Opinião

Os pais devem dar condições aos filhos: educação, cultura, esporte e lazer

Diário da Manhã

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 22:30 | Atualizado há 7 anos

As cri­an­ças e ado­les­cen­tes são fru­tos de um his­tó­ri­co so­ci­al e fa­mi­liar. É  de enor­me im­por­tân­cia a in­te­ra­ção en­tre fa­mí­lia / es­co­la / es­por­te. A fa­mí­lia é uma ins­ti­tu­i­ção de su­ma im­por­tân­cia pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e for­ma­ção do su­jei­to, con­for­me des­cri­to na Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção Na­ci­o­nal- LDB (Lei 9.394/96) afir­ma:

“A edu­ca­ção, de­ver da fa­mí­lia e do Es­ta­do, ins­pi­ra­da nos prin­cí­pios de li­ber­da­de e nos ide­ais de so­li­da­ri­e­da­de hu­ma­na, tem por fi­na­li­da­de o ple­no de­sen­vol­vi­men­to do edu­can­do, seu pre­pa­ro pa­ra o exer­cí­cio da ci­da­da­nia e sua qua­li­fi­ca­ção pa­ra o tra­ba­lho”. (LDB/1996. art. 2º). No mo­men­to em que a cri­an­ça ini­cia uma ati­vi­da­de fí­si­ca, jun­ta­men­te com os be­ne­fí­ci­os fí­si­cos, ela ob­tém tam­bém be­ne­fí­ci­os so­ci­ais e psi­co­ló­gi­cos. An­tes de qual­quer ex­pec­ta­ti­va quan­to ao de­sem­pe­nho da cri­an­ça, é fun­da­men­tal o res­pei­to à fa­se de de­sen­vol­vi­men­to mo­tor que ela se en­con­tra, as­sim co­mo sua ma­tu­ra­ção cog­ni­ti­va e emo­cio­nal.

O es­por­te de­ve ser um pra­zer, uma brin­ca­dei­ra. De­ve ser o mo­men­to de en­con­trar os ami­gos e se di­ver­tir e, jun­to com is­so, apren­der um es­por­te e de­sen­vol­ver ha­bi­li­da­des fí­si­cas. Até os seis anos a cri­an­ça imi­ta su­per­fi­ci­al­men­te as re­gras, mas co­mu­men­te só exis­tem ven­ce­do­res e ne­nhum per­de­dor. Até os 11 anos, cria-se o gos­to pe­la vi­tó­ria so­bre o opo­nen­te, res­pei­tan­do ri­go­ro­sa­men­te a re­gra, sen­do ain­da mui­to im­por­tan­te o pra­zer pe­la ati­vi­da­de.

Dos 11 anos em di­an­te as re­gras são bem en­ten­di­das e se­gui­das, não ti­ran­do a pos­si­bi­li­da­de de ela­bo­rar no­vas re­gras pró­pri­as. Ain­da que até os sete anos as ati­vi­da­des mo­to­ras são fon­tes de pra­zer e ex­pe­ri­ên­cias de co­nhe­ci­men­to de su­as ca­pa­ci­da­des e li­mi­ta­ções. A per­for­man­ce com sig­ni­fi­ca­do so­ci­al só ocor­re a par­tir des­te pe­rí­o­do e per­sis­te até os 10 anos, per­sis­tin­do po­rém a di­fi­cul­da­de de com­pre­en­são das re­la­ções cau­sais de de­sem­pe­nho, sen­do as­sim, atri­bu­ir re­la­ções cau­sais in­cor­re­tas às der­ro­tas (di­fi­cul­da­de do jo­go, fal­ta de ha­bi­li­da­de, fal­ta de es­for­ço, etc.) po­de cau­sar frus­tra­ção e con­se­quen­te fal­ta de mo­ti­va­ção.

As­sim, até apro­xi­ma­da­men­te os 12 anos, o es­por­te de­ve man­ter o fo­co na brin­ca­dei­ra, no lú­di­co, e a par­tir daí ser exi­gi­do mais aten­ção às re­gras e exe­cu­ção dos mo­vi­men­tos cor­re­tos. Em re­la­ção à com­pe­ti­ção, é im­por­tan­te par­tir da pró­pria cri­an­ça a von­ta­de de fa­zer par­te de­la ou não. Quan­do a com­pe­ti­ção é mais um mo­men­to de en­con­trar os ami­gos, tor­cer por eles e pas­sar um dia di­ver­ti­do, do que ven­cer ou per­der, as chan­ces de­la par­ti­ci­par e sa­ir sa­tis­fei­ta são mai­o­res.

 

(An­dré Jú­ni­or, mem­bro UBE –  Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res)


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