Opinião

Professores sem formação

Redação DM

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 01:37 | Atualizado há 5 meses

Será novidade o levantamento realizado pelo Movimento Todos Pela Educação, a partir de dados do Censo Escolar de 2015, onde aponta que 46% dos professores do Ensino Médio no Brasil não têm formação específica nas disciplinas que lecionam?  Esse assunto é velho. Desde que a desvalorização dos professores tomou proporções incontroláveis, essa prática vem sendo adotada nas escolas. Mas que diferença faz a um governo que não se importa com a educação das nossas crianças? O governador Alckmin quando provocado a falar sobre o assunto, só se lembra de mostrar os números gastos em educação, nao vë a educacao como investimento. Algo deve estar muito errado. Tem poucos ganhando muito e muitos ganhando nada.  É por isso que o magistério não atrai estudantes.  E continuamos na mesma toada, o professor finge que ensina, o aluno finge que aprende, o governo finge que paga e o eleitor finge que acredita. Chegamos ao fundo do poço!

(Izabel Avallone, via e-mail)

 


Vá com calma, Sr. Trump!

donald

A liberdade da imprensa é de longe um dos maiores suportes da democracia mundial, e em especial a norte-americana. Pelo visto o presidente Donald Trump ao declarar guerra à imprensa americana, desconhece a opinião de Abraham Lincoln que dizia: ” Pode-se enganar a todos por pouco tempo ; a poucos por todo o tempo; jamais a todos por todo o tempo.” Vá com calma Sr. Trump !

(Edgard Gobbi, via e-mail)

 


Presídio sob controle

Paulo Panossian

Se o sistema prisional do País é um caos, porém em São Paulo, com mais de 230 mil presidiários, se não é um maravilha, pelo menos as cadeias têm um nível de manutenção razoável, e os carcereiros e policiais têm sob controle a população carcerária. Como ficou demonstrado nesta rebelião que ocorreu no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) na cidade de Bauru, interior de São Paulo, em que presos atearam fogo em colchões, danificaram parte do presídio, promoveram 200 fugas, etc.! Independente do pânico que levaram a Cidade, a policia entrou no recinto sem confronto algum, e a maioria dos fugitivos já foi recapturada! Importante frisar que esta rebelião se deu porque um responsável carcereiro tentou retirar das mãos de um preso um celular que estava utilizando! O que é uma grave infração. Neste sentido queria sugerir aos relapsos e incompetentes governadores e secretários de segurança do Amazonas e do Rio Grande do Norte, que façam um estágio aqui no Estado de São Paulo, para aprender como se controla um presídio! Já que, em seus Estados, nos presídios tudo é permitido, como livre acesso ao pátio, corrupta entrada de armas, drogas e celulares, sem que policiais e carcereiros tenham qualquer controle sob o sistema prisional!  E o resultado desta vergonhosa realidade, é que o Brasil, e o mundo assistiu um horroroso evento de brigas entre facções rivais com mais de 100 assassinatos e corpos decapitados…

(Paulo Panossian, via e-mail)


Dilma na Europa!

dilma

A ex-presidente Dillma fará palestra na Espanha no seminário Capitalismo Neoliberal, Democracia Sobrante que é organizado por universidades. Ela falará sobre “O ataque à democracia no Brasil e na América Latina”. Ela terá teleprompter ou ponto na orelha? Porque se a deixarem embalada, com os  neurônios soltos à vontade, os participantes entenderão porque o Brasil está no caos econômico em que se encontra.

(Beatriz Campos, via e-mail)


Sábias palavras

sabias

Sábias, incontestáveis e irretocáveis as afirmações do compositor e cantor Lenine. Disse ele: ” Não acredito mais em esquerda e direita, eu acredito no homem. E toda vez que tem uma sigla por trás, eu desconfio desse homem. Para mim, não existe esquerda e direita. Dito isso, eu tenho que dizer que, com a direita eu não me senti traído. Eu  sei qual era a regra do jogo. Na hora em que a esquerda sobe ao poder sob a égide do vamos mudar e faz a mesma coisa, entra nessa equação um sentimento de traição imperdoável. A possibilidade histórica que se teve para realmente pender a balança para um lado mais humanista como nós somos, isso acabou. A coisa tá tão entranhada que está nos 3 Poderes. É mais de 90% dos 3 Poderes. Não tem outro jeito,tem que ter uma fratura exposta mesmo. A gente passou por um terremoto, mas tá vindo um tsumany e esse tsumany não vai acabar tão cedo. Não reconheço esse governo que está ai, também não reconheço o que estava.A coisa é muito mais generalizada.Eu tive a oportunidade de ir tanto no Senado quanto no Congresso,digo que é deprimente o nível daquilo alí. Você reconhece as pessoas historicamente sempre com uma interrogação gigantesca de idoneidade…Eu tive lá, eu vi o ego daquelas pessoas…” Aplausos para Lenine que teve a coragem de mostrar para os Poderes da República o sentimento da maioria dos brasileiros.

(Leonidas Marques, via e-mail)

 


Dia dos aposentados

200338038-001

Esta lei foi criada em homenagem a instituição da primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

No entanto não sei para que existe essa lei e esse dia com o pretexto dia de comemoração dos aposentados se, desde os governos FHC, Lula e Dilma eles só se preocuparam em torturar os aposentados do setor privado do INSS, nem se quer respeitando os seus direitos constitucionais adquiridos. Não temos nada a comemorar, só lamentar o sofrimento imposto por esses governos demagogos e incompetentes.

(Benone A. de Paiva, via e-mail)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias