Opinião

Por uma alfabetização libertadora

Diário da Manhã

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 00:12 | Atualizado há 7 anos

Ler e es­cre­ver são pro­ces­sos in­dis­pen­sá­veis pa­ra a so­bre­vi­vên­cia na so­ci­e­da­de de ba­se ne­o­li­be­ral co­mo a  bra­si­lei­ra. Ain­da que se­ja pos­sí­vel en­con­trar co­mu­ni­da­des in­dí­ge­nas ou mes­mo qui­lom­bo­las de cul­tu­ras ágra­fas no Bra­sil, pa­ra mai­o­ria dos bra­si­lei­ros é de fun­da­men­tal im­por­tân­cia a apro­pria­ção des­sas ha­bi­li­da­des pa­ra aces­so aos bens cul­tu­ra­is e ma­te­ri­ais so­ci­al­men­te pro­du­zi­dos. Em ou­tras pa­la­vras, o ler e o es­cre­ver ga­ran­tem ao me­nos na te­o­ria, um mí­ni­mo de dig­ni­da­de aos bra­si­lei­ros, es­pe­ci­al­men­te a clas­se pro­le­tá­ria e seus fi­lhos.

Es­sas du­as di­men­sões do pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem são lu­ga­res re­co­nhe­ci­da­men­te ob­ser­va­dos co­mo re­pre­sen­ta­ções es­pe­lha­das, uma da ou­tra, re­fle­tin­do vi­sões con­trá­ri­as de um mes­mo even­to, a in­te­ra­ção por meio da lin­gua­gem es­cri­ta. Mas é pre­ci­so di­zer pa­ra um lei­go no as­sun­to que ler e es­cre­ver não são ele­men­tos idên­ti­cos. Pe­lo con­trá­rio, as dis­po­si­ções usa­das na lei­tu­ra e na es­cri­ta, são di­fe­ren­tes, as­sim co­mo a ma­nei­ra com que  a cri­an­ça ou o adul­to não al­fa­be­ti­za­do apre­en­der es­sas ha­bi­li­da­des são dís­pa­res.

Re­co­nhe­cer, pes­qui­sar e de­ba­ter es­se te­ma é pa­pel dos edu­ca­do­res en­vol­vi­dos nes­se pro­ces­so fun­da­men­tal pa­ra o su­ces­so es­co­lar, e con­se­quen­te­men­te pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de um en­si­no crí­ti­co e re­fle­xi­vo.

A ma­nei­ra com que o po­der pú­bli­co vem tra­tan­do o te­ma, co­lo­ca me­do até em Mat­thew Mur­dock, o De­mo­li­dor.

No mo­de­lo edu­ca­cio­nal bra­si­lei­ro, a fun­ção de al­fa­be­ti­za­ção e le­tra­men­to ca­be ao pro­fes­sor pe­da­go­go. Po­rém o que tem se ob­ser­va­dor é que o pro­fis­si­o­nal for­ma­do em Pe­da­go­gia não tem as ha­bi­li­da­des e com­pe­tên­cias ne­ces­sá­rias pa­ra dar con­ta so­zi­nho de ta­re­fa tão com­ple­xa. Se an­tes nu­ma so­ci­e­da­de on­de o en­si­no era pri­vi­le­gio de uma mi­no­ria, o pro­fis­si­o­nal de ma­gis­té­rio con­se­guia avan­çar na for­ma­ção de su­jei­to al­fa­be­ti­za­dos, ho­je com a de­mo­cra­ti­za­ção do en­si­no as clas­ses po­pu­la­res, es­se pro­ces­so não tem ocor­ri­do. A mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma de lin­gua­gem pro­pi­ci­a­do pe­las re­des so­ci­ais com seus hi­per­tex­tos, mul­ti­fa­ce­ta­dos e lin­gua­gens re­cor­ta­das dei­xa­ram os pe­da­go­gos mais per­di­dos ain­da nes­se ti­ro­teio. A ques­tão não re­si­de ape­nas na es­co­lha de mé­to­dos glo­bais ou fô­ni­cos pa­ra fi­car num cam­po ca­ro aos pro­fis­si­o­nais da pe­da­go­gia. O ti­ro foi cer­tei­ro e o bu­ra­co é bem mais em­bai­xo.

A ta­re­fa de al­fa­be­ti­zar e le­trar não po­de es­tar ape­nas nas mãos dos pe­da­go­gos. Es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de pre­ci­sa ser di­vi­di­da en­tre os pro­fes­so­res de Le­tras, bem co­mo psi­có­lo­gos e de­mais pro­fis­si­o­nais es­pe­cia­lis­ta no as­sun­to. Mas an­tes qu acu­sem-me de pre­con­cei­to aos pe­da­go­gos re­fli­to: A cul­pa é do Pe­da­go­go? Evi­den­te que não, pa­ra­fra­se­an­do o edu­ca­dor Darcy Ri­bei­ro o fra­cas­so da al­fa­be­ti­za­ção e le­tra­men­to no Bra­sil é um pro­je­to de Es­ta­do. As sa­las su­per­lo­ta­das nas  1ª e 2ª sé­ri­es evi­den­ci­am is­so. Há um con­sen­so en­tre pes­qui­sa­do­res no as­sun­to que o má­xi­mo de alu­nos nu­ma sa­la de al­fa­be­ti­za­ção de­ve ser de 25 es­tu­dan­tes, de pre­fe­ren­cia com um au­xi­li­ar de sa­la. Po­rém não é o que ob­ser­va­mos. Nes­se ini­cio de ano, já ou­vi re­la­tos de sa­las com até 30 alu­nos. Ou­tro item que de­no­ta que o fra­cas­so da al­fa­be­ti­za­ção e le­tra­men­to é um pro­je­to de Es­ta­do é o fa­to das gra­des dos cur­sos de Pe­da­go­gia se­quer te­rem dis­ci­pli­nas li­ga­das a lin­guís­ti­ca, so­ci­o­lin­guís­ti­ca ou mes­mo psi­co­lin­guís­ti­ca. Co­mo o pro­fis­si­o­nal res­pon­sá­vel pe­la me­di­a­ção do en­si­no tem co­nhe­ci­men­to ru­di­men­tar so­bre o seu cam­po de tra­ba­lho? É co­mo se ao fra­tu­rar os bra­ços ou as per­nas, ao in­vés de ser aten­di­do por um or­to­pe­dis­ta, vo­cê acei­tas­se ser aten­di­do por um cli­ni­co ge­ral…

Pa­ra pi­o­rar o qua­dro é pí­fio o in­ves­ti­men­to em for­ma­ção con­ti­nu­a­da. E quan­do ocor­rem, as pou­cas, exi­gem do do­cen­te o sa­cri­fí­cio do con­ví­vio da fa­mí­lia, ge­ral­men­te nos fins de se­ma­na ou o mar­tí­rio fí­si­co de su­por­tar cur­sos que ini­ciam-se as 19h e ter­mi­nam as 22h, is­so de­pois de dois tur­nos de tra­ba­lho na es­co­la.

O re­sul­ta­do des­sa per­ver­sa equa­ção é o fa­to de que os alu­nos es­tão che­gan­do nos ter­cei­ros e quar­tos anos sem o do­mí­nio do có­di­go. São al­fa­bé­ti­cos ru­di­men­ta­res.

A lei­tu­ra é um pro­ces­so de re­la­ci­o­nar sím­bo­los (ima­gens, re­pre­sen­ta­ções grá­fi­cas) es­cri­tos a uni­da­des de som e é pa­ri pas­so a is­to a ca­pa­ci­da­de de eri­gir uma in­ter­pre­ta­ção de tex­tos es­cri­tos. A es­cri­ta re­quer ha­bi­li­da­des cog­ni­ti­vas e mo­to­ras, o que ne­ces­si­ta prá­ti­ca, in­de­pen­den­te do meio uti­li­za­do – lá­pis, bor­ra­cha e pa­pel ou te­cla­do do com­pu­ta­dor. É im­pres­cin­dí­vel que o edu­can­do con­si­ga di­fe­ren­ci­ar a es­cri­ta de ou­tras for­mas grá­fi­cas de ex­pres­são, da mes­ma ma­nei­ra é pre­ci­so a com­pre­en­são de que o nor­te que re­gu­la a es­cri­ta é a cor­res­pon­dên­cia en­tre o gra­fe­ma e o fo­ne­ma.

Mas ler e es­cre­ver não são ape­nas de­se­nhar e de­co­di­fi­car sím­bo­los. Ler e es­cre­ver são fun­ções so­ci­ais que os fi­lhos das clas­se tra­ba­lha­do­ra de­vem se apro­pri­ar pa­ra a     con­sub­stan­ci­a­li­za­ção de um mo­de­lo de es­co­la re­vo­lu­ci­o­ná­ria e trans­for­ma­do­ra. Que rom­pa com a alie­na­ção e mo­di­fi­que o atu­al sis­te­ma. A for­ma­ção de su­jei­tos crí­ti­cos e in­dó­ceis de go­ver­nar co­me­ça com a mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma na al­fa­be­ti­za­ção e le­tra­men­to bra­si­lei­ro. Es­se é o ver­da­dei­ro prin­ci­pio da es­co­la pú­bli­ca. O gran­de Pau­lo Frei­re nos dei­xou o mai­or le­ga­do so­bre o con­cei­to de al­fa­be­ti­za­ção e le­tra­men­to, ex­pres­so na fra­se “Quan­do a edu­ca­ção não é li­ber­ta­do­ra, o so­nho do opri­mi­do é? ser o opres­sor.”

Por uma al­fa­be­ti­za­ção li­ber­ta­do­ra já!

 

(Eder­gê­nio Vi­ei­ra, po­e­ta e edu­ca­dor na Re­de Mu­ni­ci­pal de En­si­no de Aná­po­lis)

 


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