Opinião

Quem educará os educadores?

Diário da Manhã

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 00:05 | Atualizado há 7 anos

O dia do pro­fes­sor e da pro­fes­so­ra no Bra­sil é co­me­mo­ra­do no dia 15 de ou­tu­bro. Es­sa da­ta nes­te ano as­su­miu um ca­rá­ter mui­to mais es­pe­ci­al e sig­ni­fi­ca­ti­vo de sua lon­gín­qua his­tó­ria, que re­mo­ta ao ano de 1827, dia con­sa­gra­do à edu­ca­do­ra San­ta Te­re­za D’ Ávi­la, quan­do Dom Pe­dro I bai­xou um De­cre­to Im­pe­ri­al que cri­ou o en­si­no ele­men­tar no Bra­sil. A da­ta fi­cou es­que­ci­da por um lon­go pe­rí­o­do, sen­do re­lem­bra­da no ano de 1947 por um gru­po pro­fes­so­res do Gi­ná­sio Ca­e­ta­no de Cam­pos, co­nhe­ci­do co­mo “Ca­e­ta­ni­nho” nu­ma ma­ni­fes­ta­ção con­tra as con­di­ções pre­cá­rias do en­si­no na ci­da­de de São Pau­lo. Di­an­te da ce­le­bra­ção da­que­les pi­o­nei­ros a da­ta es­pa­lhou-se pe­lo Bra­sil, sen­do ofi­ci­a­li­za­da por meio de fe­ri­a­do es­co­lar pe­lo De­cre­to Fe­de­ral 52.682 de 14 de ou­tu­bro de 1963.

A lu­ta dos pro­fes­so­res sem­pre es­te­ve e es­ta­rá li­ga­da a va­lo­ri­za­ção da edu­ca­ção pú­bli­ca, gra­tui­ta, que es­ta se­ja es­sen­cial­men­te lai­ca e co­mo bem de­fen­deu Flo­res­tan Fer­nan­des de al­tís­si­ma qua­li­da­de. A edu­ca­ção sem­pre foi o lu­gar in­vi­o­lá­vel do res­pei­to à plu­ra­li­da­de de idei­as e de con­cep­ções pe­da­gó­gi­cas; o es­pa­ço de lu­ta con­tra qual­quer for­ma de pre­con­cei­to se­ja de or­dem re­li­gi­o­sa, ét­ni­ca, de gê­ne­ro, ori­en­ta­ção se­xu­al en­tres ou­tros. O dis­cur­so im­plí­ci­to e até mes­mo ex­pli­ci­to nos do­cu­men­tos ofi­ci­ais sem­pre foi es­se. Ca­be aqui con­cei­tu­ar dis­cur­so, des­sa for­ma si­tuo o lei­tor de on­de, por que e pa­ra quem eu fa­lo. Dis­cur­so as­sen­ta­do sob as ba­ses epis­te­mo­ló­gi­cas de Mi­chel Fou­cault e Émi­le Ben­ve­nis­te que evi­den­ci­am que o dis­cur­so é al­go que sus­ten­ta e é sus­ten­ta­do pe­la ide­o­lo­gia de um gru­po ou ins­ti­tu­i­ção so­ci­al. Em ou­tras pa­la­vras o dis­cur­so é um com­ple­xo de re­fle­xões e olha­res de mun­do ori­un­dos do lu­gar so­ci­al des­se gru­po ou ins­ti­tu­i­ção que au­to­ri­zam es­se gru­po ou ins­ti­tu­i­ção se sus­ten­te co­mo tal em re­la­ção aos gru­pos so­ci­ais, de­fen­den­do e le­gi­ti­man­do sua ide­o­lo­gia, que é sem­pre co­e­ren­te com seus in­te­res­ses.

Se o dis­cur­so é al­go que pe­lo des­cri­to aci­ma é o quê da sus­ten­ta­ção aos enun­ci­a­dos e ao mes­mo tem­po é re­for­ça­do pe­los enun­ci­a­dos que o re­a­li­zam, é pre­o­cu­pan­te o dis­cur­so as­su­mi­do por al­guns edu­ca­do­res em re­des so­ci­ais e nas ins­ti­tu­i­ções de edu­ca­ção, so­bre­tu­do pú­bli­cas nos úl­ti­mos mes­es, con­ta­mi­na­dos por idei­as re­tró­ga­das e es­tar­re­ce­do­ras de­fen­di­das por cam­pos con­ser­va­do­res da po­li­ti­ca bra­si­lei­ra. A edu­ca­ção não co­a­du­na com pau­tas re­a­ci­o­ná­rias, re­gres­sis­tas e au­to­ri­tá­rias. Evi­den­te que não há uma iden­ti­da­de uni­tá­ria na­ci­o­nal do­cen­te, as­sim co­mo as pes­so­as são di­fe­ren­tes nos pen­sa­men­tos, idei­as e ide­ais, os pro­fes­so­res não de­vem nem po­dem pen­sar de ma­nei­ra igual.

No en­tan­to mes­mo não ha­ven­do uma iden­ti­da­de do­cen­te, é in­dis­pen­sá­vel à de­fe­sa de uma mí­ni­ma uni­da­de de pen­sa­men­to que vá de en­con­tro as idei­as de­fen­di­das por cam­pos de­su­sa­dos da po­li­ti­ca tu­pi­ni­quim. Em tem­pos de fler­te com idei­as ce­sa­ris­tas é pre­ci­so per­gun­tar: Quem edu­ca­rá os edu­ca­do­res?

Fa­zer o de­ba­te, não ar­re­dar o pé da lu­ta. Mos­trar que a edu­ca­ção é o lu­gar da di­ver­si­da­de de pen­sa­men­to e do plu­ra­lis­mo de idei­as de­ve ser a ba­ta­lha a ser tra­va­da pe­los pro­fes­so­res no Bra­sil de on­tem, de ho­je e de ama­nhã. O mes­tre Pau­lo Frei­re já aler­ta­va, quan­do a edu­ca­ção não é li­ber­ta­do­ra o so­nho do opri­mi­do é ser opres­sor. Que nes­se dia do pro­fes­sor e da pro­fes­so­ra se­ja usa­do pa­ra re­fle­tir e ana­li­sar qual Bra­sil que­re­mos: o Bra­sil do tu­do se­rá re­sol­vi­do na vi­o­lên­cia, nas bra­va­tas e na in­to­le­rân­cia, que atin­ge e con­ti­nu­a­rá atin­gin­do, so­bre­tu­do nos­sos alu­nos que são em sua mai­o­ria jo­vens, par­dos e ne­gros, mo­ra­do­res das pe­ri­fe­rias, ou o Bra­sil do res­pei­to a plu­ra­li­da­de de idei­as, da lu­ta con­tra o pre­con­cei­to e dis­cri­mi­na­ção aos ne­gros, as mu­lhe­res, aos ho­mos­se­xu­ais e ou­tras mi­no­ri­as que so­frem há anos com a au­sên­cia de po­lí­ti­cas pu­bli­cas por par­te do Es­ta­do que só nos úl­ti­mos anos con­tou com tí­mi­das ações pa­ra di­mi­nu­ir is­so. Oxa­lá que es­te dia da Pro­fes­so­ra e do Pro­fes­sor se­ja o dia da es­pe­ran­ça em que o amor, a so­li­da­ri­e­da­de, o res­pei­to, o li­vro e a edu­ca­ção ven­çam o dis­cur­so do me­do, da ba­la e da in­to­le­rân­cia. #Me­nos­Fro­ta #Mais­Pau­lo­Frei­re

 

(Eder­gê­nio Vi­ei­ra é pro­fes­sor da re­de mu­ni­ci­pal de en­si­no de Ana­po­lis)


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