Patrick Barcellos: exemplo de um jovem promissor a ser seguido
Diário da Manhã
Publicado em 24 de maio de 2017 às 02:41 | Atualizado há 8 anosDefinir Patrick Barcellos é muito difícil. É público e notório que o que ele mais valoriza, diante de todas as provas que passou, é o amor. Conhecemos uma parte de uma frase, não sei o autor, mas ela define bem quem é esse jovem: viver é amar. É o que ele faz: vive. Estávamos numa roda de amigos tecendo elogios a este jovem e fizemo-nos uma pergunta. Quem é Patrick Barcellos? “Ele é uma certeza de que vale a pena viver”.
Quem conhece a fama circunspecta e excessivamente natural desse jovem Patrick Barcellos, que construiu em seus últimos 33 anos de vida, experimenta um alívio agradável ao conhecer que, hoje, ele tem sido um exemplo de cidadão a ser seguido. O jovem Patrick Barcellos é o oposto da imagem sisuda dessa nova geração. Mas que as aparências não enganem.
Perguntamo-nos por que ele é assim, escolhido. Então nos lembramos de uma reflexão de Pedro Bial que diz o seguinte: “A gente é o que a gente escolhe ser. Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar ‘minha vida’”. É isso, não tem segredo, somos o reflexo das nossas escolhas, optamos por viver dessa maneira, pensar dessa maneira, então somos nós quem decide se devemos ou não mudar. Todos sabem que quando fazemos escolhas temos um preço a pagar por elas, e, acredite, pagamos muito caro por apenas querermos ser quem somos.
Não podemos nos esquecer das suas origens, ou extinguir de nossas memórias pessoas que passaram em nossas vidas. Seu pai, o saudoso Dr. Delcides. Seja por dor ou alegria. Marcas ficaram, e são elas que batizaram e está construindo esse jovem promissor Patrick Barcellos. Quero aqui reunir o seu passado, presente e futuro. Ele se vê formado pelo passado, enxergando-se no presente, porém planejando o futuro. Não se pode apagar o passado. Pois nada mais somos, se não nosso passado inteiro concentrado num único ponto, no agora que, por sua vez nos prepara para uma única coisa: “o amanhã.”.
Um novo ciclo tem começado na vida desse nosso jovem amigo Patrick Barcellos, essa é a palavra. Sabemos muito mais o que ele quer e, com certeza, o momento está favorável. Sabemos quando uma pessoa vem para fazer história, para deixar um legado para as próximas gerações, como seu Pai deixou na justiça do Estado e, por que não dizer, do Brasil. Sou um homem feliz e realizado por fazer parte desse abençoado ciclo de amizade de Patrick Barcellos.
(João Nascimento, jornalista)