Opinião

Política de preço dos combustíveis atropela crescimento econômico

Diário da Manhã

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 23:30 | Atualizado há 7 anos

To­das as coi­sas que nos cer­cam têm seu la­do bom e o la­do ru­im. A po­lí­ti­ca do la­do bom cons­ti­tui a ar­te de pro­mo­ver o bem-es­tar da so­ci­e­da­de. Po­lí­ti­ca do la­do ru­im con­sis­te na ar­te de lu­di­briá-la. Pas­sa fel na bo­ca do po­vo fa­lan­do que é mel, e, pe­lo dis­cur­so fan­ta­sio­so, pró­prio da de­ma­go­gia, can­to de se­rei­as, co­mo aque­le nar­ra­do por Ho­me­ro, na Odis­seia de Ulis­ses. Ima­gi­ne! Os in­gê­nuos ain­da ex­cla­mam: que mel de­li­cio­so! Aris­tó­te­les, um dos mai­o­res sá­bi­os da an­ti­gui­da­de, con­de­na­va a de­mo­cra­cia ele­gen­do a mo­nar­quia, mo­nar­quia do rei fi­ló­so­fo de Pla­tão, ou rei sá­bio, ale­gan­do que, na de­mo­cra­cia, go­ver­no de mui­tos, o po­pu­lis­mo in­du­zia a de­ma­go­gia, e es­ta, a anar­quia, des­cam­ban­do, por sua vez, em ti­ra­nia, for­ma de go­ver­no mais abo­mi­ná­vel, cru­en­ta, de to­das. De for­ma que, Po­lí­ti­ca no glo­bal é o ins­tru­men­to, fer­ra­men­ta, dis­po­si­ti­vo que faz o Es­ta­do fun­cio­nar ten­do co­mo ob­je­ti­vo mor, o bem da so­ci­e­da­de, no en­tan­to, po­de des­vi­ar de ru­mo, pro­mo­ven­do o mal, ten­do co­mo exem­plo a ti­ra­nia, des­po­tis­mo, oli­gar­quia. Pa­ra o bem, co­mo di­to, bus­ca a fe­li­ci­da­de da co­mu­ni­da­de.

A po­lí­ti­ca de pre­ços dos com­bus­tí­veis afe­ta o cres­ci­men­to eco­nô­mi­co do pa­ís, mor­men­te, o au­men­to do óleo di­es­el e óleo com­bus­tí­vel, por­tan­to, cons­ti­tui o la­do ru­im da po­lí­ti­ca. Am­bos es­tão pre­sen­tes, são im­pres­cin­dí­veis ao pro­ces­so de pro­du­ção e es­co­a­men­to, de tu­do que se pro­duz e con­so­me, qual se­ja, a ri­que­za na­ci­o­nal: La­vou­ra, cri­a­ção, to­da sor­te de pro­du­ção in­dus­tri­al, ca­bo­ta­gem, fer­ro­vi­as, tran­spor­te ro­do­vi­á­rio, es­te en­tão, não de­ve­ria ser, mas é, em ple­na era da tran­si­to­ri­e­da­de, o prin­ci­pal meio de tran­spor­te, es­co­a­men­to da ri­que­za na­ci­o­nal. Es­co­a­men­to e pro­du­ção, co­mo o co­los­so agrí­co­la e in­dus­tri­al. O cus­to al­to dos com­bus­tí­veis, pa­ra to­da sor­te de pro­du­ção, de­ses­ti­mu­la, ini­be, o pro­ces­so pro­du­ti­vo, in­vi­a­bi­li­za, pe­lo al­to pre­ço, a cir­cu­la­ção da ri­que­za, que fi­ca amon­to­a­da na fon­te pro­du­to­ra, de­te­rio­ran­do a qua­li­da­de, avil­tan­do pre­ço, de­ses­ti­mu­lan­do pro­du­to­res a no­vos em­pre­en­di­men­tos. En­quan­to, do ou­tro la­do, área con­su­mi­do­ra, a fal­ta do pro­du­to, pro­mo­ve de­se­qui­lí­brio en­tre a ofer­ta e pro­cu­ra, en­ca­re­ce, em­pi­nan­do pa­ra ci­ma o pre­ço, ge­ran­do in­fla­ção, ini­mi­ga das clas­ses mais po­bres e a al­vís­sa­ra de lu­cros exor­bi­tan­tes, pa­ra os es­pe­cu­la­do­res.

De sor­te que, não tan­to o óleo com­bus­tí­vel de con­su­mo mais li­mi­ta­do, mas prin­ci­pal­men­te, o óleo di­es­el, de con­su­mo in­ten­so no tran­s­por­te ter­res­tre, nes­se pa­ís de di­men­são con­ti­nen­tal, mais ca­ro do mun­do, é abis­mal. Ti­ves­se go­ver­nan­tes do­ta­dos de vi­são, o seu pre­ço se­ria a me­ta­de dos pre­ços da gas­oli­na e eta­nol, com­bus­tí­veis es­tes usa­dos nos car­ros de pas­sei­os. De que adi­an­ta a na­ção pos­su­ir, ho­je, uma das mai­o­res re­ser­vas de pe­tró­leo do mun­do, en­quan­to, con­su­mi­do­res pa­gam pre­ços mais es­cor­chan­tes do pla­ne­ta? O bar­ril de pe­tró­leo bru­to caiu pe­la me­ta­de ou me­nos da me­ta­de, nas gran­des fon­tes pro­du­to­ras ex­por­ta­do­ras, en­quan­to aqui, hou­ve sem­pre au­men­to, em bus­ca de im­pos­to, ca­da dia mais abu­si­vo, one­ran­do, so­bre­mo­do, o cus­to de pro­du­ção e es­co­a­men­to, afe­tan­do o cres­ci­men­to eco­nô­mi­co. Em vez de cor­tar gas­tos su­pér­fluos, aper­tar os cin­tos, ne­ces­sá­rios, nu­ma con­jun­tu­ra de des­pe­sas mai­o­res do que re­cei­tas, ar­re­ca­da­ção aquém do equi­lí­brio, faz o con­trá­rio.

O cor­te de mor­do­mi­as, pri­vi­lé­gios das cor­tes pa­la­cia­nas, ma­ra­jás da era Col­lor, atra­pa­lha, mor­men­te, o pro­ces­so de co­op­ta­ção no Con­gres­so, um tan­to mo­dal, no ago­ra. Des­sa for­ma, re­cor­re ao mais fá­cil, em pa­ís de so­ci­e­da­de to­le­ran­te co­mo a nos­sa, pou­co afei­ta à par­ti­ci­pa­ção nos as­sun­tos do es­ta­do, em­bo­ra, con­for­me o di­ta­do, “de tan­to apa­nhar se apren­de”, já de­ve­ria ser usu­al, co­mu­nal, in­ci­si­va, es­sa par­ti­ci­pa­ção. O seu ne­gó­cio par­ti­cu­lar lei­tor, só pros­pe­ra, ca­mi­nha bem, se vo­cê cu­i­dar com es­me­ro de­le, os ne­gó­ci­os do es­ta­do sus­ten­ta­dos pe­los im­pos­tos que vo­cê, to­do con­tri­buin­te pa­ga, pre­ci­sa tam­bém de sua vi­gi­lân­cia,pa­ra que fun­ci­o­ne bem pa­ra a so­ci­e­da­de. Por is­to, vo­cê tem que fi­car de olho ne­les, pa­ra evi­tar, im­pe­dir, tan­ta rou­ba­lhei­ra co­mo na atu­a­li­da­de. O es­ta­do, pro­pri­e­da­de de to­dos bra­si­lei­ros, go­ver­na­do com se­ri­e­da­de, bem ge­ri­do, pro­por­ci­o­na re­sul­ta­dos tão sa­lu­ta­res quan­to ao seu, ou mais sa­lu­tar ain­da, co­mo no cam­po da se­gu­ran­ça, sa­ú­de e edu­ca­ção. O au­men­to de pre­ço dos com­bus­tí­veis, de­sen­ca­deia ca­res­tia em tu­do, e ca­res­tia tem co­mo re­sul­tan­te di­le­ta, in­fla­ção. A in­fla­ção, por na­tu­re­za, rou­ba, mas­ca­ra o seu bem-es­tar, por­quan­to re­dis­tri­bui ren­da dos mais fra­cos pa­ra os mais ri­cos, mor­men­te, es­pe­cu­la­do­res. Es­pan­ta, des­via, to­da sor­te de in­ves­ti­do­res.

Ve­ja aí, en­tão, o con­tras­sen­so, sem que­rer que­ren­do, im­pul­si­o­na a in­fla­ção, e, ao mes­mo tem­po, de­ses­ti­mu­la a pro­du­ção, com a ca­res­tia dos com­bus­tí­veis, au­men­to, a to­da ho­ra, anun­ci­a­do pe­los seus emis­sá­rios. Fos­se vo­cê, so­ci­e­da­de, po­li­ti­za­da, os au­men­tos te­ri­am que ser ne­go­ci­a­dos, nu­ma me­sa ova­la­da, on­de, la­do a la­do, em con­di­ções igua­is, pe­la di­a­lé­ti­ca en­ca­de­a­da, che­gar-se-ia ao de­no­mi­na­dor co­mum, no to­can­te aos au­men­tos, na­tu­ral que, o di­es­el, pe­la im­por­tân­cia que tem, tan­to no pro­ces­so pro­du­ti­vo, co­mo no es­co­a­men­to, ex­por­ta­ção, por meio de po­lí­ti­ca fis­cal, te­ria que ser ven­di­do pe­la me­ta­de do pre­ço atu­al. Co­mer­cia­li­za­do, de mo­do es­pe­cu­la­ti­vo, co­mo na atu­a­li­da­de, tor­pe­deia o pró­prio cres­ci­men­to, ora es­tag­na­do, por cul­pa, má­xi­ma cul­pa de su­ces­si­vos des­go­ver­nos.

To­da­via, tam­bém vo­cê so­ci­e­da­de, pe­la ina­ção, in­di­fe­ren­ça, tem que dar a mão à pal­ma­tó­ria, no que diz res­pei­to a vi­gi­lân­cia dos ges­to­res pú­bli­cos con­tra­ta­dos pe­lo vo­to, pa­ra bem go­ver­nar o es­ta­do. Pois, eles, não são an­jos, tão pou­co ar­can­jos, na fal­ta de sua vi­gi­lân­cia, in­du­zi­dos mui­to mais pe­lo ins­tin­to, pai­xão, do que pe­la ra­zão, pas­sam a abu­sar do po­der que foi con­ce­di­do por vo­cê, na con­di­ção de elei­to­ra. A po­lí­ti­ca, co­mo fer­ra­men­ta, quan­do do­ta­da de se­ri­e­da­de, tem con­di­ções de fa­zer o es­ta­do fun­cio­nar bem, pro­du­zin­do co­mo re­sul­ta­do, o pro­gres­so no lu­gar de es­tag­na­ção, emu­lan­do a com­pe­ti­ção es­ta­be­le­ce con­di­ções de vi­da me­lhor ao po­vo bra­si­lei­ro, mas, pa­ra as­se­gu­rar es­sa se­ri­e­da­de, é im­pres­cin­dí­vel o con­tro­le dos que sus­ten­tam o es­ta­do.

Vol­tan­do ao pe­tró­leo, no ca­so o óleo di­es­el, atu­al­men­te, fon­te ener­gé­ti­ca vi­tal ao cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, o pre­ço tem que in­cen­ti­var os em­pre­en­de­do­res. Por ou­tro la­do, tan­to ele, di­es­el, co­mo a gas­oli­na, e ou­tros de­ri­va­dos do pe­tró­leo, são al­ta­men­te po­lui­do­res. Des­sa for­ma, su­jam di­a­ria­men­te à at­mos­fe­ra pro­vo­can­do da­nos exe­crá­veis ao cli­ma. Por is­to, ur­ge sub­sti­tuí-los por ener­gia mais lim­pa, ou en­tão, por meio de pes­qui­sa acu­ra­da, eli­mi­nar ou acu­mu­lar no ca­no de es­ca­pa­men­to, o gás no­ci­vo, quen­te, que vem sen­do jo­ga­do na at­mos­fe­ra, afe­tan­do a sa­ú­de do pla­ne­ta, co­lo­can­do em ris­co, a vi­da na ter­ra.

Pa­ra ta­ma­nho de­sa­fio, o Es­ta­do de di­rei­to nos­so de ca­da dia já de­ve­ria ter ado­ta­do uma po­lí­ti­ca de in­cen­ti­vos fis­cais, au­men­tan­do tri­bu­tos des­ses mo­to­res, al­ta­men­te po­lui­do­res e, ao mes­mo tem­po, re­du­zir, na mes­ma pro­por­ção ou mais, a car­ga tri­bu­tá­ria de mo­to­res que vi­e­rem a ser fa­bri­ca­dos, com­pro­va­da­men­te, com emis­são ze­ro ou qua­se ze­ro de CO2. Tais mo­to­res al­ta­men­te po­lui­do­res ati­ram no ar e afe­tam, in­clu­si­ve, a ca­ma­da de ozô­nio, ca­ma­da es­ta pro­te­to­ra do nos­so pla­ne­ta, pois, fil­tra os ga­ses can­ce­rí­ge­nos ori­un­dos da es­tra­tos­fe­ra. Co­lo­can­do o pre­ço do óleo di­es­el no de­vi­do lu­gar, co­mo es­po­sa­do aci­ma, a res­pos­ta no to­can­te aos in­ves­ti­men­tos pro­du­ti­vos se­rá ta­ma­nha que, com­pen­sa­rá, em pou­co tem­po, o es­ta­do ora pa­pão, em cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, equi­lí­brio de re­cei­tas e des­pe­sas, atu­al­men­te, de­se­qui­li­bra­das, com des­pe­sas bem mai­o­res do que a ar­re­ca­da­ção.

 (Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)


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