Opinião

Qualidade de vida

Redação DM

Publicado em 12 de maio de 2016 às 21:37 | Atualizado há 9 anos

 Per­ce­be­mos que nos úl­ti­mos tem­pos fa­la-se mui­to so­bre qua­li­da­de de vi­da, ou­ve-se fa­lar so­bre o as­sun­to em pa­les­tras, em nos­so lo­cal de tra­ba­lho até mes­mo em con­ver­sas in­for­mais em gru­pos e ro­das de ami­gos.

Qua­li­da­de de vi­da é al­go sub­je­ti­vo, par­ti­cu­lar e ca­da um de nós cri­a­mos o nos­so con­cei­to que po­de ser mu­da­do ao lon­go do tem­po ou em qual­quer fa­se ou área de nos­sas vi­das. Par­tin­do des­se en­ten­di­men­too que mui­tas ve­zes não le­va­mos em con­si­de­ra­ção é que o am­bi­en­te em que vi­ve­mos tem in­flu­ên­cias so­bre a nos­sa qua­li­da­de de vi­da e quan­do nos re­fe­ri­mos aos aca­dê­mi­cos de en­fer­ma­gem es­ses que fi­ze­ram a op­ção de cu­i­dar e aju­dar ou­tros se­res hu­ma­nos, de­ve-se res­sal­tar que es­se gru­po pres­ta­rá cui­da­dos di­re­tos e in­di­re­tos a sa­ú­de de to­da a po­pu­la­ção.

De acor­do com a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Sa­ú­de, o con­cei­to de sa­ú­de não é mais au­sên­cia de do­en­ça e sim o bem-es­tar bio-psi­qui­co-so­ci­al do in­di­ví­duo, o que cor­ro­bo­ra com o con­cei­to de Qua­li­da­de de Vi­da, con­si­de­ran­do a per­cep­ção da pes­soa so­bre seu con­tex­to de vi­da, sua po­si­ção na vi­da, in­se­ri­dos na cul­tu­ra e va­lo­res que vi­ven­cia e os seus ob­je­ti­vos, ex­pec­ta­ti­vas, pa­drões e pre­o­cu­pa­ções.

Nes­te sen­ti­do, aqui des­cre­ve­mos al­gu­mas si­tu­a­ções vi­ven­cia­das pe­los aca­dê­mi­cos que po­dem ter in­flu­ên­cias di­re­tas e in­di­re­tas, ne­ga­ti­vas ou po­si­ti­vas em sua qua­li­da­de de vi­da de acor­do com sua per­cep­ção e aná­li­se, tais co­mo: car­ga ho­rá­ria ex­ten­sa em sa­las de au­la, pou­co tem­po pa­ra re­pou­so e pa­ra o la­zer, há­bi­tos ali­men­ta­res in­sa­tis­fa­tó­rios e ina­ti­vi­da­de fí­si­ca,des­lo­ca­men­to, afas­ta­men­to de fa­mi­lia­res e ami­gos, re­la­ção en­tre pro­fes­sor e alu­no, to­das es­sas al­te­ra­ções ve­em des­de a es­co­lha do cur­so, o pro­ces­so de ava­li­a­ção pe­lo qual se­rão sub­me­ti­dos pa­ra in­gres­so na fa­cul­da­de ou uni­ver­si­da­de que faz com que o aca­dê­mi­co se ade­que a uma no­va re­a­li­da­de ao se de­pa­rar com as no­vas exi­gên­cias em re­la­ção a sua fu­tu­ra pro­fis­são.

Sen­do as­sim, cha­ma­mos a aten­ção pa­ra es­se gru­po em es­pe­ci­al, res­sal­tan­do a im­por­tân­cia de que as ins­ti­tu­i­ções de en­si­no su­pe­ri­or pos­sam cri­ar es­tra­té­gias fo­ca­das em iden­ti­fi­car os ob­stá­cu­los vi­ven­cia­dos por es­ses aca­dê­mi­cos e que cri­em con­di­ções am­bien­tais fa­vo­rá­veis du­ran­te os anos de for­ma­ção e que es­se am­pa­ro ofe­re­ci­do não se­ja ape­nas vol­ta­do a as­pec­tos pe­da­gó­gi­cos, mas que ha­ja tam­bém uma pre­o­cu­pa­ção re­la­ci­o­na­da aos as­pec­tos psi­co­ló­gi­cos e a sua sa­ú­de men­tal con­tri­buin­do as­sim pa­ra o for­ta­le­ci­men­to do seu apren­di­za­do co­mo tam­bém pa­ra sua fu­tu­ra pro­fis­são.

 

(Sue Chris­ti­ne Si­quei­ra, en­fer­mei­ra, mes­tre em Aten­ção à Sa­ú­de pe­la PUC-GO e co­or­de­na­do­ra e do­cen­te do cur­so de En­fer­ma­gem da Fa­cul­da­de Es­tá­cio de Sá de Go­i­ás / Lu­ci­a­na Ca­the­ri­ne Car­nei­ro Al­ves, egres­sa 2015/02 do cur­so de En­fer­ma­ge­m e pós-gra­du­an­da em MBA em Ges­tão Es­tra­té­gi­ca de Pes­so­as da Fa­cul­da­de Es­tá­cio de Sá de Go­i­ás)

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