Opinião

Qual a melhor escola para os meus filhos?

Diário da Manhã

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 00:07 | Atualizado há 7 anos

To­do co­me­ço de ano, ima­gi­no quan­tos pa­is for­mu­lam a per­gun­ta: “Qual es­co­la tor­na­rá meu fi­lho ou mi­nha fi­lha pes­so­as me­lho­res, mais ca­pa­zes, mais pre­pa­ra­das pa­ra o fu­tu­ro?” Pen­so que a res­pos­ta mais ade­qua­da pa­ra es­sa im­por­tan­te ques­tão é: “Vo­cê que sa­be, lo­go, vo­cê quem es­co­lhe!” Co­mo as­sim? Es­se ar­ti­go não vai dar ne­nhu­ma di­ca, ne­nhu­ma ori­en­ta­ção so­bre co­mo es­co­lher a es­co­la “cer­ta”? Cal­ma, vou ten­tar ex­pli­car.

Vá­ri­as pes­qui­sas de­mons­tram que o prin­ci­pal fa­tor no su­ces­so es­co­lar de um jo­vem é a sua fa­mí­lia. Par­ti­cu­lar­men­te a pre­sen­ça e a for­ma­ção es­co­lar da mãe. Um jo­vem cu­jos pa­is têm ní­vel su­pe­ri­or e são pre­sen­ças ati­vas na sua for­ma­ção tem uma chan­ce ab­sur­da­men­te mai­or de igual­men­te che­gar ao ní­vel su­pe­ri­or e se tor­nar um in­flu­en­cia­dor de seus fi­lhos. Ou se­ja: o com­po­nen­te fa­mi­liar e a he­ran­ça cul­tu­ral dos pa­is são os mai­o­res fa­to­res de dis­tin­ção so­ci­al que exis­tem. E qual o pa­pel das cha­ma­das bo­as es­co­las? Ob­je­ti­va­men­te, elas não fa­zem mais do que bus­car am­pli­ar es­sa for­ma­ção, apro­fun­dan­do as me­lho­res qua­li­da­des que já vêm de ca­sa. E que qua­li­da­des são es­sas? Res­pei­to pe­lo apren­di­za­do, fo­co na ta­re­fa a ser cum­pri­da, exem­plos vin­dos dos adul­tos, bo­as prá­ti­cas de res­pei­to e ca­ma­ra­da­gem, es­tí­mu­lo à cu­ri­o­si­da­de e ao ques­ti­o­na­men­to, so­lu­ção de con­fli­tos pe­lo di­á­lo­go e pe­lo con­sen­so, en­tre ou­tras.

Ob­ser­vem: o com­po­nen­te cul­tu­ral e a pre­sen­ça dos pa­is é o fa­tor pre­pon­de­ran­te de uma boa for­ma­ção. A cha­ma­da boa es­co­la é aque­la que am­plia es­sa re­fe­rên­cia, cons­ti­tu­in­do-se em am­bi­en­te de ofer­ta e acom­pa­nha­men­to da for­ma­ção des­ses jo­vens. A boa es­co­la tem, por­tan­to, um pa­pel  su­ple­men­tar. Pa­is que re­al­men­te se com­pro­me­tem com o fu­tu­ro dos fi­lhos, es­co­lhem es­co­las que ofe­re­çam pro­pos­tas de en­si­no e am­bi­en­tes que emu­lem o pró­prio am­bi­en­te do­més­ti­co e re­for­cem a ideia de for­ma­ção cul­tu­ral que os pa­is usa­ram pa­ra si pró­prios, sen­do bem su­ce­di­dos por is­to. É ra­zo­á­vel que pa­is se­cu­la­res e li­be­ra­is pro­cu­rem uma es­co­la com per­fil mais aber­to e es­ti­mu­lan­te. Por sua vez, pa­is de per­fil mais re­li­gi­o­so ou tra­di­cio­nal, vão pro­cu­rar es­co­las que aten­dam e ofe­re­çam es­se mo­de­lo em su­as au­las e am­bi­en­te es­co­lar. Não tem se­gre­do. Os pa­is de­vem es­co­lher a es­co­la que da­rá con­ti­nua­ção à for­ma­ção dos fi­lhos e fi­lhas.

Há  aqui um gran­de de­sa­fio pa­ra os agen­tes pú­bli­cos. Nem to­dos os pa­is po­dem es­co­lher a es­co­la que que­rem pa­ra seus fi­lhos. E o mais gra­ve: mui­tos pa­is não sa­bem o que es­co­lher. E o que ain­da é mais de­sa­fi­a­dor: mui­tos jo­vens não têm pa­is ou têm pa­is que não as­su­mem es­sa ta­re­fa de ori­en­tá-los. Por is­so, se o Es­ta­do as­su­me pa­ra si a ta­re­fa de ga­ran­tir edu­ca­ção de qua­li­da­de, a es­co­la pú­bli­ca de­ve bus­car ofe­re­cer um am­bi­en­te de con­vi­vên­cia e apren­di­za­do que se­ja ca­paz de com­pen­sar a au­sên­cia e de­fi­ci­ên­cia da pre­sen­ça e es­tí­mu­los da­dos pe­la fa­mí­lia. Ca­so con­trá­rio, ocor­re­rá na edu­ca­ção pú­bli­ca um pro­ces­so de de­fa­sa­gem crô­ni­ca na for­ma­ção dos jo­vens e de dis­tan­ci­a­men­to ca­da vez mai­or das chan­ces des­ses jo­vens re­a­li­za­rem no fu­tu­ro seus pro­je­tos pro­fis­si­o­nais e ci­da­dã­os.

Nos re­sul­ta­dos apre­sen­ta­dos pe­los ques­ti­o­ná­rios res­pon­di­dos na Pro­va Bra­sil e no Enem, fi­ca cla­ro que a fal­ta de su­por­te fa­mi­liar, quan­do não com­pen­sa­do por uma es­co­la que ofe­re­ça pro­fis­si­o­nais al­ta­men­te qua­li­fi­ca­dos e trei­na­dos e am­bi­en­tes de­sa­fi­a­do­res e, ao mes­mo tem­po, aco­lhe­do­res, não pro­por­ci­o­na­rão re­sul­ta­dos ex­pres­si­vos ca­pa­zes de po­si­cio­nar es­tes jo­vens, de ma­nei­ra van­ta­jo­sa, no cru­el e in­sen­sí­vel mer­ca­do de tra­ba­lho. É um fa­to e é o gran­de de­sa­fio pú­bli­co do nos­so Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to pa­ra as pró­xi­mas dé­ca­das.

Quan­to aos pa­is que po­dem es­co­lher e que acre­di­tam que uma boa es­co­la ga­ran­te uma boa for­ma­ção, o con­se­lho é sim­ples e di­re­to: fi­quem mais tem­po com seus fi­lhos, con­ver­sem mais com eles, vi­a­jem mais com eles, par­ti­ci­pem de ati­vi­da­des cul­tu­ra­is com eles, de­ba­tam as ques­tões na­ci­o­nais e mun­di­ais com eles, lei­am li­vros com eles, fa­çam cur­sos jun­to com eles. A es­co­la que vo­cê es­co­lher, a boa es­co­la, vai ape­nas dar con­ti­nui­da­de a es­sa for­ma­ção. O su­ces­so de­les se­rá mé­ri­to de­le e de vo­cês, prin­ci­pal­men­te.

 

(Da­ni­el Me­dei­ros, dou­tor em Edu­ca­ção His­tó­ri­ca pe­la UFPR e pro­fes­sor no cur­so Po­si­ti­vo de Cu­ri­ti­ba)

 


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