Opinião

Perguntar não ofende

Redação DM

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 03:57 | Atualizado há 7 anos

“Se vo­cê tem que per­gun­tar quan­to cus­ta, é por­que não po­de com­prar”

  1. P. Mor­gan

 

Alu­nos pre­gui­ço­sos vão à es­co­la, obri­ga­dos pe­la lei da so­ne­ga­ção in­te­lec­tu­al e ora se­du­zi­dos pe­los fa­vo­res po­li­ti­quei­ros do go­ver­no, mas não que­rem au­las!!! Ah, au­la… Úni­ca coi­sa que te­nho pa­ra pres­tar-lhes!!!

Es­tou che­gan­do em ci­ma da ho­ra, pa­ra meu tur­no de tra­ba­lho, na cor­re­ria, vou à úl­ti­ma sa­la do cor­re­dor. À me­di­da que vou pas­san­do nas por­tas tu­mul­tu­a­das por alu­nos, eles me per­gun­tam: – por que o se­nhor veio ho­je, pro­fes­sor?

En­tão res­pon­do com ou­tra per­gun­ta: – quem es­tá no lu­gar er­ra­do? …E ecoa no meu ín­ti­mo a per­gun­ta: Se­rá se eu es­tou no lu­gar cer­to!

A es­co­la pú­bli­ca es­tá apo­dre­ci­da! Os alu­nos de mo­do al­gum que­rem fi­car na sa­la de au­la. Co­mo o pro­fes­sor po­de en­ca­mi­nhar os tra­ba­lhos com eles pas­se­an­do nos cor­re­do­res, se “agar­ran­do” e se es­con­den­do das co­or­de­na­do­ras nos ba­nhei­ros e nas ou­tras sa­las de­sa­per­ce­bi­dos pe­los pro­fes­so­res? Es­ses, os pi­o­res es­tu­dan­tes, são os mais re­cla­ma­do­res por fa­ci­li­da­des e no­tas bo­as, eles de­nun­ci­am, pra­gue­jam, bri­gam e xin­gam; nun­ca fo­ram avi­sa­dos de na­da, eles nun­ca sa­bem de na­da e jo­gam sem­pre a cul­pa no pro­fes­sor, en­fim, in­di­re­ta­men­te, no sis­te­ma. En­tre­tan­to, são es­ses os “afi­lha­dos” dos po­lí­ti­cos, aos qua­is mo­vem su­as ações de “su­ces­so”. Tão pou­co há al­guém bom pa­ra quem não é bom. Eu cul­po o sis­te­ma, tam­bém por ser vi­ci­a­do e to­le­ran­te de­mais.

Se ba­nhar­mos um por­co e per­fu­má-lo, ves­ti-lo com fi­nas rou­pas, ele vai vol­tar à la­ma. Nem to­das as pes­so­as nas­ce­ram pa­ra es­tu­dar, e o sis­te­ma ain­da nem en­ten­deu is­so ou ne­gli­gen­cia a com­pre­en­são dis­so, pois mai­or nú­me­ro de­les, mais ver­bas pa­ra a uni­da­de es­co­lar. Es­ta, por sua vez, tor­na-se co­ni­ven­te com os res­to­lhos da edu­ca­ção, pen­san­do no lu­cro fi­nan­cei­ro. Mas, não se ati­na pa­ra a re­a­li­da­de dos re­sul­ta­dos aca­dê­mi­cos: bai­xos ín­di­ces nas pro­vas ex­ter­nas. Quan­do al­guém é for­ça­do a fa­zer al­go in­de­se­ja­do, faz exa­ta­men­te o in­de­vi­do, e eles vão ali so­men­te pa­ra atra­pa­lhar os ou­tros. Eu de jei­to ne­nhum sou pa­go pa­ra se­pa­rar bri­gas de alu­nos mal­cri­a­dos, sou es­pe­cia­lis­ta em Lín­gua Por­tu­gue­sa e eles ja­mais me dei­xam fa­zer o que sei fa­zer e do jei­to que apren­di. A la­ma do chi­quei­ro tam­bém res­pin­gou em mim, ali­ás já não me sin­to tão bom co­mo de­ve­ria. Ou me­lhor, quan­do es­tou em um lu­gar pa­re­ci­do com chi­quei­ro, os es­pí­ri­tos de por­co pen­sam que sou por­co. Até aí, não me in­co­mo­da, pois eu, ba­se­a­do em mim, tam­bém fi­co pen­san­do so­bre eles se­rem gen­te ci­vi­li­za­da: de­sa­fe­tos tro­ca­dos não dói!

Is­so é mui­to evi­den­te e não en­ga­na nin­guém, as­sim co­mo na pa­rá­bo­la, o Fi­lho pró­di­go tam­pou­co se tor­nou por­co com os por­cos, os por­cos nem se tor­na­ram hu­ma­nos atra­vés da sua con­vi­vên­cia no chi­quei­ro. Po­rém, eles não só me su­jam, mas tam­bém mor­dem. Por is­so, ou eu saiu do es­pa­ço de­les, se­guin­do ati­tu­de do ra­paz ar­re­pen­di­do, ou eles sa­em do meu re­du­to. Sou ju­deu por con­vic­ção, não me ali­men­to de por­co! To­da­via, não sei on­de ban­que­te­ar, se on­de vi­vo a mai­o­ria co­me por­co.

Ci­en­tis­tas com es­pí­ri­to de por­co des­co­bri­ram se­me­lhan­ças no­tá­veis en­tre hu­ma­nos e su­í­nos. “Eu ve­jo o por­co co­mo um gran­de mo­de­lo ani­mal pa­ra os ma­les do mo­do de vi­da hu­ma­no. Os por­cos gos­tam de fi­car va­gan­do por aí, eles gos­tam de be­ber e, se ti­ve­rem chan­ce, pro­va­vel­men­te vão sen­tar e ver TV”, diz Lawren­ce Scho­ok, da Uni­ver­si­da­de de Il­li­nois, um dos men­to­res da pes­qui­sa: https://maryworks.wordpress.com/2017/06/23/cal­ma-cal­ma-ain­da-es­ta-em-tes­te/ (link vi­si­ta­do em 17/08/2018).

Bas­tan­tes são igua­is aos por­cos; uns pou­cos, a águias, e aque­la mai­o­ria é ape­nas gen­te co­mum, e a es­co­la tra­di­cio­nal de mo­do al­gum ser­ve pa­ra ne­nhum de­les, ela não tem chan­ce de so­bre­vi­vên­cia.

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)


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