Opinião

Os jovens trabalhadores na boa luta

Diário da Manhã

Publicado em 20 de maio de 2016 às 02:22 | Atualizado há 9 anos

Quem en­trou no mer­ca­do de tra­ba­lho de­pois de 2004 mui­to pro­va­vel­men­te des­co­nhe­ce o que é o de­sem­pre­go es­tru­tu­ral ou de lon­ga du­ra­ção, es­se fa­cão que des­trói vi­das, so­nhos e pers­pec­ti­vas. Por apro­xi­ma­da­men­te uma dé­ca­da, a ge­ra­ção de em­pre­gos foi re­sul­ta­do de uma di­nâ­mi­ca eco­nô­mi­ca de cres­ci­men­to­em um am­bi­en­te de ex­pec­ta­ti­va fa­vo­rá­vel so­bre o fu­tu­ro.

Há al­gum tem­po, a si­tu­a­ção mu­dou e a cri­se eco­nô­mi­ca, fe­nô­me­no cí­cli­co no ca­pi­ta­lis­mo, ga­nhou pre­do­mi­nân­cia. A in­cer­te­za so­bre o fu­tu­ro vol­tou. A cri­se mun­di­al é mui­to gra­ve e atin­ge o Bra­sil. Po­rém, es­ta nos­sa cri­se tam­bém de­cor­re de vá­rios pro­ble­mas in­ter­nos, so­bre­pos­tos. Es­ta­mos den­tro de uma gran­de tem­pes­ta­de eco­nô­mi­ca e po­lí­ti­ca, que tem efei­tos de­vas­ta­do­res so­bre o em­pre­go e os sa­lá­ri­os. O que po­de­mos di­zer aos jo­vens é que es­sa gran­de tur­bu­lên­cia vai pas­sar, que sai­re­mos de­la. O que nin­guém sa­be di­zer é quan­do.

O pe­rí­o­do é de re­sis­tên­cia à des­tru­i­ção que a cri­se pro­vo­ca, acio­nan­do to­dos os me­ca­nis­mos e ins­tru­men­tos de pro­te­ção. É pre­ci­so ter cla­ro que a pri­o­ri­da­de é pre­ser­var os em­pre­gos, ofe­re­cer pro­te­ção aos de­sem­pre­ga­dos e opor­tu­ni­da­des rá­pi­das de aces­so à ren­da. Além da pro­te­ção às pes­so­as, es­sa ação de­ve­res­guar­dar e re­a­ni­mar um ve­tor di­na­mi­za­dor da eco­no­mia, que é o mer­ca­do in­ter­no, mo­vi­do pe­la ca­pa­ci­da­de de con­su­mo das fa­mí­lias.

Além de re­sis­tir, é pre­ci­so in­sis­tir vi­go­ro­sa­men­te na re­to­ma­da do cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, con­di­ção pa­ra a ge­ra­ção e sus­ten­ta­ção dos em­pre­gos. A ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca pre­ci­sa ser re­a­ni­ma­da, com as em­pre­sas de­ci­din­do pro­du­zir. Mas es­sa de­ci­são só se­rá to­ma­da se hou­ver con­fi­an­ça de que ha­ve­rá con­su­mi­do­res in­ter­nos e ex­ter­nos (pes­so­as, fa­mí­lias, em­pre­sas, go­ver­nos) dis­pos­tos a com­prar. Sem de­man­da, não há pro­du­ção e, mui­to me­nos, in­ves­ti­men­to pa­ra am­pli­ar a ca­pa­ci­da­de pro­du­ti­va.

Os tra­ba­lha­do­res com­pram e con­so­mem se ti­ve­rem, an­tes de tu­do, em­pre­go e sa­lá­rio e, nes­sa con­di­ção, o cré­di­to aju­da mui­to pa­ra an­te­ci­par o con­su­mo. As em­pre­sas com­pe­ti­ti­vas in­ves­tem na pro­du­ção se sou­be­rem que con­cor­re­rão em con­di­ções equâ­ni­mes, com es­ta­bi­li­da­de nas re­gras, in­fra­es­tru­tu­ra ade­qua­da pa­ra sus­ten­tar a pro­du­ção e se a de­man­da for efe­ti­va no tem­po. To­dos apos­ta­rão no pre­sen­te, se hou­ver con­fi­an­ça no fu­tu­ro.

Os jo­vens de ho­je vi­ve­ram um pe­rí­o­do de ex­pec­ta­ti­vas fa­vo­rá­veis, so­nha­ram e pro­je­ta­ram su­as vi­das, ti­ve­ram cam­po fa­vo­rá­vel pa­ra cons­truí-las até aqui e con­tri­bu­í­ram, com es­tu­do, tra­ba­lho e con­su­mo, pa­ra uma di­nâ­mi­ca fa­vo­rá­vel da eco­no­mia. Ago­ra se­rá pre­ci­so apren­der a vi­ver em con­di­ções des­fa­vo­rá­veis, en­fren­tar no­vas ad­ver­si­da­des e des­co­brir que a su­pe­ra­ção não ocor­re de ma­nei­ra so­li­tá­ria, mas em con­jun­to, unin­do for­ças e re­vi­go­ran­do as ins­ti­tu­i­ções ca­pa­zes de co­lo­car em mo­vi­men­to a di­nâ­mi­ca do cres­ci­men­to.

O sin­di­ca­to é uma fer­ra­men­ta de re­sis­tên­cia e in­sis­tên­cia na su­pe­ra­ção da cri­se. Des­co­bri-lo co­mo ins­tru­men­to de lu­ta é uma opor­tu­ni­da­de. Fa­zer do sin­di­ca­to um es­pa­ço pa­ra de­ba­ter as saí­das lo­ca­is, se­to­ri­ais, na­ci­o­nais e in­ter­na­cio­nais pa­ra a cri­se é um mo­men­to ra­ro de for­ma­ção. Lu­tar pa­ra im­ple­men­tar es­sas me­di­das é apren­der a cons­tru­ir ex­pec­ta­ti­vas fa­vo­rá­veis que le­va­ma de­ci­sões que an­te­ci­pam o fu­tu­ro, fa­zen­do do pre­sen­te um mo­men­to de cons­tru­ção e in­ves­ti­men­to. De­ci­dem pes­so­as, fa­mí­lias, or­ga­ni­za­ções, em­pre­sas e go­ver­nos.

A boa lu­ta dos sin­di­ca­to­sin­clui, além de ela­bo­rar os di­ag­nós­ti­cos, de­sen­vol­ver a ca­pa­ci­da­de de pro­du­zir e apre­sen­tar pro­pos­tas – o que, co­mo e quan­do fa­zer -, de­ba­tê-las, ne­go­ciá-las, atu­ar pa­ra im­plan­tá-las e tra­ba­lhar pa­ra­cons­truí-las di­a­ria­men­te.

 

(Cle­men­te Ganz Lú­cio, so­ci­ó­lo­go, di­re­tor téc­ni­co do Dieese, mem­bro do CDES – Con­se­lho de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co e So­ci­al e do Gru­po Rein­dus­tri­a­li­za­ção)

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