Opinião

Professores e professoras

Diário da Manhã

Publicado em 13 de outubro de 2018 às 23:42 | Atualizado há 7 anos

Sa­be­mos a im­por­tân­cia do pro­fes­sor na vi­da de ca­da um de nós, re­co­nhe­ce­mos as “mar­cas” que po­dem dei­xar em nos­sa vi­da. Sa­be­mos que seu tra­ba­lho não pa­ra na sa­la de au­la, mas mes­mo as­sim, ve­mos o quan­to são des­va­lo­ri­za­dos em sua mis­são em di­ver­sos as­pec­tos.

Vi­ve­mos um mo­men­to em que mui­tos va­lo­res es­tão in­ver­ti­dos, on­de a for­ma­ção hu­ma­na e a edu­ca­ção bá­si­ca são vis­tas co­mo “obri­ga­ção” da es­co­la e não co­mo um de­ver fa­mi­liar. E es­sa fal­ta de par­ce­ria es­co­la/fa­mí­lia tem pre­ju­di­ca­do nos­sos pro­fes­so­res em sa­la de au­la, pois em mui­tos mo­men­tos pre­ci­sam pa­rar a au­la, a ex­pli­ca­ção, pa­ra so­lu­ci­o­nar si­tu­a­ções de con­fli­tos re­la­ci­o­na­dos à fal­ta de edu­ca­ção, de in­te­res­se dos alu­nos, e até mes­mo, al­gum ti­po de atri­to fí­si­co ou ver­bal. E quan­do so­li­ci­ta­da a pre­sen­ça dos pa­is, es­ses apon­tam co­mo um de­ver do pro­fes­sor me­di­ar es­ses con­fli­tos, sem in­co­mo­dá-los, e ain­da ti­ram de seus fi­lhos a res­pon­sa­bi­li­da­de di­an­te da fal­ta de res­pei­to com a au­to­ri­da­de do pro­fes­sor.

Di­an­te des­sa re­a­li­da­de, o des­gas­te fí­si­co e men­tal é ine­vi­tá­vel no dia a dia dos pro­fes­so­res que, aos pou­cos, aca­bam ado­e­cen­do, so­ma­ti­zan­do e, con­se­quen­te­men­te, se afas­tan­do da sa­la de au­la.

O es­tres­se e o des­gas­te emo­cio­nal pas­sam a pre­ju­di­car o de­sem­pe­nho e o en­vol­vi­men­to do pro­fes­sor nas su­as ta­re­fas di­á­rias e, com is­so, pou­co a pou­co a qua­li­da­de do en­si­no vai sen­do pre­ju­di­ca­da e a co­bran­ça so­bre a ca­pa­ci­da­de do pro­fes­sor é pos­ta à pro­va.

Con­tu­do, nós, en­quan­to so­ci­e­da­de, pre­ci­sa­mos va­lo­ri­zar nos­sos mes­tres e en­si­nar nos­sas cri­an­ças a res­pei­tar o pro­fes­sor, por­que ele não é ape­nas trans­mis­sor de con­te­ú­do, mas for­ma­dor re­fe­rên­cia pa­ra o sen­so crí­ti­co, o res­pei­to mú­tuo e o de­se­jo de fa­zer a di­fe­ren­ça na so­ci­e­da­de.

O mes­mo de­ve acon­te­cer com os ges­to­res, que pre­ci­sam ca­mi­nhar jun­to com seus pro­fes­so­res e fa­zer com que se sin­tam for­tes o bas­tan­te pa­ra en­fren­tar es­ses de­sa­fi­os e se­gu­ros de sua atu­a­ção, sen­do va­lo­ri­za­dos, mes­mo que te­nham re­cur­sos li­mi­ta­dos pa­ra de­sen­vol­ver sua fun­ção.

Não exis­te mo­ti­vo iso­la­do pa­ra que os pro­fes­so­res se es­tres­sem com a di­nâ­mi­ca de uma sa­la de au­la, mas sim, uma so­ma­tó­ria de si­tu­a­ções que fa­zem com que eles se sin­tam in­ca­pa­zes, in­di­fe­ren­tes, des­mo­ti­va­dos, can­sa­dos, en­tre ou­tros sen­ti­men­tos que tal­vez se­ja mui­to di­fí­cil pa­ra eles des­cre­ve­rem.

Po­rém, o que não po­de­mos es­que­cer é que a edu­ca­ção se cons­trói com amor, com­pa­nhei­ris­mo, de­di­ca­ção e, prin­ci­pal­men­te, va­lo­ri­za­ção. As­sim co­mo o alu­no pre­ci­sa de re­co­nhe­ci­men­to pa­ra avan­çar no pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem, o pro­fes­sor pre­ci­sa de mo­ti­va­ção pa­ra não de­sis­tir nun­ca de sua be­la vo­ca­ção: trans­mi­tir co­nhe­ci­men­to e for­mar ci­da­dã­os con­sci­en­tes do seu pa­pel na so­ci­e­da­de.

 

(Ali­ne Tayná de Car­va­lho Bar­bo­sa Ro­dri­gues é Li­cen­cia­da e Gra­du­a­da em Psi­co­lo­gia Pós Gra­du­a­da em Psi­co­pe­da­go­gia e Psi­co­mo­tri­ci­da­de. Atua co­mo Psi­có­lo­ga Es­co­lar no Ins­ti­tu­to Can­ção No­va, com cri­an­ças do En­si­no Fun­da­men­tal I)


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