Proibido ser magra demais! Lei antianorexia!
Redação DM
Publicado em 10 de abril de 2015 às 02:32 | Atualizado há 10 anosSelma Arau,Especial para Diário da Manhã
A magreza excessiva ou anorexia é tão preocupante quanto a obesidade? Ou seria mais?
Na tentativa de proibir o estímulo à anorexia, deputados franceses aprovam lei destinada a proibir a contratação de modelos, extremamente, magras.
Hoje, a magreza adquiriu status de poder! Não duvide disso!
O fato de existir cada vez mais gente, principalmente mulheres em toda faixa de idade, motivada a ser esquelética é a prova disso!
Além do surgimento de blogs e sites que afirmam ser, a anorexia, um estilo de vida, inclusive ensinam técnicas de vômitos junto a uma criação do sentimento de culpa em relação à comida.
E o Brasil não escapa! Todas as revistas quando falam sobre a mulher, na verdade, a mulher não é o foco e sim o seu peso! Observe!
Alguém sabe o peso do Jô Soares?
Faz parte das mudanças de comportamento social esse apego a certo biótipo corporal.
Basta lembrar das gordinhas e rechonchudas retratadas nas telas… Passar fome, tomar apenas um capuccino como refeição diária, ter queda assustadora de cabelo, quebra de unhas e debilitar a saúde são rotinas na vida de muitas modelos!
Quem também disse isso foi a ex-modelo e atriz Letícia Birkheuer, em uma de suas entrevistas.
Essa afronta à saúde não é um mero apego e sim o resultado de uma péssima relação com o corpo e a comida travestida de padrão profissional, estampado nas passarelas, que servem de exemplo para meninas e mulheres… Será que, cada vez mais, precisaremos de leis para ensinar sobre o ponto de equilíbrio que tem a saúde como referência?
Nessa esteira, é necessário o uso ético do Photoshop, pois tem gente que ainda acredita na ilusão que ele cria!
(Selma Arau, sexóloga e escritora)