Opinião

Parábola da figueira e o advento do filho do homem

Redação DM

Publicado em 25 de fevereiro de 2018 às 01:10 | Atualizado há 7 anos

E dis­se-lhes uma pa­rá­bo­la: “Da fi­guei­ra apren­dei es­ta pa­rá­bo­la: Ve­de a fi­guei­ra e to­das as ár­vo­res. Quan­do já os seus ra­mos se tor­nam ten­ros e as sua fo­lhas co­me­çam a bro­tar, olhan­do-as, sa­beis que es­tá pró­xi­mo o ve­rão. As­sim tam­bém vós, quan­do vir­des acon­te­cer to­das es­sas coi­sas, sa­bei que o Rei­no de Deus es­tá pró­xi­mo e que ele (o Fi­lho do Ho­mem) es­tá pró­xi­mo, às por­tas.

Em ver­da­de vos di­go que es­ta ge­ra­ção não pas­sa­rá até que tu­do is­so acon­te­ça. O céu e a ter­ra pas­sa­rão, mas não pas­sa­rão as mi­nhas pa­la­vras.

Quan­to ao dia e a ho­ra, po­rém, nin­guém sa­be, nem os an­jos dos céus, nem o Fi­lho, so­men­te o Pai.

Co­mo nos di­as de Noé, se­rá a Vin­da do Fi­lho do Ho­mem. Pois co­mo na­que­les di­as que pre­ce­de­ram o di­lú­vio, es­ta­vam os ho­mens co­men­do e be­ben­do, ca­san­do-se e dan­do-se em ca­sa­men­to, até o dia em que Noé en­trou na ar­ca, e não o per­ce­be­ram, até que veio o di­lú­vio e os le­vou a to­dos. As­sim se­rá tam­bém a Vin­da do Fi­lho do Ho­mem.

En­tão, es­tan­do dois no cam­po, um se­rá le­va­do e o ou­tro dei­xa­do. Es­tan­do du­as mo­en­do no mo­i­nho, uma se­rá le­va­da e a ou­tra dei­xa­da.

Vi­gi­ai, por­tan­to, por­que não sa­beis a que ho­ra há de vir o vos­so Se­nhor. Es­tai aten­tos a vós mes­mos, pa­ra que vos­sos co­ra­ções não fi­quem pe­sa­dos pe­la de­vas­si­dão, pe­los ex­ces­sos do co­mer e do be­ber, pe­las pre­o­cu­pa­ções da vi­da, e as­sim ve­nha re­pen­ti­na­men­te so­bre vós aque­le Dia. Por­que vi­rá co­mo um la­ço so­bre to­dos os ha­bi­tan­tes da fa­ce de to­da a ter­ra. Por­tan­to, vi­gi­ai e orai em to­do tem­po, pa­ra ser­des dig­nos de es­ca­par de tu­do o que de­ve acon­te­cer e de fi­car de pé di­an­te do Fi­lho do Ho­mem.

Es­tai aten­tos, vi­gi­ai e orai, por­que não sa­beis quan­do se­rá es­se tem­po. Se­rá co­mo um ho­mem que, par­tin­do pa­ra uma lon­ga vi­a­gem, dei­xa a sua ca­sa, dá au­to­ri­da­de a seus ser­vos, de­sig­nan­do a ca­da um o seu tra­ba­lho e ao por­tei­ro or­de­nou que vi­gi­as­se.

Vi­gi­ai, por­tan­to, por­que não sa­beis quan­do vi­rá o se­nhor da ca­sa; se à tar­de, se à meia-noi­te, se ao can­tar do ga­lo, se pe­la ma­nhã, pa­ra que, vin­do de re­pen­te, não vos en­con­tre dor­min­do.

Com­pre­en­dei is­to: se o do­no da ca­sa sou­bes­se a que ho­ra vi­ria o la­drão, vi­gi­a­ria e não dei­xa­ria que sua ca­sa fos­se ar­rom­ba­da. Por is­so, tam­bém vós, fi­cai pre­pa­ra­dos, por­que nu­ma ho­ra em que não pen­sais, vi­rá o Fi­lho do Ho­mem. O que vos di­go, di­go a to­dos: vi­gi­ai!”

(Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 24, vv. 32 a 44 – Mar­cos, cap. 13, vv. 28 a 37 – Lu­cas, cap. 21, vv. 29 a 36).

 

Je­sus pros­se­gue com o seu Ser­mão Pro­fé­ti­co. Ele com­pa­ra os acon­te­ci­men­tos fu­tu­ros com al­guns si­nais da fi­guei­ra e de ou­tras ár­vo­res. Do mes­mo mo­do que os ra­mos e as fo­lhas des­sas ár­vo­res anun­ci­am a pro­xi­mi­da­de do ve­rão, as­sim tam­bém os acon­te­ci­men­tos anun­ci­a­dos in­di­cam que o Rei­no de Deus es­tá pró­xi­mo.

O Mes­tre no en­si­na que a Lei Di­vi­na tem o seu mo­men­to de co­bran­ça pa­ra ca­da um de nós. Ci­clos evo­lu­ti­vos in­di­vi­dua­is e co­le­ti­vos se abrem e se fe­cham pa­ra que to­das as coi­sas se­jam res­ta­be­le­ci­das. Não se po­de fu­gir do mo­men­to es­pi­ri­tual do re­tor­no à Ca­sa do Pai. Por is­so, tor­na-se ne­ces­sá­rio e ur­gen­te a vi­gi­lân­cia mo­ral por­que não se sa­be quan­do ocor­re­rá es­se mo­men­to de co­bran­ça da Lei. Se­rá o tem­po ine­vi­tá­vel da co­lhei­ta.

A vi­gi­lân­cia re­co­men­da­da por Je­sus con­sis­te em não pra­ti­car o mal, cau­san­do da­nos mo­ra­is ou ma­te­ri­ais ao pró­xi­mo. A ora­ção, além de bus­car e de per­ma­ne­cer em sin­to­nia com Deus, é a pro­mo­ção da prá­ti­ca do bem com to­das as pos­si­bi­li­da­des, apro­vei­tan­do to­das as opor­tu­ni­da­des de ser­vir em prol da fe­li­ci­da­de alheia.

Es­ses en­si­nos de Je­sus lem­bra um dos prin­cí­pios da Fí­si­ca Quân­ti­ca es­ta­be­le­ci­do por Wer­ner Heisnberg em 1926/27: o Prin­cí­pio da In­cer­te­za, se­gun­do o qual não é pos­sí­vel pre­ver a po­si­ção exa­ta que um elé­tron ocu­pa na ele­tros­fe­ra de um áto­mo.

Em nos­sa obra “O Di­rei­to Na­tu­ral e a Jus­ti­ça Quân­ti­ca” pu­bli­ca­da pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás, em 2017, tam­bém co­men­ta­mos:

“Ao se con­si­de­rar que a Me­câ­ni­ca Clás­si­ca é po­si­ti­va e pre­vi­sí­vel em seus pos­tu­la­dos, ve­ri­fi­ca-se o con­trá­rio com a Me­câ­ni­ca Quân­ti­ca, a qual tra­ba­lha com pro­ba­bi­li­da­des e in­cer­te­zas. Quan­do se es­tu­da os mo­vi­men­tos das par­tí­cu­las atô­mi­cas ve­ri­fi­ca-se, por exem­plo, a in­cer­te­za da lo­ca­li­za­ção exa­ta do elé­tron em vol­ta do nú­cleo do áto­mo. Tam­bém não se co­nhe­ce o des­ti­no do elé­tron du­ran­te o tem­po do sal­to quân­ti­co. Ele de­sa­pa­re­ce até al­can­çar a pró­xi­ma ca­ma­da que o abri­ga­rá, o que dei­xa os fí­si­cos per­ple­xos, sem res­pos­tas.”

Pa­ra Deus, no en­tan­to, na­da é Quân­ti­co. Tu­do pa­ra Ele é pre­vi­sí­vel por­quan­to co­nhe­ce o prin­cí­pio, o meio e o des­ti­no de to­das as coi­sas. Se­gun­do o Mes­tre, “nem os an­jos dos céus, nem o Fi­lho, so­men­te o Pai” sa­be o dia e a ho­ra da vin­da do Fi­lho do Ho­mem e da che­ga­da do Rei­no de Deus.

O mo­men­to exa­to da vin­da do Fi­lho do Ho­mem, ou se­ja, do es­tá­gio fi­nal pa­ra a per­fei­ção do Es­pí­ri­to, se­gun­do os pa­râ­me­tros ter­re­nos, não se sa­be. No en­tan­to, é pos­sí­vel per­ce­ber quan­do se­rá es­sa vin­da ao se ob­ser­var os si­nais men­ci­o­na­dos por Je­sus, o que igual­men­te se apli­ca em re­la­ção ao nos­so en­con­tro com o di­vi­no Mes­si­as.

O Mes­tre ain­da men­ci­o­na Noé, que cons­tru­iu uma ar­ca pa­ra se abri­gar do di­lú­vio com a sua fa­mí­lia e pa­ra quem de­se­jas­se, mas não sa­bia os mo­men­tos exa­tos do iní­cio e do tér­mi­no des­se acon­te­ci­men­to que per­du­rou por um ano. (Gê­ne­sis, 5-10). Ao re­la­tar es­se epi­só­dio, o Mes­tre as­se­ve­rou: “Co­mo nos di­as de Noé, se­rá a vin­da do Fi­lho do Ho­mem”. O Mes­si­as lem­bra que os con­tem­po­râ­ne­os de Noé, por des­pre­za­rem os seus avi­sos acer­ca do di­lú­vio, su­cum­bi­ram di­an­te do ca­ta­clis­mo.

Do mes­mo mo­do, evi­te­mos os ca­ta­clis­mos pro­ve­ni­en­tes da se­le­ção ine­vi­tá­vel do joio e do tri­go, con­for­me es­sa ad­ver­tên­cia do Cris­to:

“Es­tai aten­tos a vós mes­mos, pa­ra que vos­sos co­ra­ções não fi­quem pe­sa­dos pe­la de­vas­si­dão, pe­los ex­ces­sos do co­mer e do be­ber, pe­las pre­o­cu­pa­ções da vi­da, e as­sim ve­nha re­pen­ti­na­men­te so­bre vós aque­le Dia”.

Es­sas pa­la­vras do Mes­tre ain­da cor­ro­bo­ram com a in­ter­pre­ta­ção que ele fez com a Pa­rá­bo­la do Se­me­a­dor quan­do se re­fe­riu à par­te das se­men­tes que caiu en­tre es­pi­nhos e não ger­mi­na­ram por­que fo­ram con­su­mi­das de­vi­do ao “pe­so dos cui­da­dos do mun­do, da se­du­ção da ri­que­za, das am­bi­ções de ou­tras coi­sas e dos pra­ze­res da vi­da”. (Ma­teus, 13:18-23).

Je­sus de­se­ja evi­tar que su­cum­ba­mos ao pe­so da cruz do es­ta­cio­na­men­to evo­lu­ti­vo, sem­pre do­lo­ro­so e des­ne­ces­sá­rio à as­cen­são es­pi­ri­tual. Ele al­me­ja im­pe­dir os de­sas­tres mo­ra­is que nos se­pa­ram de en­tes que­ri­dos e nos dis­tan­ci­am de mun­dos ven­tu­ro­sos ou me­lho­res do que a Ter­ra: “es­tan­do dois no cam­po, um se­rá le­va­do e o ou­tro dei­xa­do. Es­tan­do du­as mo­en­do, uma se­rá le­va­da e a ou­tra dei­xa­da”.

Es­te­ja­mos aten­tos di­an­te dos sin­ge­los si­nais de trans­for­ma­ções ou de tran­si­ções, pre­cur­so­res dos gran­des acon­te­ci­men­tos que ad­vi­rão.

As ver­da­des di­vul­ga­das por Je­sus tran­scen­dem o tem­po e o es­pa­ço por­quan­to são de ori­gem di­vi­na. Cum­pra­mos os de­ve­res que nos com­pe­tem sem pro­cras­ti­nar, lem­bran­do no dia a dia, a ca­da ma­nhã, des­sa ori­en­ta­ção do di­vi­no Mes­si­as: “O que vos di­go, di­go a to­dos: vi­gi­ai!”

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

 


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