Projetos que transformam espaços abandonados da cidade em lugares cheios de vida
Diário da Manhã
Publicado em 17 de outubro de 2015 às 00:42 | Atualizado há 10 anosPor Valéria Pettersen Matos
Os munícipes sonham com a transformação da cidade, região e do bairro onde vivem. Almejam que suas necessidades básicas como: saúde, educação, comercio e lazer sejam ofertados próximo de onde residem.
Quando compramos um lote, uma casa as imobiliárias e vendedores nos oferecem sonhos. Adquirimos na maioria das vezes projetos que nos prometem e não executam. Isso nos frustram pois sonhamos em conquistar aquele lugar lindo que nos apresentaram.
Diante da situação a cima exposta, áreas destinadas a implantação de equipamentos púbicos são abandonadas ou doadas com finalidade que nem sempre atendem a comunidade.
Temos ouvido as lideranças dos bairros que trazem a Secretaria de Projetos e Captação de Recursos os sonhos de suas comunidades. Buscamos transformar estes sonhos em projetos bem elaborados e consistentes e escrevemos a realidade de cada uma das comunidades, justificando assim como o projeto irá melhorar a qualidade de vida das pessoas beneficiadas. Procuramos encaixar estes projetos em programas do Governo Federal em sua maioria, mas ajustamos também aos programas municipais e estaduais e até mesmo do terceiro setor e corremos atrás dos recursos para custear os projetos quer sejam eles obras ou sociais.
Em Aparecida aliamos a força política a competência técnica inscrevendo os projetos nos programas e sistemas dos governos nas datas corretas e em conformidade com os editais. Com isso temos conquistamos um número significativo de obras as quais comemorarmos as conquistas com a população.
Envolver as pessoas na construção de um projeto é fundamental. Faz com que elas comecem a questionar o lugar onde vivem, as estruturas disponíveis e comecem a se sentir empoderadas para ir em busca das mudanças que desejam. Elas vivenciam uma outra maneira de experimentar a cidade e querem mais disso, se tornam mais atentas a questões que envolvam os espaços de uso público.
Os espaços antes abandonados da cidade estão se transformando em creches, escolas, quadras, praças, unidades de saúde, centro de geração de renda, CRAS, CREAS, hospital. Ruas antes sem infraestrutura recebem asfalto, galerias, meio fio, eixos viários que melhoram a mobilidade urbana, praças com biblioteca, telecentro,quadras cobertas, cineteatro, ligações de bairro a bairro por meio de pontes, bueiros além dos projetos sociais para qualificação profissional e cursos em diversas áreas.
Sonhos sendo transformados em obras, projetos que vem transformando a cidade de Aparecida em lugar cheio de vida. O prefeito Maguito Vilela e sua equipe tem lutado para transformar a nossa Aparecida de Goiânia em uma cidade cada vez melhor para se viver.
Valéria Pettersen Matos é Secretária de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia)