Opinião

Precisamos cuidar da manutenção dos parques

Diário da Manhã

Publicado em 29 de setembro de 2016 às 03:19 | Atualizado há 9 anos

Um dos aspectos que mais têm chamado minha atenção em minhas andanças por Goiânia – que têm se intensificado ainda mais nos últimos dias – é a importância que a população dá para áreas verdes bem cuidadas perto dos locais onde cada um vive. A temática dos parques municipais sempre chamou minha atenção e não era para menos. Cresci ouvindo meu pai, Honor Cruvinel, falar sobre isso. Foi ele o autor do projeto de lei que criou os parques Vaca Brava e Cascavel e também de parte do que hoje é o Complexo Macambira-Anicuns. Como qualquer goianiense, adoro as áreas verdes de Goiânia e gosto de frequentá-las com minha filha, de 1 ano e meio.

Recentemente, em reuniões com moradores do Jardim Curitiba 3 e do Bairro São Domingos, na Região Noroeste de Goiânia, eles revelaram que um dos principais desejos é ver multiplicada pela região a construção de parques em outras áreas verdes, como a que está em frente à Maternidade Nascer Cidadão. O local foi todo cercado, para proteger a vegetação, ganhou iluminação e pista de caminhada. Quem passa por lá cedinho ou no final de tarde/início de noite encontra centenas de pessoas caminhando, cuidando da saúde e fazendo outra coisa importantíssima (e que também terá nossa especial atenção, até por ser medida de cidadania e de segurança): ocupando os espaços públicos.

O pedido dos moradores é mais do que legítimo, é fácil de fazer e não envolve grande quantia orçamentária. Transformar em realidade esse sonho – que certamente é comum a moradores de outras regiões – não me parece difícil. Antes, é uma questão de prioridade. Quando o município oferece áreas públicas bem cuidadas, é óbvio que a população fará a sua parte, usufruindo desses locais, ocupando-os. E quando isso acontece, a autoestima dos moradores aumenta e a criminalidade cai no local. Isso porque a presença de pessoas em lugares bem cuidados, com a presença de guardas civis, patrulhados pela Polícia Militar, afasta os criminosos.

Mas eu também percebo que mais do que criar parques (e defendo que sejam criados novos parques municipais), é preciso oferecer condições de manutenção dos espaços já existentes. Não adianta transformar as áreas em parques e depois deixá-las abandonadas, com os equipamentos públicos nelas presentes se deteriorando. Por isso, uma de minhas primeiras ações, eleito vereador, será propor a criação do Fundo Municipal para Manutenção de Parques e Áreas Verdes. Vamos propor que parte do valor arrecadado com as multas ambientais seja revertida para esse fundo.

Goiânia agradece.

 

(Gustavo Cruvinel, engenheiro, empresário e candidato a vereador pelo PV)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias