Opinião

Que os meus inimigos me errem

Diário da Manhã

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 22:33 | Atualizado há 7 anos

“As coi­sas mais de­sa­gra­dá­veis que os nos­sos pi­o­res ini­mi­gos nos di­zem pe­la fren­te não se com­pa­ram com as que os nos­sos ami­gos di­zem de nós pe­las cos­tas.”

Al­fred de Mus­set

 

Os alu­nos mo­der­nos per­de­ram sua ad­mi­ra­ção pe­la in­te­lec­tu­a­li­da­de dos seus pro­fes­so­res mais ve­lhos e fin­gem não acre­di­tar na in­ter­net. Não sei o por­quê des­se fe­nô­me­no, mas, ve­ja vo­cê: em uma au­la de fi­lo­so­fia, na qual dis­cor­ria so­bre ló­gi­ca, en­tão eu con­fec­cio­na­va al­guns si­lo­gis­mos, no qua­dro. Quan­do uma alu­na do 2º A me in­ter­rom­peu com um exem­plo “fan­tás­ti­co”: – To­do pro­fes­sor é bur­ro/ O pro­fes­sor de por­tu­guês é bur­ro/ lo­go, to­do pro­fes­sor de por­tu­guês é bur­ro. Nin­guém riu! Cons­tran­geu até mes­mo seus co­le­gas  com­par­ti­lha­do­res das mes­mas vin­gan­ças. Fi­quei es­tar­re­ci­do, não sa­bia di­zer na­da, ape­na dis­se que ago­ra com­pre­en­dia a ra­zão do mau com­por­ta­men­to da mai­o­ria da clas­se. Tal­vez por não te­rem in­te­res­se no con­te­ú­do do pro­fes­sor, en­tão não va­le a pe­na ou­vi-lo, e não bas­ta ape­nas aqui­e­tar-se, ain­da tem de per­tur­bar os ou­tros. Ou eles, não acei­tam a su­pe­ri­o­ri­da­de do pro­fes­sor, pois não têm o há­bi­to de res­pei­tar as pes­so­as mais ve­lhas e di­plo­ma­das, ou se sen­tem hu­mi­lha­dos por sa­ber que sa­bem mui­to pou­co? O “sem-gra­ção” to­mou con­ta de to­dos nós na­que­le mo­men­to. Pos­so até es­tá er­ra­do, po­rém fi­cou cla­ro so­bre es­sa alu­na não gos­tar de seus pro­fes­so­res, e is­so não é ra­ro!.

Ou­tra alu­na do en­si­no fun­da­men­tal, re­cla­man­do co­mi­go, aos gri­tos, por que mi­nhas au­las não são cri­a­ti­vas, são sem­pre ba­se­a­das no li­vro di­dá­ti­co ado­ta­do, cons­tran­geu-me tam­bém, ou me­lhor, achei a sua ob­ser­va­ção atre­vi­da por es­tá sen­do fei­ta por al­guém ini­mi­ga da de­cên­cia e da or­dem (Já fa­lei des­sa alu­na em ou­tra crô­ni­ca – O Me­ne­ar da Gan­gor­ra!). Se­rá se ela es­ta­ria dis­pos­ta a pa­gar có­pi­as de no­vos tex­tos, en­ri­que­ce­do­res da au­la, pe­lo me­nos? É im­pres­sio­nan­te no­tar os bons alu­nos do iní­cio do ano, quan­do al­can­çam a mé­dia su­fi­ci­en­te pa­ra pro­gres­são, já no ter­cei­ro bi­mes­tre, trans­for­mam-se em in­dis­ci­pli­na­dos, e no úl­ti­mo bi­mes­tre já não se con­se­gue mi­nis­trar a au­la pro­du­ti­va! E a cul­pa é do mes­tre!

Um tal Ze­qui­nha, o mais in­dis­ci­pli­na­do do 2º A, afron­tou-me tam­bém di­zen­do que eu só sa­bia res­pon­der o exer­cí­cio pro­pos­to, por­que as res­pos­tas da­que­las ques­tões es­ta­vam no li­vro do pro­fes­sor (res­pon­di­do). Fui gros­so com ele, pe­di que me fi­zes­se qual­quer per­gun­ta, pois a to­das que ele con­se­guis­se ela­bo­rar, eu da­ria con­ta da res­pos­ta cer­ta (Eu es­ta­va con­fi­an­te na sua in­ca­pa­ci­da­de de ela­bo­rar per­gun­tas ou, ain­da, na sua in­com­pe­tên­cia de jul­gar qual­quer res­pos­ta da­da).

Co­mo que­rem ser en­si­na­dos os pro­ces­sa­do­res de pro­fes­sor se o en­si­nar é um ato de amor e o apren­der de res­pei­to? Res­pon­de o Eras­mo: “A pri­mei­ra fa­se do sa­ber, é amar os nos­sos pro­fes­so­res.” E com­ple­men­ta Jo­hann Go­e­the: “Em to­da a par­te só se apren­de com quem se gos­ta.”

En­quan­to a re­la­ção pro­fes­sor/alu­no se pa­re­cer à ilus­tra­ção re­tra­ta­da, so­bre os dois bur­ri­nhos amar­ra­dos, pe­lo pes­co­ço, com uma cor­da cur­ta, en­tre du­as moi­tas de ca­pim, o re­sul­ta­do sem­pre se­rá o mes­mo: Um pu­xa na di­re­ção da moi­ta à sua fren­te o ou­tro pu­xa tam­bém pa­ra sua, mais pró­xi­ma, en­tão mor­rem ten­tan­do co­mê-la (Por is­so o sis­te­ma edu­ca­cio­nal es­tá mor­ren­do!). Pois, a cor­da nun­ca vai rom­per-se; sim, mor­re­rão de fo­me. A não ser que o me­nos bur­ro de­les ce­da, evi­tan­do a mor­te e con­vi­de o ou­tro a co­mer de seu ca­pim e jun­tos de­vo­ra­rão as du­as moi­tas, uma de ca­da vez. É is­so que es­tou fa­zen­do!!! Ô Deus, “Tor­na mu­das as pes­so­as que fa­lam men­ti­ras e ame­a­çam os jus­tos, com or­gu­lho e des­pre­zo.” (Sal­mos 31:18 BV).

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, bBa­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)


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