Opinião

Pedro Ludovico Teixeira e o batismo cultural de Goiânia

Diário da Manhã

Publicado em 12 de julho de 2017 às 00:00 | Atualizado há 8 anos

Go­i­â­nia foi fun­da­da na dé­ca­da de 1930, o lan­ça­men­to da pe­dra fun­da­men­tal ocor­reu no dia 24 de ou­tu­bro de 1933. Uma das cau­sas pa­ra o sur­gi­men­to de Go­i­â­nia, foi a  Mar­cha pa­ra o Oes­te, cri­a­da e in­cen­ti­va­da pe­lo Pre­si­den­te Ge­tú­lio Var­gas, vi­san­do a ocu­pa­ção e o pro­gres­so do Cen­tro- Oes­te do Bra­sil. Um dos gran­des mar­cos da Mar­cha pa­ra o Oes­te em Go­i­ás, foi a cri­a­ção da Co­lô­nia Agrí­co­la, na Ci­da­de de Ce­res  ( Ce­res é o no­me da deu­sa ro­ma­na da agri­cul­tu­ra) on­de o Go­ver­no Var­gas, já na­que­la épo­ca apoi­a­va e in­ves­tia no pro­je­to de  Re­for­ma Agrá­ria.

O Ba­tis­mo Cul­tu­ral de Go­i­â­nia é uma da­ta de su­ma im­por­tân­cia pa­ra a his­tó­ria da nos­sa ca­pi­tal, pois, foi um ti­po de inau­gu­ra­ção ofi­ci­al de Go­i­â­nia, so­bre­tu­do, por­que es­sa da­ta tor­nou-se co­nhe­ci­da em to­do o Pa­ís, e a par­tir de en­tão, Go­i­â­nia pas­sou a ser fre­quen­ta­da por inú­me­ros tu­ris­tas, in­clu­si­ve, por pes­so­as ilus­tres do meio ar­tís­ti­co, po­lí­ti­co e mu­si­cal. A ce­ri­mô­nia do Ba­tis­mo Cul­tu­ral de Go­i­â­nia ocor­reu no Te­a­tro Go­i­â­nia, que ha­via si­do inau­gu­ra­do re­cen­te­men­te, e que fo­ra cons­tru­í­do no mo­de­lo ar­qui­te­tô­ni­co Art Dé­co, jun­ta­men­te com inú­me­ros ou­tros pré­di­os da no­va ca­pi­tal, co­mo os pré­di­os lo­ca­li­za­dos na Pra­ça Cí­vi­ca: O Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, o Mu­seu Zo­ro­as­tro Ar­ti­a­ga, a Bi­bli­o­te­ca pú­bli­ca Ma­ri­e­ta Tel­les Ma­cha­do, o Co­re­to, a tor­re do re­ló­gio no iní­cio da Ave­ni­da Go­i­ás, além do an­ti­go pré­dio do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral e mui­tos ou­tros lo­ca­li­za­dos por di­ver­sos lo­ca­is do Cen­tro de Go­i­â­nia.

Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, fun­da­dor de Go­i­â­nia, era mé­di­co, nas­ci­do na Ci­da­de de Go­i­ás no dia 23 de ou­tu­bro de 1891, e  fa­le­ci­do em Go­i­â­nia, no dia 16 de Agos­to de 1979. Foi ca­sa­do com Do­na Ger­ci­na  Bor­ges Tei­xei­ra, con­si­de­ra­da a “mãe dos po­bres”, pois , co­mo Pri­mei­ra- da­ma de Go­i­ás, de­sen­vol­veu um ex­ten­so tra­ba­lho so­ci­al em prol dos me­nos fa­vo­re­ci­dos. Pe­dro Lu­do­vi­co além de fun­da­dor de Go­i­â­nia e Go­ver­na­dor de Go­i­ás, foi in­ter­ven­tor e Se­na­dor da Re­pú­bli­ca , par­ti­ci­pou ati­va­men­te da Re­vo­lu­ção de 1930, foi um ho­mem que vi­veu mui­to além do seu tem­po, era um ser vi­si­o­ná­rio,  en­fren­tou di­ver­sas for­ças con­trá­ri­as que se opu­nham a trans­fe­rên­cia da Ca­pi­tal de “ Go­i­ás Ve­lho” pa­ra Go­i­â­nia, mas, Pe­dro Lu­do­vi­co não se he­si­tou e com mui­ta co­ra­gem e es­pí­ri­to pro­gres­sis­ta al­can­çou o seu ob­je­ti­vo, cons­tru­in­do Go­i­â­nia, a Ci­da­de com a qual ele tan­to so­nha­va. Pe­dro Lu­do­vi­co tam­bém era um ho­mem eru­di­to, aman­te de uma boa lei­tu­ra e de uma boa mú­si­ca, gos­ta­va mui­to de ou­vir o tan­go “La com­par­si­ta’  de au­to­ria do uru­gu­aio  Ge­ral­do Ma­tos Ro­dri­guéz. Era tam­bém apre­cia­dor de bons fil­mes, in­clu­si­ve era fre­quen­ta­dor as­sí­duo dos ma­ti­nês do ex­tin­to Ci­ne Ca­sa­blan­ca, lo­ca­li­za­do na rua 08, rua do la­zer, no Cen­tro de Go­i­â­nia.

É im­pos­sí­vel fa­lar­mos da his­tó­ria de Go­i­â­nia, sem men­ci­o­nar­mos o no­me de Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, o dia 24 de ou­tu­bro de 1933, ani­ver­sá­rio de Go­i­â­nia, quan­do ocor­reu o lan­ça­men­to da pe­dra fun­da­men­tal da ci­da­de , e tam­bém o dia 05 de no­vem­bro de 1942, da­ta do Ba­tis­mo Cul­tu­ral de Go­i­â­nia, que foi  um gran­de even­to que con­tou com a pre­sen­ça de di­ver­sas au­to­ri­da­des, além de gran­des per­so­na­li­da­des da mú­si­ca e da cul­tu­ra de mo­do ge­ral. Por­tan­to, a his­tó­ria da fun­da­ção de Go­i­â­nia es­tá to­tal­men­te li­ga­da ao seu Ba­tis­mo Cul­tu­ral.

 

(Gio­va­ni Ri­bei­ro Al­ves, fi­ló­so­fo, pro­fes­sor de Fi­lo­so­fia, His­tó­ria e Ge­o­gra­fia no Co­lé­gio Es­ta­du­al Vi­da No­va, em Go­i­â­nia, es­cri­tor, po­e­ta e ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)


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