Opinião

Plano B

Diário da Manhã

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 23:59 | Atualizado há 7 anos

Mui­tos ques­ti­o­nam quan­to à ori­gem da Co­di­fi­ca­ção do Es­pi­ri­tis­mo. Quem po­de­ria fa­zer al­go tão gran­di­o­so?

Uma per­so­na­li­da­de re­ve­ren­ci­a­da do sé­cu­lo XIX, com só­li­da car­rei­ra no cam­po da edu­ca­ção, com con­si­de­rá­vel pro­du­ção edi­to­ri­al pa­ra a cul­tu­ra da lín­gua fran­ce­sa: o pro­fes­sor Hi­pollyte Le­on De­ni­zard Ri­vail, foi o es­co­lhi­do.

Ao as­su­mir a ta­re­fa, pa­ra evi­tar qual­quer in­flu­ên­cia de sua co­nhe­ci­da e res­pei­ta­da pro­du­ção au­to­ral, re­cor­reu ao pseu­dô­ni­mo Al­lan Kar­dec tor­nan­do-se o co­pi­la­dor da 3ª re­ve­la­ção.

Ques­ti­o­nam mais: se Kar­dec fa­lhas­se na con­cre­ti­za­ção da obra da es­pi­ri­tua­li­da­de su­pe­ri­or, te­rí­a­mos a Dou­tri­na dos Es­pí­ri­tos?

Co­mo se de­sen­vol­ve­ria a pro­gra­ma­ção e a pro­fe­cia pa­ra o Con­so­la­dor Pro­me­ti­do por Je­sus?

A im­plan­ta­ção da Dou­tri­na dos Es­pí­ri­tos es­ta­va pro­gra­ma­da e de­fi­ni­da, há sé­cu­los.

O lan­ça­men­to de O li­vro dos Es­pí­ri­tos, em 1857 e o des­do­bra­men­to de seus con­cei­tos atra­vés de mais qua­tro obras con­sis­ten­tes, con­tou com pla­no es­tra­té­gi­co bem es­tru­tu­ra­do. Se Kar­dec fa­lhas­se po­de­ria ha­ver um su­ces­sor?

Em Obras Pós­tu­mas, o Co­di­fi­ca­dor re­ce­beu a se­guin­te co­mu­ni­ca­ção do Es­pí­ri­to Ver­da­de : “A mis­são dos re­for­ma­do­res es­tá cheia de es­co­lhos e de pe­ri­gos e a tua é ru­de, dis­so te pre­vi­no, por­que é o mun­do in­tei­ro que se tra­ta de agi­tar e de trans­for­mar.”

Co­men­tou Kar­dec: “Es­cre­vo es­ta no­ta no dia 1º de ja­nei­ro de 1867, dez anos e meio de­pois que es­ta co­mu­ni­ca­ção me foi da­da, e ve­ri­fi­co que ela se re­a­li­zou em to­dos os pon­tos, por­que ex­pe­ri­men­tei to­das as vi­cis­si­tu­des que ne­la me fo­ram anun­ci­a­das.(…) En­tre­tan­to, gra­ças à pro­te­ção e à as­sis­tên­cia dos bons Es­pí­ri­tos, que sem ces­sar me têm da­do pro­vas ma­ni­fes­tas de sua so­li­ci­tu­de, sou fe­liz em re­co­nhe­cer que não te­nho ex­pe­ri­men­ta­do um úni­co ins­tan­te de des­fa­le­ci­men­to nem de de­sâ­ni­mo, e que te­nho cons­tan­te­men­te pros­se­gui­do na mi­nha ta­re­fa com o mes­mo ar­dor, sem me pre­o­cu­par com a ma­le­vo­lên­cia de que era al­vo. Se­gun­do a co­mu­ni­ca­ção do Es­pí­ri­to Ver­da­de, eu de­via con­tar com tu­do is­so, e tu­do se ve­ri­fi­cou.”

Mes­mo as­sim res­pal­da­do, ca­so al­go não des­se cer­to, ha­ve­ria uma sa­í­da. Ou­tra per­so­na­li­da­de, tam­bém trei­na­da nas ta­re­fas das gran­des res­pon­sa­bi­li­da­des es­pi­ri­tua­is, po­de­ria to­car o pro­je­to em fren­te: Lé­on De­nis, con­si­de­ra­do o con­ti­nu­a­dor na­tu­ral da obra de Al­lan Kar­dec.

Rá­pi­do pa­ra­le­lo so­bre o his­tó­ri­co dos dois mis­si­o­ná­rios mos­tra is­so: En­quan­to o Co­di­fi­ca­dor exer­ceu su­as ati­vi­da­des na pró­pria ca­pi­tal fran­ce­sa, Lé­on De­nis de­sem­pe­nhou a sua dig­ni­fi­can­te ta­re­fa na pro­vín­cia.

Kar­dec se des­ta­cou co­mo uma per­so­na­li­da­de de for­ma­ção uni­ver­si­tá­ria, que fir­mou seu no­me nas le­tras e ci­ên­cias, an­tes de se de­di­car às pes­qui­sas es­pí­ri­tas e co­di­fi­car o Es­pi­ri­tis­mo.

De­nis foi um au­to­di­da­ta que se pre­pa­rou em si­lên­cio e na po­bre­za ma­te­ri­al, pa­ra sur­gir su­bi­ta­men­te no ce­ná­rio in­te­lec­tu­al e im­por-se co­mo con­fe­ren­cis­ta e es­cri­tor de re­no­me, tor­nan­do-se fi­gu­ra de des­ta­que no cam­po da di­vul­ga­ção do Es­pi­ri­tis­mo.

Do tra­ba­lho co­or­de­na­do por Kar­dec te­mos as cin­co obras bá­si­cas da Co­di­fi­ca­ção, dois opús­cu­los de di­vul­ga­ção da dou­tri­na nas­cen­te, os dez vo­lu­mes da Re­vis­ta Es­pí­ri­ta – Jor­nal de Es­tu­dos Psi­co­ló­gi­cos.

A bi­bli­o­gra­fia de Le­on De­nis tam­bém é vas­ta e com­pos­ta de obras mo­nu­men­tais que en­ri­que­cem as bi­bli­o­te­cas es­pí­ri­tas, en­tre as qua­is des­ta­ca­mos: De­pois da Mor­te, Cris­tia­nis­mo e Es­pi­ri­tis­mo, No In­vi­sí­vel, O Pro­ble­ma do Ser, do Des­ti­no e da Dor, Pro­vas Ex­pe­ri­men­tais da So­bre­vi­vên­cia, Jo­a­na D’Arc Mé­di­um, O Por­quê da Vi­da, O Gran­de Enig­ma, en­tre ou­tras.

Sua inu­si­ta­da ca­pa­ci­da­de in­te­lec­tu­al e per­cep­ção das coi­sas tran­scen­den­tais fi­ze­ram com que o mo­vi­men­to es­pí­ri­ta fran­cês e mes­mo mun­di­al gra­vi­tas­se em tor­no da ci­da­de de Tours.

Após a de­sen­car­na­ção de Al­lan Kar­dec, es­sa ci­da­de tor­nou-se o pon­to de con­ver­gên­cia de to­dos que de­se­jas­sem to­mar con­ta­to com a Dou­tri­na Es­pí­ri­ta, pa­ra re­ce­ber as lu­zes do co­nhe­ci­men­to.

A plêi­a­de de Es­pí­ri­tos, que ti­nham por in­cum­bên­cia o êxi­to do pro­ces­so de re­ve­la­ção do Es­pi­ri­tis­mo, le­vou a Lé­on De­nis to­da a sus­ten­ta­ção ne­ces­sá­ria. Des­sa for­ma, a no­va dou­tri­na po­de­ria se con­so­li­dar de for­ma am­pla e ir­res­tri­ta.

A es­pi­ri­tua­li­da­de tem seus re­cur­sos e não cos­tu­ma fa­lhar em seus pro­je­tos es­tra­té­gi­cos. Se Kar­dec fa­lhas­se, De­nis po­de­ria, sem dú­vi­da, es­tar co­ta­do co­mo o “Pla­no B”.

 

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta – pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos. E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br (062) 3251 8867)

 


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