Opinião

Que benefício a educação superior traz à sociedade?

Diário da Manhã

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 21:45 | Atualizado há 7 anos

A ex­pan­são da edu­ca­ção su­pe­ri­or tem si­do ob­je­to de po­lí­ti­cas pú­bli­cas em to­do o mun­do. O sen­so co­mum, sus­ten­ta­do por pes­qui­sas e evi­dên­cias, as­so­cia edu­ca­ção a de­sen­vol­vi­men­to. Ges­to­res pú­bli­cos van­glo­riam-se quan­do o por­cen­tu­al da po­pu­la­ção jo­vem que atin­ge a uni­ver­si­da­de cres­ce.

Quan­to mais, me­lhor. O mo­vi­men­to en­vol­ve tam­bém a pós-gra­du­a­ção, com a mul­ti­pli­ca­ção do nú­me­ro de mes­tra­dos e dou­to­ra­dos. Su­põe-se que mais mes­tres e dou­to­res aju­dem a ge­rar mais co­nhe­ci­men­to, pa­ten­tes e ri­que­zas.

A ex­pan­são da edu­ca­ção su­pe­ri­or faz mui­ta gen­te fe­liz: es­tu­dan­tes que al­me­jam um fu­tu­ro me­lhor, fa­mí­lias que que­rem o bem pa­ra su­as cri­as, pro­fes­so­res fe­li­zes com a de­man­da cres­cen­te, ges­to­res pú­bli­cos or­gu­lho­sos de sua obra e até in­ves­ti­do­res, atra­í­dos por gor­das mar­gens de lu­cro, no ca­so de al­gu­mas uni­ver­si­da­des pri­va­das.

En­tre­tan­to, por trás da fa­cha­da, a re­a­li­da­de tem mais es­pi­nhos do que flo­res. Pres­sio­na­dos a ex­pan­dir o aten­di­men­to, os sis­te­mas pú­bli­cos ex­pe­ri­men­tam si­nais de de­te­rio­ra­ção e per­da de qua­li­da­de.

Al­guns de­les se con­ver­te­ram em are­nas po­lí­ti­cas de go­ver­nan­ça im­pra­ti­cá­vel, nas qua­is gru­pos di­gla­di­am na dis­pu­ta por pe­que­nos es­pa­ços e van­ta­gens. En­quan­to is­so, mui­tos sis­te­mas pri­va­dos se trans­for­mam em usi­nas de au­las, a ge­rar di­plo­mas co­mo quem pro­duz com­mo­di­ti­es.

Em um en­saio de pro­mo­ção de seu li­vro The Ca­se Against Edu­ca­ti­on: Why the Edu­ca­ti­on System Is a Was­te of Ti­me and Mo­ney (Prin­ce­ton Uni­ver­sity Press), Bryan Ca­plan, pro­fes­sor de Eco­no­mia da Uni­ver­si­da­de Ge­or­ge Ma­son, tra­ta do te­ma.

Em uma era que ce­le­bra o co­nhe­ci­men­to, sua te­se soa he­ré­ti­ca: pa­ra o eco­no­mis­ta, a ver­da­dei­ra fun­ção da edu­ca­ção é sim­ples­men­te pro­ver um cer­ti­fi­ca­do aos for­man­dos. Em ou­tras pa­la­vras, com hon­ro­sas ex­ce­ções, pou­co se apren­de na uni­ver­si­da­de. O que im­por­ta é o di­plo­ma que da­rá aces­so ao fu­tu­ro em­pre­go.

Pa­ra Ca­plan, o sis­te­ma de edu­ca­ção su­pe­ri­or des­per­di­ça tem­po e di­nhei­ro. O re­tor­no pa­ra os in­di­ví­duos é sub­stan­ti­vo: com o tí­tu­lo vêm me­lho­res sa­lá­ri­os. No en­tan­to, o re­tor­no pa­ra a so­ci­e­da­de é pí­fio. Se­gun­do o au­tor, quan­to mais se in­ves­te na edu­ca­ção su­pe­ri­or, mais se es­ti­mu­la a cor­ri­da por tí­tu­los. E bas­ta cru­zar a li­nha de che­ga­da: ter­mi­nar a fa­cul­da­de.

Nas uni­ver­si­da­des, es­tu­dan­tes pas­sam anos de­bru­ça­dos so­bre as­sun­tos ir­re­le­van­tes pa­ra sua vi­da pro­fis­si­o­nal e pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho. Qual o mo­ti­vo pa­ra a fal­ta de co­ne­xão en­tre o que é en­si­na­do e o que se­rá ne­ces­sá­rio? Sim­ples: pro­fes­so­res en­si­nam o que sa­bem, não o que é pre­ci­so en­si­nar. E mui­tos têm pou­quís­si­ma ideia do que se pas­sa no mun­do re­al.

Além dis­so, Ca­plan ob­ser­va que os es­tu­dan­tes re­têm mui­to pou­co do que lhes é en­si­na­do. De fa­to, se­res hu­ma­nos têm di­fi­cul­da­de pa­ra con­ser­var co­nhe­ci­men­tos que ra­ra­men­te usam. Al­guns cur­sos pro­por­ci­o­nam mo­dos e mei­os pa­ra que os pu­pi­los as­si­mi­lem e exer­ci­tem no­vos co­nhe­ci­men­tos. Con­tu­do, a mai­o­ria fa­lha em pro­ver tais con­di­ções.

Cu­ri­o­sa­men­te, o fa­to de os es­tu­dan­tes pou­co apren­de­rem nos qua­tro ou cin­co anos de uni­ver­si­da­de não é re­le­van­te. O que seus em­pre­ga­do­res pro­cu­ram é ape­nas uma cre­den­ci­al que ates­te que o can­di­da­to se­ja in­te­li­gen­te, di­li­gen­te e ca­paz de to­le­rar a ro­ti­na te­di­o­sa do tra­ba­lho. Pa­ra is­so bas­ta o tí­tu­lo.

O au­tor não pou­pa crí­ti­cas a es­tu­dan­tes, co­le­gas e ges­to­res. Os pri­mei­ros, pa­ra ele, são in­cul­tos e vul­ga­res, in­ca­pa­zes de tran­spor con­te­ú­dos es­co­la­res pa­ra a vi­da re­al. Pas­sam a mai­or par­te do tem­po na uni­ver­si­da­de co­mo zum­bis na fren­te de seus smartpho­nes e em ou­tras ati­vi­da­des des­ti­na­das a tur­var a men­te e o es­pí­ri­to.

Além dis­so, o cres­ci­men­to da edu­ca­ção su­pe­ri­or es­tá le­van­do pa­ra a uni­ver­si­da­de in­di­ví­duos sem ca­rac­te­rís­ti­cas pa­ra se­rem uni­ver­si­tá­rios. Es­tá atra­in­do pa­ra a pós-gra­du­a­ção pro­fis­si­o­nais sem o per­fil pa­ra re­fle­xão pro­fun­da e crí­ti­ca. E es­tá for­man­do mes­tres e dou­to­res que não têm ta­len­to ou in­cli­na­ção pa­ra en­si­nar e pes­qui­sar.

In­flar as va­gas e cri­ar me­ca­nis­mos pa­ra fa­ci­li­tar o aces­so à uni­ver­si­da­de po­de pa­re­cer cau­sa no­bre. Ali­men­ta os so­nhos das clas­ses as­cen­den­tes e pro­duz ca­sos de su­ces­so, sem­pre ao gos­to da mí­dia po­pu­lar. En­tre­tan­to, po­de es­tar dre­nan­do re­cur­sos do en­si­no fun­da­men­tal e vo­ca­cio­nal, e da pes­qui­sa de pon­ta.

A edu­ca­ção é, cer­ta­men­te, um gran­de meio de trans­for­ma­ção so­ci­al. Is­so não sig­ni­fi­ca des­pe­jar in­sen­sa­ta­men­te re­cur­sos em si­mu­la­cros de en­si­no e sis­te­mas de emis­são de tí­tu­los uni­ver­si­tá­rios.

 

(Tho­maz Wo­od Jr. es­cre­ve so­bre ges­tão e o mun­do da ad­mi­nis­tra­ção – tho­maz.wo­[email protected])

 


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