Opinião

Parábola do vinho novo em odres velhos

Diário da Manhã

Publicado em 26 de agosto de 2018 às 01:04 | Atualizado há 7 anos

De­pois fo­ram a Je­sus os dis­cí­pu­los de Jo­ão e os fa­ri­seus que es­ta­vam je­ju­an­do e per­gun­ta­ram-lhe:

“Por que é que nós, dis­cí­pu­los de Jo­ão e os dos fa­ri­seus, je­jua­mos fre­quen­te­men­te e fa­ze­mos lon­gas ora­ções, e os teus, pe­lo con­trá­rio, co­mem e be­bem co­mo faz to­da gen­te?”

Je­sus res­pon­deu-lhes:

“Por aca­so po­dem je­ju­ar ou fi­car tris­tes os con­vi­da­dos do ca­sa­men­to en­quan­to o noi­vo es­tá com eles? En­quan­to o noi­vo es­ti­ver com eles, não po­dem je­ju­ar. Di­as vi­rão, po­rém, em que o noi­vo lhes se­rá ti­ra­do, e en­tão nes­ses di­as je­ju­a­rão”.

Pro­pôs-lhes tam­bém uma pa­rá­bo­la:

“Nin­guém cos­tu­ra re­men­do de pa­no no­vo em rou­pa ve­lha, por­que o re­men­do no­vo, pe­lo fa­to de en­co­lher, re­pu­xa a rou­pa ve­lha e o ras­gão tor­na-se mai­or, tam­bém o re­men­do do no­vo não com­bi­na­rá com a rou­pa ve­lha.

E nin­guém põe vi­nho no­vo em odres ve­lhos; ca­so con­trá­rio, o vi­nho fa­rá ar­re­ben­tar os odres, o vi­nho se der­ra­ma e per­dem-se os odres. Co­lo­que-se, an­tes, vi­nho no­vo em odres no­vos pa­ra que am­bos se con­ser­vem. E nin­guém há que, be­ben­do vi­nho ve­lho, quei­ra lo­go be­ber do no­vo, por­que diz: o ve­lho é me­lhor!” (Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 9, vv. 14 a 17 – Mar­cos, cap. 2, vv. 18 a 22 – Lu­cas, cap. 5, vv. 33 a 39).

 

Du­ran­te o ban­que­te na ca­sa de Ma­teus, Je­sus é ques­ti­o­na­do a res­pei­to do com­por­ta­men­to de seus dis­cí­pu­los por­que não pra­ti­ca­vam o je­jum con­for­me as tra­di­ções ju­dai­cas. O di­vi­no Mes­si­as, sem re­pro­var a prá­ti­ca do je­jum, ex­pli­ca que os seus dis­cí­pu­los ain­da não ne­ces­si­ta­vam des­se exer­cí­cio es­pi­ri­tual vin­cu­la­do ao de­sen­vol­vi­men­to das vir­tu­des da dis­ci­pli­na, da tem­pe­ran­ça, da for­ta­le­za in­te­ri­or e da pu­ri­fi­ca­ção do cor­po en­quan­to es­ti­ves­sem sob su­as ori­en­ta­ções di­re­tas.

Ao no­tar que os dis­cí­pu­los de Jo­ão Ba­tis­ta e os dos fa­ri­seus não com­pre­en­de­ram o seu en­si­no por meio da me­tá­fo­ra, Je­sus nar­rou-lhes uma pa­rá­bo­la, ex­pli­can­do por qua­is ra­zões não se po­de cos­tu­rar re­men­do de pa­no no­vo em rou­pa ve­lha nem por vi­nho no­vo em re­ci­pi­en­tes ve­lhos. Is­so por­que não se po­de adap­tar no­vos e efi­ca­zes en­si­na­men­tos e prá­ti­cas es­pi­ri­tua­is aos en­si­nos e cos­tu­mes que não aten­dem ou que aten­dem par­ci­al­men­te às ne­ces­si­da­des evo­lu­ti­vas do es­pí­ri­to.

Em­bo­ra a prá­ti­ca do je­jum de ali­men­tos aju­de no de­sen­vol­vi­men­to do au­to­con­tro­le, na cu­ra de en­fer­mi­da­des e na ma­nu­ten­ção da sa­ú­de psi­co­fí­si­ca, Je­sus pro­pôs um ti­po de je­jum mais de­sa­fi­a­dor e ne­ces­sá­rio à evo­lu­ção do Es­pí­ri­to: o je­jum es­pi­ri­tual, ou se­ja, a ab­sti­nên­cia de ati­tu­des que des­res­pei­tam os di­rei­tos na­tu­ra­is do pró­xi­mo, por meio da qual é pos­sí­vel de­sen­vol­ver o amor, a ca­ri­da­de, a com­pai­xão, o sen­so de jus­ti­ça e o con­di­cio­na­men­to da dis­ci­pli­na. Des­se mo­do, Je­sus cen­su­ra as prá­ti­cas ex­te­rio­res sem o com­pro­me­ti­men­to es­pi­ri­tual tão ne­ces­sá­rio ao pro­ces­so evo­lu­ti­vo.

Nes­se con­tex­to, é tam­bém pos­sí­vel con­si­de­rar que não há co­mo con­ci­li­ar no­vos pa­drões men­tais, os qua­is con­tri­bu­em com a evo­lu­ção in­te­lec­to-mo­ral, com há­bi­tos ad­qui­ri­dos que não mais aten­dam aos in­te­res­ses do no­vo ní­vel de evo­lu­ção es­pi­ri­tual que se de­se­ja al­can­çar. O pa­drão men­tal que é ne­ces­sá­rio, útil ou im­por­tan­te em de­ter­mi­na­do grau evo­lu­ti­vo po­de­rá não mais sa­tis­fa­zer às exi­gên­cias de um grau su­pe­ri­or de evo­lu­ção. No en­tan­to, du­ran­te o pe­rí­o­do de tran­si­ção en­tre um pa­drão men­tal e ou­tro mais avan­ça­do é pos­sí­vel ve­ri­fi­car, em mui­tos ca­sos, a exis­tên­cia de com­por­ta­men­tos con­tra­di­tó­rios, cau­sa­do­res de des­con­for­tos fí­si­cos e con­sci­en­cia­is, até que os no­vos há­bi­tos com­po­nham de­fi­ni­ti­va­men­te a no­va es­tru­tu­ra de per­so­na­li­da­de.

O “ho­mem no­vo” e o “ho­mem ve­lho”, se­gun­do a con­cep­ção evo­lu­ti­va do após­to­lo Pau­lo, são pa­drões men­tais exis­ten­tes em to­dos os ní­veis de evo­lu­ção es­pi­ri­tual. Is­so, até que se al­can­ce um ní­vel de per­fei­ção in­te­lec­to-mo­ral, quan­do não mais se te­nha de es­co­lher en­tre o bem e o mal, co­mo nor­ma de com­por­ta­men­to, re­sul­ta­do do uso do li­vre-ar­bí­trio. O ho­mem no­vo, per­ten­cen­te a de­ter­mi­na­do ní­vel de evo­lu­ção es­pi­ri­tual, se­rá o ho­mem ve­lho em ní­vel evo­lu­ti­vo mais adi­an­ta­do. Em­bo­ra os pa­drões men­tais do ho­mem ve­lho se­jam ne­ces­sá­rios pa­ra se al­can­çar ní­veis mais adi­an­ta­dos de evo­lu­ção, se­rão in­com­pa­tí­veis com os pa­drões men­tais do ho­mem no­vo, que os des­pre­za­rá de­fi­ni­ti­va­men­te.

Je­sus tam­bém nos en­si­na que não é pos­sí­vel tran­si­tar in­de­fi­ni­da­men­te en­tre um ní­vel evo­lu­ti­vo mais adi­an­ta­do e ou­tro mais atra­sa­do. Em al­gum mo­men­to, ha­ve­rá uma es­ta­bi­li­da­de evo­lu­ti­va, que per­mi­ti­rá uma re­la­ti­va paz, até o in­di­ví­duo apren­der co­mo evo­lu­ir sem ten­tar uma ade­qua­ção en­tre as vir­tu­des e os ví­ci­os, ou se­ja, sem ten­tar “cos­tu­rar re­men­do no­vo em pa­no ve­lho” ou “co­lo­car vi­nho no­vo em odres ve­lhos”. Tam­bém, não ra­ras ve­zes, es­sa es­ta­bi­li­da­de evo­lu­ti­va ocor­re quan­do exis­te al­gum ti­po de pres­são de­cor­ren­te da Lei Na­tu­ral do Pro­gres­so, a qual sem­pre re­gu­la o com­por­ta­men­to do in­di­ví­duo, con­du­zin­do-o às ati­tu­des de res­pei­to aos di­rei­tos na­tu­ra­is de to­dos os se­res da Na­tu­re­za, além de es­ta­be­le­cer de­ve­res na­tu­ra­is, in­dis­pen­sá­veis à evo­lu­ção es­pi­ri­tual.

Em ní­veis me­nos adi­an­ta­dos de evo­lu­ção es­pi­ri­tual, há uma ten­dên­cia de aco­mo­da­ção que ten­de a im­pe­dir qual­quer mu­dan­ça pa­ra ní­vel evo­lu­ti­vo mais avan­ça­do. Es­sa ten­dên­cia ocor­re de­vi­do a fa­to­res ex­ter­nos, por exem­plos, so­ci­ais, cul­tu­ra­is e bi­o­ló­gi­cos, e tam­bém de­vi­do a fa­to­res in­ter­nos, por exem­plos, es­pi­ri­tua­is, mo­ra­is, psi­co­e­mo­cio­nais e afe­ti­vos. Por is­so, Je­sus afir­mou: “E nin­guém há que, be­ben­do vi­nho ve­lho, quei­ra lo­go be­ber do no­vo, por­que diz: o ve­lho é me­lhor!” No en­tan­to, as leis na­tu­ra­is da Evo­lu­ção es­pi­ri­tual pos­si­bi­li­ta­rão que es­ses mes­mos fa­to­res, em adi­an­ta­das ma­ni­fes­ta­ções, trans­for­mem-se em ele­men­tos ou fa­to­res mo­ti­va­do­res pa­ra mu­dan­ça de ní­vel evo­lu­ti­vo. Is­so por­que nin­guém es­tá con­de­na­do a per­ma­ne­cer in­de­fi­ni­da­men­te em de­ter­mi­na­do ní­vel evo­lu­ti­vo. Deus, em sua in­fi­ni­ta mi­se­ri­cór­dia, pos­si­bi­li­ta aos seus fi­lhos a ca­pa­ci­da­de de de­sen­vol­ver ta­len­tos, sen­tir vo­ca­ções e de en­con­trar opor­tu­ni­da­des que fa­cul­te ao es­pí­ri­to apro­xi­mar-se ca­da vez mais das ven­tu­ras do Seu Rei­no de Amor e Jus­ti­ça.

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é es­cri­tor, pes­qui­sa­dor, mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, www.cul­tu­ra.trd.br)


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