ao al­can­ce de to­dos os bra­si­lei­ros, aca­ban­do com a con­cen­tra­ção de ren­das de ho­je, que é hor­rí­vel por­que 1% da po­pu­la­ção, os ri­cos e abas­ta­dos fi­cam com 90% das coi­sas, en­quan­to 99% dos bra­si­lei­ros fi­cam com 10%. E na­da, ab­so­lu­ta­men­te na­da se­rá pos­sí­vel se não hou­ver uma dis­tri­bui­ção de ri­que­zas e ren­das, on­de o tra­ba­lho e o ca­pi­tal, de um va­lor ex­tra­or­di­ná­rio, de mo­do que aca­ba­ria com a si­tu­a­ção de 90% dos bra­si­lei­ros que tra­ba­lham e re­ce­bem um sa­lá­rio mí­ni­mo – sa­lá­rio es­cra­vo, na ver­da­de é sim um sa­lá­rio es­cra­vo. E is­to sim acon­te­ce des­de que o Bra­sil foi des­co­ber­to, se bem que ou­tros vi­e­ram ao Bra­sil, mas aqui não fi­ca­ram, an­tes dos Por­tu­gues­es.

Fi­nal­men­te, além de uma no­va com­pre­en­são de que o ca­pi­tal e o tra­ba­lho são uma coi­sa só em to­das as si­tu­a­ções tan­to no se­tor pri­va­do co­mo no se­tor pú­bli­co e nin­guém es­tá aqui pa­ra con­ti­nu­ar es­cra­vo e sem ne­nhu­ma con­di­ção de su­bir na vi­da e os po­bres pa­gan­do os im­pos­tos dos ri­cos…

Por ou­tro la­do, to­dos de­vem pa­gar os im­pos­tos e con­tri­bui­ções que a lei es­ta­be­le­ce, mas o Bra­sil sai da me­ta que é exi­gi­da a to­dos aque­les que aqui pa­gam os seus tri­bu­tos en­quan­to nas ex­por­ta­ções as gran­des em­pre­sas bra­si­lei­ras ou de ou­tros paí­ses na­da pa­gam so­bre o pre­tex­to de po­der en­trar com mais for­ça nas ven­das e ou­tras coi­sas pa­ra o ex­te­ri­or, mas que faz com que to­dos os bra­si­lei­ros pa­guem a con­ta da­que­les quem não pa­gam os im­pos­tos por­que es­tão ex­por­tan­do mes­mo que se­jam em­pre­sas bra­si­lei­ras ou de fo­ra do Bra­sil de­vem pa­gar os im­pos­tos, nin­guém es­tá aci­ma da obri­ga­ção na­ci­o­nal de pa­gar os im­pos­tos, pou­co im­por­ta que se­jam ne­gó­ci­os no ex­te­ri­or – é pre­ci­so que nin­guém es­te­ja aci­ma da lei e a em­pre­sas ex­por­ta­do­ras de­vem pa­gar to­dos os im­pos­tos que os bra­si­lei­ros pa­gam, não es­ta­mos na Ida­de Mé­dia, não so­mos sú­di­tos de reis e im­pe­ra­do­res su­jei­tos à pa­la­vra de mo­nar­cas. Os três po­de­res de­vem se en­con­trar e de­pois fa­lar com o po­vo que aca­bou a gran­de ma­ma­ta nas ex­por­ta­ções, on­de os ri­cos fi­cam ca­da vez mais ri­cos e os po­bres ca­da vez mais po­bres, pois con­ti­nuam pa­gan­do os im­pos­tos dos ri­cos. E se na­da for fei­to, tal­vez, to­dos nós vol­ta­re­mos a fa­zer par­te da “Sen­za­la”, in­de­pen­den­te da cor, to­dos nu­ma úni­ca con­di­ção, ser po­bre, uma vez que a clas­se mé­dia es­tá aca­ban­do e ca­da dia mais te­mos um pa­ís de ri­cos e mi­se­rá­veis. Os sa­lá­ri­os dos po­bres e re­me­di­a­dos so­bem pou­quís­si­mo e dos ri­cos são ex­tra­or­di­na­ria­men­te al­tos ti­po um di­a­man­te de tri­lhões e tri­lhões … e es­sa de­si­gual­da­de apa­re­ce nos Três Po­de­res, on­de os fun­cio­ná­rios pú­bli­cos têm a atu­a­li­za­ção dos seus ven­ci­men­tos em 4,5% en­quan­to o Con­gres­so Na­ci­o­nal e o Ju­di­ci­á­rio e com ele o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co tem um au­men­to três ve­zes mai­or do que o que é da­do aos Fun­cio­ná­rios Pú­bli­cos, ain­da que tam­bém con­cur­sa­dos, o que é es­tra­nho por­que um dos fun­da­men­tos do Três Po­de­res é a Igual­da­de. É o que es­tá na Cons­ti­tu­i­ção.

 

(Neil­ton Cru­vi­nel, tri­bu­ta­ris­ta)

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