Pedofilia, Baleia Azul e The H4ters, jogos ou males que ameaçam nossas crianças?
Diário da Manhã
Publicado em 2 de abril de 2018 às 22:36 | Atualizado há 7 anos
Sabemos que a internet hoje tem uma influência sem precedentes na nossa sociedade, mas de uma forma especial interferem sobremaneira no comportamento das nossas crianças e adolescentes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a depressão é resultado de uma combinação complexa de fatores sociais, psicológicos e biológicos”. A estimativa da OMS indica que a depressão atinge até 13% dos jovens entre 10 e 19 anos de idade, sendo um dos principais distúrbios a incapacitar os jovens. Como durante essa fase da vida o organismo passa por transformações profundas, o jovem pode apresentar mudanças de humor e comportamento, sem que isso seja motivo para preocupação.
Tudo isto faz acender o alerta sobre dois temas importantes que, no Brasil, não gostamos ou evitamos discutir: suicídio e depressão. Dados divulgados pela BBC Brasil, indicam que, entre 1980 e 2014, a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos aumentou 27,2% no Brasil.
O jogo “Baleia Azul” alerta para outras situações muito importantes, como, por exemplo, a ausência dos pais na vida dos filhos. Com o mundo corrido que se vive atualmente carregado de muito trabalho, a ausência em casa faz com que os responsáveis, muitas vezes, não saibam o que se passa nas vidas de seus filhos. Nossos jovens estão sofrendo algum tipo de assédio na escola ou no seu grupo de amigos, ou até na própria internet, e os pais não têm conhecimento. Então, este jogo surge para os adolescentes como um alívio ou fuga de problemas tão comuns nesta idade de formação do corpo e da personalidade dos jovens.
Recentemente em Goiás tivemos o suicídio de três jovens que se mataram de forma isolada. Este fato chamou a atenção do país inteiro, sendo até matéria da revista Veja.
Através das investigações, a polícia descobriu que os adolescentes tinham ligações com um grupo de whatsapp denominado The H4ters, que em português quer dizer “Os Odi4dores”.
Dos moldes do “Baleia Azul”, o grupo estimula e induz seus participantes ao suicídio através de desafios macabros, como se enforcar ou tomar diversos medicamentos de uma só vez.
Extremamente preocupante esta situação que vem ceifando a vida de nossas crianças e adolescentes. Apresentei projeto na Câmara Municipal de Goiânia que trata justamente deste tema: “A Semana da Internet segura nas Escolas Municipais”.
Nosso projeto visa auxiliar os pais neste controle, orientando, alertando e protegendo as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, sobre o perigo de casos como “A Baleia Azul”, The H4ters, a pedofilia, e a diminuição do uso exagerado de computadores e celulares pelas nossas crianças.
Esperamos com esta atitude contribuir com a diminuição destas tragédias que, infelizmente, são cada dia mais comuns e têm abalado lares brasileiros. Nós que somos pais temos a obrigação de redobrar nossa atenção no comportamento, nos celulares e computadores de nossos adolescentes, para evitar com isto este mal que caminhe tão perto de nossos filhos.
(Dr. Paulo Daher, vereador, médico ginecologista e presidente metropolitano do Democratas)