Opinião

Perfil do aluno de “sucesso”

Diário da Manhã

Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 21:39 | Atualizado há 7 anos

“Apren­di o si­lên­cio com os fa­la­do­res, a to­le­rân­cia com os in­to­le­ran­tes, a bon­da­de com os mal­do­sos; e, por es­tra­nho que pa­re­ça, sou gra­to a es­ses pro­fes­so­res.”

Kha­lil Gi­bran

 

O alu­no de su­ces­so foi cri­a­do pe­la ins­ti­tu­i­ção fa­mi­liar, con­ju­ga­da com a igre­ja e es­co­la, en­si­na­ram-no so­bre o ver­da­dei­ro ci­da­dão, sen­do ele rei­vin­di­ca­dor de seus di­rei­tos, mas se es­que­ce­ram de lhe di­zer que só é dig­no de di­rei­tos, quem cum­pre seus de­ve­res. En­si­na­ram-no so­bre o ver­da­dei­ro ci­da­dão, co­mo sen­do ele con­quis­ta­dor das aten­ções, pa­ra não pas­sar des­per­ce­bi­do em ne­nhum mo­men­to se­quer, im­põe-se, en­tre­tan­to se es­que­ce­ram de lhe di­zer, tam­bém, que a “pa­lha­ça­da” faz a di­fe­ren­ça, po­rém é inú­til, nes­se ca­so. No Bra­sil, só o Ti­ri­ri­ca é um pa­lha­ço de su­ces­so.

O alu­no de su­ces­so não po­de ver uma aglo­me­ra­ção ba­ru­lhen­ta que ele cor­re pa­ra lá, gri­tan­do: — Por­ra­da! Por­ra­da! Por­ra­da!!! Co­mo o mun­do MO­DER­NO o en­si­na me­lhor! Ho­je, já se se­pa­ra bri­gas com “splay’ de pi­men­ta, e há co­lí­rios de­sir­ri­ta­do­res dos olhos en­fu­ma­ça­dos das coi­sas. E ain­da se atre­ve fa­zer o iné­di­to re­la­tó­rio do tu­mul­to, por­que pre­sen­ciou só o al­vo­ro­ço!

O alu­no de su­ces­so não se aca­nha em trans­gre­dir qual­quer lei ao re­a­li­zar seus ca­pri­chos: men­te, rou­ba, xin­ga, edi­ta con­ver­sas no ce­lu­lar, ame­a­ça, ten­ta su­bor­nar etc. De­pois apos­sa-se do fin­gi­men­to pa­ra pa­re­cer ví­ti­ma e con­ti­nu­ar sor­rin­do, de con­sci­ên­cia lim­pa, àque­les que ele mas­sa­crou.

O alu­no de su­ces­so rei­vin­di­ca igual­da­de com os seus pro­fes­so­res, e sai gri­tan­do nos cor­re­do­res: — “Se o pro­fes­sor po­de, eu tam­bém pos­so!” Mas, a ati­tu­de re­fe­ren­ci­al não são os dons dos mes­tres, po­rém as ma­ze­las de­les, pois não são per­fei­tos. En­tão o alu­no re­cla­ma por­que o pro­fes­sor não usa uni­for­me, às ve­zes atra­sam e os­ten­tam al­guns pri­vi­lé­gios, ti­po: o lan­che di­fe­ren­ci­a­do. Ele co­pia mais os er­ros dos pro­fes­so­res do que os seus acer­tos. Al­guns ze­lam por uma ca­mu­fla­gem: O olhar pe­ne­tran­te; ca­be­los des­gre­nha­dos; mo­chi­la sem­pre nas cos­tas; te­le­mó­vel no bol­so da ca­mi­sa; mui­tos li­vros nas mãos; cal­ça com mui­tos bol­sos es­tu­fa­dos; bra­ce­le­te além de re­ló­gio; são mais po­pu­la­res que  os pro­fes­so­res na uni­da­de es­co­lar.

O alu­no de su­ces­so, mes­mo não sa­ben­do es­cre­ver cor­re­ta­men­te, in­ca­paz de fa­zer uma re­da­ção es­co­lar, quan­do al­guém lhe avi­sa de um er­ro de de­sem­pe­nho na es­cri­ta do pro­fes­sor, ele es­can­da­li­za e gri­ta de­bo­cha­da­men­te: — “Que pro­fes­sor de por­tu­guês é es­se?!” Hu­mi­lhar os pro­fes­so­res lhe im­por­ta mais, as­sim ele so­bre­pu­ja em sua bus­ca de re­co­nhe­ci­men­to dos apren­di­zes ao su­ces­so.

Es­se ti­po de alu­no, é sem­pre bem ori­en­ta­do pa­ra bus­car aju­da jun­to às au­to­ri­da­des as­sis­ten­ci­ais, ca­so o su­ces­so es­te­ja de­mo­ran­do. Por su­pos­tos pre­ju­í­zos, cho­ram e obri­gam seus pa­is, que nun­ca po­dem ir à es­co­la bus­car seu bo­le­tim, a irem de­sa­ca­tar pro­fes­so­res e co­or­de­na­do­res. Sa­ir por ci­ma é o in­te­res­san­te, de­pois ele res­tau­ra­rá a re­la­ção com os ofen­di­dos, fa­zen­do gra­ci­nhas, des­ta vez,  con­ve­nien­tes.

O alu­no de su­ces­so es­tá sem­pre ner­vo­so, e pro­cu­ra re­sol­ver qual­quer si­tu­a­ção de for­ma vi­o­len­ta, por mais sim­ples que ela se­ja, in­di­can­do que o ódio de­ve su­pe­rar a ra­zão. Fa­zen­do me­do a to­do mun­do, as­sim di­mi­nu­em seus de­sa­fi­os. Mas, es­que­ce­ram de lhe di­zer que res­pon­der os de­sa­fi­os o fa­rá gran­de.

O pri­mei­ro pas­so na bus­ca do su­ces­so é o alu­no ro­dar o li­vro no de­do. O li­vro fe­cha­do em al­ta ve­lo­ci­da­de em seu de­do é uma for­ma de do­mí­nio. As alu­nas de su­ces­so já não po­dem fa­zer es­sa li­ção, por cau­sa das unhas bem tra­ba­lha­das, mal pe­gam na ca­ne­ta pa­ra não es­tra­gá-las, en­tão se agre­gam aos do­mi­na­do­res e ri­em por bo­ba­gem, co­mo si­nal de apoio, des­fru­tan­do do sta­tus.

O pro­fes­sor, que quer so­bre­vi­ver, sub­me­te-se  ao “pas­so-a-pas­so” do alu­no “he­rói” e o ele­ge co­mo re­pre­sen­tan­te de clas­se, ou se­ja, pe­ga ca­ro­na com os bem-su­ce­di­dos pa­ra so­frer me­nos, mes­mo ten­do de as­si­nar uma ad­ver­tên­cia a ca­da se­ma­na por de­nún­cias de alu­no, ques­ti­o­nan­do o tra­ba­lho de­le. Eu re­cor­ro, tam­bém, à iro­nia, mi­nha ar­ma, até en­tão, se­cre­ta.

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

 


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