Opinião

Parábola dos talentos

Redação DM

Publicado em 18 de março de 2018 às 00:01 | Atualizado há 7 anos

“Se­rá tam­bém co­mo um ho­mem que, ten­do de vi­a­jar pa­ra fo­ra do pa­ís, cha­mou os seus ser­vos e lhes con­fiou os seus bens. A um deu cin­co ta­len­tos, a ou­tro dois e a ou­tro um, se­gun­do a ca­pa­ci­da­de de ca­da um de­les. De­pois par­tiu.

Ime­di­a­ta­men­te, o que re­ce­be­ra cin­co ta­len­tos saiu e ne­go­ciou com eles, ga­nhan­do ou­tros cin­co. Do mes­mo mo­do, o que re­ce­be­ra dois ga­nhou ou­tros dois. Mas o que só ti­nha re­ce­bi­do um, saiu, fez uma co­va na ter­ra e es­con­deu o di­nhei­ro do seu se­nhor.

De­pois de mui­to tem­po, veio o se­nhor da­que­les ser­vos e ajus­tou con­tas com eles. En­tão, apro­xi­man­do-se o que re­ce­be­ra cin­co ta­len­tos, en­tre­gou-lhe ou­tros cin­co, di­zen­do: ‘Se­nhor, con­fi­as­te-me cin­co ta­len­tos. Aqui es­tão ou­tros cin­co que ga­nhei’. Dis­se-lhe o se­nhor: ‘Mui­to bem, ser­vo bom e fi­el! So­bre o pou­co fos­te fi­el, so­bre o mui­to te co­lo­ca­rei. En­tra na ale­gria do teu se­nhor!’

Apro­xi­man­do-se tam­bém o que re­ce­be­ra dois ta­len­tos, dis­se: ‘Se­nhor, dois ta­len­tos me con­fi­as­te. Aqui es­tão ou­tros dois que ga­nhei’. Dis­se-lhe o se­nhor: ‘Mui­to bem, ser­vo bom e fi­el! So­bre o pou­co fos­te fi­el, so­bre o mui­to te co­lo­ca­rei. En­tra na ale­gria do teu se­nhor!’

Apro­xi­man­do-se, fi­nal­men­te, o que re­ce­be­ra um ta­len­to, dis­se: ‘Se­nhor, eu sei que és um ho­mem se­ve­ro, que cei­fas on­de não se­me­as­te e ajun­tas on­de não es­pa­lhas­te. As­sim, pois, ate­mo­ri­za­do, fui ocul­tar de­bai­xo da ter­ra o teu ta­len­to. Aqui tens o que é teu’.

Res­pon­deu-lhe o se­nhor: ‘Ser­vo mau e pre­gui­ço­so, sa­bi­as que eu cei­fo on­de não se­me­ei e que ajun­to on­de não es­pa­lhei? De­vi­as, por­tan­to, ter de­po­si­ta­do o meu di­nhei­ro com os ban­quei­ros, e, quan­do eu vi­es­se, re­ce­be­ria com ju­ros o que é meu. Ti­rai-lhe o ta­len­to e dai ao que tem dez. Por­que a to­do aque­le que tem se­rá da­do e te­rá em abun­dân­cia. Mas ao que não tem, até o que tem lhe se­rá ti­ra­do. Lan­çai o ser­vo inú­til nas tre­vas ex­te­rio­res. Ali ha­ve­rá cho­ro e ran­ger de den­tes!’ ”

(Evan­ge­lho de Ma­teus, cap. 25, vv. 14 a 30).

 

A Pa­rá­bo­la dos Ta­len­tos nar­ra­da uni­ca­men­te pe­lo Evan­ge­lho de Ma­teus é se­me­lhan­te a Pa­rá­bo­la das Mi­nas nar­ra­da por Lu­cas (19:12-27). É o pros­se­gui­men­to do Ser­mão Pro­fé­ti­co de Je­sus, com­ple­men­tan­do a Pa­rá­bo­la das dez vir­gens. Mais uma vez, o Mes­tre res­sal­ta a ne­ces­si­da­de do cum­pri­men­to do de­ver di­an­te da con­fi­an­ça da Mi­se­ri­cór­dia Di­vi­na. Nes­ta pa­rá­bo­la ob­ser­va-se que a Lei Mo­ral do Tra­ba­lho e a Lei de Jus­ti­ça, Amor e Ca­ri­da­de es­ta­be­le­cem di­re­tri­zes se­gu­ras pa­ra o pro­gres­so in­te­lec­to-mo­ral do Es­pí­ri­to.

Os ta­len­tos são ha­bi­li­da­des na­tu­ra­is con­ce­di­das por Deus ao Es­pí­ri­to, por exem­plos: a vi­da, a in­te­li­gên­cia e a li­ber­da­de. Na pa­rá­bo­la, Je­sus con­si­de­rou o ta­len­to co­mo uni­da­de mo­ne­tá­ria que va­lia 60 mi­nas. Mi­na era uma mo­e­da gre­ga que va­lia cem drac­mas. Um boi na­que­la épo­ca cus­ta­va cin­co drac­mas. Por­tan­to, o ta­len­to, era uma uni­da­de mo­ne­tá­ria de mui­to va­lor.

O Mes­tre es­ta­va às vés­pe­ras de ser pre­so e mar­ti­ri­za­do, fa­tos que con­si­de­rou o pre­nún­cio de sua vi­a­gem pa­ra fo­ra do pa­ís se­gun­do ana­lo­gia com a pa­rá­bo­la. Os ser­vos são os seus dis­cí­pu­los, que re­ce­be­ram de su­as mãos os bens mais pre­ci­o­sos da ver­da­de, do amor e da jus­ti­ça. De acor­do com a ca­pa­ci­da­de de ca­da um, Je­sus ou­tor­gou-lhes a mis­são de mul­ti­pli­car os seus en­si­nos.

Os dis­cí­pu­los do Cris­to são aque­les que se com­pro­me­tem a cum­prir a mis­são de pra­ti­car e di­vul­gar a sua men­sa­gem. Nes­ta nar­ra­ti­va, es­ses dis­cí­pu­los são re­pre­sen­ta­dos por três ser­vos. Mais uma vez, o nú­me­ro três que sim­bo­li­za a co­mu­ni­ca­ção pa­ra o per­fei­to en­ten­di­men­to da men­sa­gem.

Ao pri­mei­ro ser­vo ou dis­cí­pu­lo, aque­le que o se­nhor con­fiou mai­or bem pa­ra ser ad­mi­nis­tra­do, foi con­fi­a­do cin­co ta­len­tos. O nú­me­ro cin­co sim­bo­li­za a ex­pan­si­vi­da­de. Ao se­gun­do, o se­nhor deu dois ta­len­tos. O nu­me­ro dois re­pre­sen­ta o com­pa­nhei­ris­mo. Ao ter­cei­ro deu ape­nas um ta­len­to. O nú­me­ro um sim­bo­li­za a in­di­vi­dua­li­da­de. A so­ma dos ta­len­tos ofe­re­ci­dos aos ser­vos é oi­to, nú­me­ro que re­pre­sen­ta o po­der, a ri­que­za.

De­pois de con­fi­ar os seus bens pa­ra aos seus fun­cio­ná­rios, o ho­mem par­tiu, sim­bo­li­zan­do o que acon­te­ceu ao Mes­tre de­pois de fe­char o seu ci­clo de vi­da ter­re­na.

Os dois pri­mei­ros ser­vos do­bra­ram os ta­len­tos en­quan­to o que re­ce­be­ra um ta­len­to en­ter­rou o di­nhei­ro com me­do de re­ce­ber re­pri­men­da de seu pa­trão por re­a­li­zar ne­gó­cio mal su­ce­di­do.

Di­an­te das pos­tu­ras dos bons ser­vos, o ho­mem lhes dis­se: “Mui­to bem, ser­vo bom e fi­el! So­bre o pou­co fos­te fi­el, so­bre o mui­to te co­lo­ca­rei. En­tra na ale­gria do teu se­nhor!” Quem cum­pre seus de­ve­res, ain­da que mí­ni­mos, ga­nha­rá a ale­gria de as­su­mir mai­o­res res­pon­sa­bi­li­da­des di­an­te da con­fi­an­ça do Pai Ce­les­tial.

Ao que na­da fez pa­ra mul­ti­pli­car o ta­len­to, o ho­mem o cha­mou de “Ser­vo mau e pre­gui­ço­so” e or­de­nou que o úni­co ta­len­to con­fi­a­do fos­se trans­fe­ri­do ao que ti­nha dez ta­len­tos e que es­se ser­vo fos­se lan­ça­do nas tre­vas ex­te­rio­res, ou se­ja, nas di­fi­cul­da­des tor­tu­o­sas que en­con­tra­ria fo­ra da obe­di­ên­cia di­an­te das Leis de Deus.

Ou­tras re­fle­xões de­vem ser des­ta­ca­das a par­tir des­ta pa­rá­bo­la:

  1. a) os ta­len­tos fo­ram dis­tri­bu­í­dos na pro­por­ção da ca­pa­ci­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va de ca­da um, ou se­ja, de seus ní­veis evo­lu­ti­vos;
  2. b) os ta­len­tos tam­bém re­pre­sen­tam as opor­tu­ni­da­des evo­lu­ti­vas ofe­re­ci­das pe­la mi­se­ri­cór­dia di­vi­na a ca­da Es­pí­ri­to en­car­na­do ou de­sen­car­na­do;
  3. c) a gra­ti­dão é a vir­tu­de que ini­cia o pro­gres­so em to­dos os sen­ti­dos. Quem não sa­be agra­de­cer o que tem, per­de­rá até o que pen­sa ter.
  4. d) na se­a­ra da res­pon­sa­bi­li­da­de, é me­lhor fa­zer o mí­ni­mo pos­sí­vel do que na­da fa­zer ou atra­pa­lhar os que fa­zem. No ca­so da pa­rá­bo­la, de­po­si­tar o ta­len­to num ban­co pa­ra hau­rir ren­di­men­tos se­ria a úl­ti­ma op­ção por­quan­to não há tra­ba­lho com es­sa prá­ti­ca. Mas nem is­so foi fei­to pe­lo ter­cei­ro ser­vo.
  5. e) as bên­çã­os são mul­ti­pli­ca­das quan­do se é res­pon­sá­vel, pro­du­zin­do por in­ter­mé­dio do tra­ba­lho mais sin­ge­lo em prol da vi­da, do apro­vei­ta­men­to do tem­po, da li­ber­da­de, do res­pei­to, da fa­mí­lia, da sa­ú­de, da in­te­li­gên­cia e de to­das as opor­tu­ni­da­des ofe­re­ci­das pe­la bon­da­de di­vi­na.
  6. f) a re­com­pen­sa dos que cum­prem seus de­ve­res mo­ra­is, sem­pre se­rá a ale­gria que uma con­sci­ên­cia re­ta po­de pro­por­ci­o­nar.

O dia ou o mo­men­to da pres­ta­ção de con­tas an­te as bên­çã­os re­ce­bi­das sem­pre che­ga­rá, em­bo­ra não se­ja pos­sí­vel sa­ber quan­do e co­mo ocor­re­rá es­sa co­bran­ça. No en­tan­to, di­an­te do tri­bu­nal da con­sci­ên­cia, to­dos os di­as e ho­ras são mo­men­tos pa­ra se cor­ri­gir o pas­sa­do de­li­tuo­so por meio do ar­re­pen­di­men­to, da hu­mil­da­de, do per­dão, do amor ou da mu­dan­ça de con­du­ta pa­ra o Bem. Des­se mo­do, es­ta­re­mos em sin­to­nia com as Leis de Deus e des­fru­ta­re­mos das Bem-aven­tu­ran­ças con­for­me os en­si­nos de Je­sus. Vi­gi­e­mos e ore­mos pa­ra que es­se mo­men­to de gló­ria não mais se­ja adi­a­do.

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é um edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta bra­si­lei­ro. Au­tor do li­vro Um dia em Je­ru­sa­lém, da AB Edi­to­ra. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)


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