Pai-nosso! A oração universal que Jesus Cristo nos ensinou
Diário da Manhã
Publicado em 19 de março de 2017 às 02:33 | Atualizado há 8 anos
Uma das orações mais belas e mais práticas é a oração do Pai -nosso, essa oração foi proferida por Jesus Cristo durante o Sermão do Monte que está registrado no Evangelho de Mateus nos capítulos 05, 06 e 07, No Sermão do Monte Jesus dita as regras básicas do Cristianismo, enfatizando a importância de vivermos uma vida cristã prática, atentando, sobretudo, para algumas virtudes essenciais, tais como: O amor, o perdão, a mansidão, a paz, a misericórdia, a pobreza de espírito, a pureza de coração, a prática das boas obras, e uma vida de transparência e ética.
Jesus nos ensinou a orar da seguinte forma: Mateus 6.9-13 – “Pai Nosso”, essa expressão significa que Deus é um Deus de todos os povos, não existe um Deus que esteja a serviço exclusivo meu ou ainda um Deus que venha atender os meus caprichos. A expressão: “Nosso” quer dizer que Deus é um Deus que embora seja único, está além das religiões, pois, ele é o nosso Pai Celestial, é um Deus que ama a todos sem distinção. “Que Estais no Céu”, essa expressão significa que Deus é um Deus Todo poderoso, porque a expressão “ céu” dá-nos a ideia de ilimitado, ou aquele que está além do natural, além das coisas físicas, uma vez que esse Deus é o Deus criador, o mantenedor e o sustentador de todas coisas no universo.
“Santificado seja o vosso nome” , a palavra “santo” significa: separado (separado de e separado para) o nome de Deus é um nome único mas possui alguns significados, vejamos alguns : Aquele que é forte, aquele que tudo pode, aquele que não tem nem princípio e nem fim, o El Shaday: Deus Todo Poderoso, podemos destacar também algumas traduções do nome de Deus : ” Elohim” (Deus na língua hebraica) Javé, Jeová , Yavé e Adonay, ou ainda o “Eu Sou” (Êxodo 3.14) Quando Moisés perguntou para Deus o seu nome ele respondeu: “Eu sou o que sou, Eu sou”. “ Venha a nós o vosso reino” , existe uma diferença entre o reino do céu e o reino de Deus, o reino do céu é a glória celestial ou um lugar onde Deus habita em sua plenitude. Já o Reino de Deus, fala-nos de uma dimensão espiritual que todo cristão pode desfrutar a partir de uma vida de conversão a Deus e de obediência a sua palavra, por meio do “novo nascimento” João 3.3 ( mudança radical de pensamentos e de atitudes) podemos também afirmar que a Igreja de Jesus na terra é uma manifestação prática do reino de Deus, esse reino também fala de vivermos um vida de paz, de justiça, de harmonia no mundo e com o nosso próximo, por isso, precisamos sempre orar: “Venha o teu reino”, venha a tua paz, venha a tua justiça, venha a tua misericórdia.
“Seja feita a vossa vontade “, vontade de Deus nos fala da sua soberania e da sua sabedoria, porque todas as coisas estão sob o controle da vontade de Deus, por exemplo, nem tudo aquilo que pedimos para Deus ele nos concede, por que? Porque nem sempre aquilo que pedimos irá nos fazer bem, pois, ás vezes pedimos algo para satisfazer o nosso ego, as nossas emoções, o nosso orgulho, ou até mesmo para humilhar o nosso próximo. Quando conformamos com a vontade de Deus, e, esperamos todas as coisas acontecer no tempo dele vivemos um vida mais tranquila e sem ansiedades, pois, Deus conhece o nosso presente e o nosso futuro, por isso, que tudo é feito conforme a sua vontade; em muitos casos nos podemos até mesmo protestarmos e revoltarmos contra a vontade de Deus, mas, passadas as emoções e o tempo, nos iremos concordar que algo que aconteceu foi bom para nós, porque Deus estava no controle e era a sua vontade.
“Assim na terra como no céu” , todas as coisas obedecem um hierarquia, um controle, um caminho a ser percorrido, tudo o que plantamos nessa terra iremos colher, Deus é extremamente justo e todas as coisas estão sob as leis Divinas. “Não nos deixeis cair em tentação”, Deus nos livra da tentação mas, somos responsáveis pelos nossos atos, Deus perdoa pecados, mas, os nossos pecados terão consequências; a tentação pode ser evitada por nós porque todas as nossas escolhas terão resultados bons ou ruins, depende de nós. “ Mas livrai-nos do Mal”, o mal existe, o bem também, Deus é um Deus poderoso que tem o poder de nos guardar sempre. Amém!
(Giovani Ribeiro Alves, filósofo, professor de Filosofia na Rede Pública Estadual, em Goiânia, escritor, poeta, e articulista do Diário da Manhã)