Opinião

Parabéns ao Movimento Salve Jóquei!

Diário da Manhã

Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 22:23 | Atualizado há 7 anos

Ten­do si­do at­le­ta do bas­que­te no Jó­quei Clu­be de Go­i­ás, es­tou, co­mo to­dos os jo­que­a­nos em Go­i­â­nia, im­pres­sio­na­do com a pos­sí­vel des­tru­i­ção des­te nos­so im­por­tan­te pa­tri­mô­nio. E in­dig­na­do, pois o clu­be é par­te da his­tó­ria da nos­sa ci­da­de.

O Jó­quei Clu­be de Go­i­ás, si­tu­a­do na re­gi­ão cen­tral de nos­sa ca­pi­tal, po­de vol­tar a ser um im­por­tan­te equi­pa­men­to ur­ba­no pa­ra so­ci­a­li­za­ção, se o po­der pú­bli­co qui­ser, é cla­ro.

Após inú­me­ras ges­tões que fra­cas­sa­ram na mis­são de re­cu­pe­rar a fre­quên­cia de jo­que­a­nos no clu­be, sua si­tu­a­ção de dí­vi­das e de­te­rio­ra­ção exi­ge que se­jam fei­tas par­ce­rias e a re­qua­li­fi­ca­ção de seu uso. O que não quer di­zer que se­ja ne­ces­sá­ria a ven­da do mes­mo.

Co­mo pro­fis­si­o­nal da Edu­ca­ção Fí­si­ca, não po­de­ria dei­xar de me ma­ni­fes­tar di­an­te de nos­sa so­ci­e­da­de, atu­al­men­te vol­ta­da pa­ra o mun­do vir­tu­al.

Di­ver­sas no­tí­cias têm si­do ve­i­cu­la­das, so­bre o po­der do sol no me­ta­bo­lis­mo hu­ma­no, co­mo fon­te de vi­ta­mi­na “D”. Sa­be­mos que a sa­ú­de e o la­zer são im­pres­cin­dí­veis à qua­li­da­de de vi­da e que o se­den­ta­ris­mo, ou hi­po­ci­ne­sia, tem cau­sa­do do­en­ças os­te­o­mus­cu­la­res, além de tran­stor­nos neu­ro­ló­gi­cos e psí­qui­cos até, co­mo de­pres­são e an­sie­da­de.

Do mes­mo mo­do, as re­la­ções so­ci­ais vêm se de­te­rio­ran­do.

En­tão, co­mo não es­pe­rar que o Jó­quei se­ja sal­vo do po­der eco­nô­mi­co, pa­ra que jo­que­a­nos e a ci­da­de pos­sam des­fru­tar de seus es­pa­ços pa­ra a prá­ti­ca de es­por­tes, a con­vi­vên­cia, o la­zer?

Es­tou no Mo­vi­men­to Sal­ve Jó­quei e em­bo­ra não pos­sa me de­di­car mui­to, pa­ra­be­ni­zo o pes­so­al pe­la lu­ta sé­ria, com­pro­me­ti­da não so­men­te com os pró­prios in­te­res­ses, mas com a co­le­ti­vi­da­de, com a his­tó­ria da ci­da­de, com a vi­da, em sua es­sên­cia.

Es­pe­ro que o Mo­vi­men­to, jun­to ao po­der pú­bli­co de Go­i­â­nia, en­con­tre as me­di­das ne­ces­sá­rias pa­ra a re­a­de­qua­ção e re­va­lo­ri­za­ção do Jó­quei Clu­be de Go­i­â­nia, um pa­tri­mô­nio pro­je­ta­do por Pau­lo Men­des da Ro­cha, ar­qui­te­to mo­der­nis­ta, con­sa­gra­do e re­co­nhe­ci­do in­ter­na­cio­nal­men­te com prê­mios im­por­tan­tes, co­mo o Le­ão de Ou­ro da Bi­e­nal de Ar­qui­te­tu­ra de Ve­ne­za em 2016 e o Prê­mio Pritzker, há dez anos.

É no mí­ni­mo um con­tra sen­so, a des­tru­i­ção des­te pa­tri­mô­nio ofe­re­ci­do à Go­i­â­nia, pe­lo seu fun­da­dor, Pe­dro Lu­do­vi­co. Um des­res­pei­to à me­mó­ria de­le, de nos­so po­vo e de nos­sa his­tó­ria.

Sal­ve Jó­quei!

 

(Ju­lio Cé­sar de Oli­vei­ra, for­ma­do em Marke­ting e Edu­ca­ção Fí­si­ca)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias