Opinião

Questão de Justiça

Diário da Manhã

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 22:06 | Atualizado há 7 anos

Ti­po a opor­tu­ni­da­de de per­ten­cer ao Con­se­lho Es­ta­du­al de Cul­tu­ra por 21 anos – sem­pre que ven­cia meu man­da­to, era re­con­du­zi­da. Co­mo dis­se uma vez, fui co­le­ga de pes­so­as no­tá­veis, co­mo D’ Belkiss Spen­ci­e­re, Lí­gia Ras­si, Car­los Fer­nan­do Ma­ga­lhã­es, Ma­ra Au­gus­ta Cal­la­do, Wol­ney Ar­ru­da Unes Nely Al­ves de Al­mei­da, Ba­rio­ni Or­ten­cio, Amá­lia Her­ma­no, Tâ­nia Cruz, Per­ten­ci à Câ­ma­ra de Pa­tri­mô­nio His­tó­ri­co e de Li­te­ra­tu­ra. Mui­tos bons li­vros fo­ram ana­li­sa­dos e com ale­gria as­sis­ti vá­rios au­to­res ini­ci­an­tes con­se­gui­rem a sa­tis­fa­ção de te­rem sus li­vros edi­ta­dos.

Pe­na, que nos­so es­ta­do, ali­ás o Bra­sil es­tá de cos­tas pa­ra o Bra­sil, co­mo bem dis­se o ar­ti­cu­lis­ta da Re­vis­ta Ve­ja: Ro­ber­to Pom­peu de To­le­do, quan­do co­men­tou so­bre meu 1º li­vro de Con­tos “A Fri­a­gem”. En­tão mui­tos es­cri­to­res de va­lor são pou­co re­co­nhe­ci­dos, por­que a mai­o­ria dos lei­to­res bra­si­lei­ros gos­ta do que vem de fo­ra, no­mes es­tran­gei­ros que nem sem­pre es­cre­vem coi­sa que va­lha a pe­na.

Na Câ­ma­ra de Pa­tri­mô­nio His­tó­ri­co, con­se­gui com apoio de meus pa­res, que a Ca­pe­li­nha da San­ta Ca­sa não fos­se de­mo­li­da. Quan­do a an­ti­ga San­ta ca­sa, ce­deu lu­gar ao Cen­tro de Con­ven­ções, a ca­pe­li­nha fi­cou fir­me, foi de­vol­vi­da ao cul­to re­li­gi­o­so e ho­je acon­te­cem ca­sa­men­tos, bo­das, mis­sas e é tão bem cu­i­da­da! Ali­ás, é uma lin­da Ca­pe­la de Nos­sa Se­nho­ra das Gra­ças!

O Par­que Eco­ló­gi­co e o Jar­dim Bo­tâ­ni­co le­va­ram res­pec­ti­va­men­te os no­mes de Ulis­ses Gui­ma­rã­es e Chi­co Men­des. Um gran­de mo­vi­men­to foi fei­to por ini­ci­a­ti­va mi­nha no Con­se­lho de Cul­tu­ra. Ti­ve­mos o apoio As­sem­bleia e da Câ­me­ra Mu­ni­ci­pal, épo­ca em que o ve­re­a­dor Hé­lio de Bri­to mui­to co­o­pe­rou com es­sa lu­ta. Na mi­nha pos­se na Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, meu dis­cur­so, em fins da dé­ca­da de 90, in­sis­ti exa­ta­men­te so­bre o Par­que Eco­ló­gi­co que de­ve­ria le­var o no­me de Dr. Al­ta­mi­ro Mou­ra Pa­che­co por­que as áre­as da­que­le lo­cal fo­ram pra­ti­ca­men­te do­a­das por ele (fa­zi­am par­te da fa­zen­da DOIS IR­MÃOS) pois o pre­ço co­bra­do por Dr. Al­ta­mi­ro foi sim­bó­li­co, com o pe­di­do de­le pa­ra que se con­ser­vas­sem as ma­tas abun­dan­tes da re­gi­ão no Jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã no ca­der­no de opi­ni­ão, o ba­ta­lha­dor pe­las coi­sas na go­i­a­nas, Wal­ter Me­ne­zes, con­se­lhei­ro per­ma­nen­te da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa (AGI) es­cre­ve um mi­nu­ci­o­so ar­ti­go “Par­que Eco­ló­gi­co Al­ta­mi­ro de Mou­ra Pa­che­co” –um pul­mão ver­de nas cer­ca­ni­as de Go­i­â­nia.

Wal­ter Me­ne­zes, re­pro­duz uma car­ta de mi­nha au­to­ria pa­ra O Po­pu­lar de 1º de Ju­nho de 1.997. Diz o se­guin­te: “Os gran­des ben­fei­to­res da hu­ma­ni­da­de não pos­su­em la­ti­tu­de nem lín­gua ou na­ção – tran­scen­dem per­ten­cem ao mun­do, por is­so não ve­jo mo­ti­vos pa­ra se pre­o­cu­par com o no­me de Ulis­ses Gui­ma­rã­es, tran­can­do-o pe­lo Dr. Al­ta­mi­ro de M. Pa­che­co. Por que? Ulis­ses é do Pa­ís e exis­tem inú­me­ras ho­me­na­gens à sua me­mó­ria. É pa­tri­mô­nio bra­si­lei­ro. Al­ta­mi­ro é nos­so, do­ou gran­des áre­as de ter­ra pa­ra o Es­ta­do e pa­ra Go­i­â­nia (o Ae­ro­por­to San­ta Ge­no­ve­va, leia o no­me de sua mãe Dª Ge­no­ve­va). O Par­que Eco­ló­gi­co ele do­ou pra­ti­ca­men­te (pre­ço mí­ni­mo com dis­se sim­bó­li­co, com a con­di­ção de pre­ser­var as ma­tas na­ti­vas, as aguas, os ani­mais – na­da é mais jus­to que ele re­ce­ba uma ho­me­na­gem de sua ter­ra de ber­ço.

On­de Dr. Al­ta­mi­ro se­rá ho­me­na­ge­a­do, se não o fi­zer­mos? Fo­ra da­qui, há al­go com seu no­me? Por is­so, é ques­tão de jus­ti­ça, de­fen­der o no­me de Al­ta­mi­ro pa­ra o Par­que Eco­ló­gi­co – é uma for­ma de mos­trar­mos gra­ti­dão e so­bre­tu­do, de­fen­der­mos nos­sa iden­ti­da­de e go­i­a­ne­i­da­de, am­bas pro­fa­na­das to­da ho­ra, to­do dia.  As­si­na­do: Au­gus­ta Fa­ro Fleury de Me­lo

Não so­men­te ba­ta­lhei co­mo ti­ve mui­tas pes­so­as es­cre­ven­do aos jor­nais de­fen­den­do a ideia co­mo ca­so de jus­ti­ça co­lo­car o no­me de Dr. Al­ta­mi­ro. Há al­guns in­te­lec­tu­ais da ter­ra que se di­zem “au­tor iso­la­do” des­sa lu­ta em prol da mu­dan­ça do no­me de Ulis­ses Gui­ma­rã­es por Dr. Al­ta­mi­ro. Is­so não exis­te! Pre­ten­são des­ses in­te­lec­tu­ais de ser “au­tor iso­la­do” !!!

O mes­mo acon­te­ceu com o Jar­dim Bo­tâ­ni­co que se cha­ma­va Chi­co Men­des. Ami­ga do co­ra­ção, Drª Amá­lia, mo­ra­do­ra da rua 24 cen­tro, con­ser­va­va em seu jar­dim, co­le­ção imen­sa de or­quí­de­as. Há uma or­quí­dea que le­va o no­me “Amá­lia”. Por que? por que Drª Amá­lia, es­tu­dou, des­co­briu es­sa no­va or­quí­dea, até en­tão des­co­nhe­ci­da, uma ra­ri­da­de!

Ami­ga pes­so­al de Bur­le Max, Jor­ge Ama­do e Zé­lia Ga­tai, que hos­pe­da­ram na ca­sa de Drª Amá­lia quan­do a vi­si­ta­ram e ao seu ma­ri­do Dr. Ma­xi­mi­a­no Ma­ta Tei­xei­ra. A ca­sa de Drª Amá­lia era um mu­seu de por­ce­la­nas, pra­ta­rias, an­ti­gui­da­des – além dis­so, seu quin­tal foi um jar­dim com tem­pe­ra­tu­ra me­nor que o res­tan­te da ci­da­de. Tan­tas ár­vo­res, ca­ra­man­chões, es­tu­fas de mil plan­tas, imen­si­dão de or­quí­de­as de­ve­ria ter si­do co­mo ba­ta­lha­mos “Mu­seu Amá­lia Her­ma­no”. Por in­crí­vel que pa­re­ça, pes­so­as da fa­mí­lia de Drª Amá­lia, de­mo­li­ram a ca­sa, o jar­dim enor­me e cons­tru­í­ram um pe­que­no pré­dio de apar­ta­men­tos. Por is­so, é mais que jus­to que ho­je o Jar­dim Bo­tâ­ni­co se­ja cha­ma­do Amá­lia Her­ma­no. É pe­na que quan­do se re­fe­rem ao Jar­dim Bo­tâ­ni­co Amá­lia Her­ma­no, usam ape­nas o no­me des­sa or­qui­dó­fi­la de va­lor que foi Drª Amá­lia Her­ma­no Tei­xei­ra.

Na câ­ma­ra de Pa­tri­mô­nio His­tó­ri­co ide­a­li­zei na Ci­da­de de Go­i­ás com apoio de meus pa­res, a re­ti­ra­da do de­sen­fre­a­do ga­rim­po, que en­ve­ne­na­va o Rio Ver­me­lho, ma­tan­do a vi­da das águas. On­de é o Ban­co do Bra­sil era um pré­dio mo­der­no­so, mui­to des­to­an­te do ca­sa­rio co­lo­ni­al do cen­tro His­tó­ri­co (an­tes era lin­da ca­sa co­lo­ni­al, pos­te­rior­men­te com­pra­da pe­lo Ban­co do Bra­sil e ló­gi­co, des­tru­í­da). Fi­ze­mos pro­po­si­tu­ras, pe­din­do que a di­re­ção do re­fe­ri­do Ban­co, re­for­mas­se o ci­ta­do edi­fí­cio, dan­do con­tor­nos con­tor­nos co­lo­ni­ais do mes­mo. O Ban­co do Bra­sil con­se­guiu re­for­mar a fa­cha­da da cons­tru­ção, mas lon­ge do ide­al.

Tam­bém fiz pro­po­si­tu­ras no sen­ti­do de que as ca­sas on­de nas­ce­ram ou vi­ve­ram vul­tos de des­ta­que na his­tó­ria de Go­i­ás, fos­sem co­lo­ca­das pla­cas no­me­an­do as mes­mas. As­sim por exem­plo, on­de vi­veu o ilus­tre Pro­fes­sor Fran­cis­co Fer­rei­ra que ela­bo­rou o “Di­ci­o­ná­rio Ana­ló­gi­co da Lín­gua Por­tu­gue­sa” – con­si­de­ra­do ÚNI­CO nes­sa mo­da­li­da­de no Bra­sil, re­ce­bes­se a pla­ca in­di­ca­ti­va. Na ci­ta­da re­si­dên­cia do Pro­fes­sor Fran­cis­co Fer­rei­ra.  As­sim acon­te­ceu na ca­sa de Ro­sa­ri­ta Fleury, au­to­ra do fa­mo­so ro­man­ce “ELOS DA MES­MA COR­REN­TE” que re­ce­beu da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, o prê­mio Jú­lia Lo­pes de Al­mei­da, fa­to úni­co ain­da ho­je.

A ca­sa on­de nas­ceu Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra re­ce­beu sua pla­ca. As­sim acon­te­ceu com a ca­sa on­de nas­ceu o com­po­si­tor e mu­si­co Pro­fes­sor Jo­a­quim Ed­son Ca­mar­go, pai da sa­u­do­sa Ely Ca­mar­go re­co­nhe­ci­da e aplau­di­da em to­do o Bra­sil. As­sim acon­te­ceu com Pro­fes­sor Al­ci­de  Ju­bé de ines­que­cí­vel me­mó­ria. As­sim acon­te­cer tam­bém na ca­sa de Re­gi­na La­cer­da mãe do fol­clo­re go­i­a­no.

O mag­ní­fi­co es­cul­tor Vei­ga Va­le com su­as ima­gens de lei­tu­ra de­li­ca­da tra­ços for­mo­sos, um dos mai­o­res do Bra­sil, re­ce­beu a pla­ca in­di­ca­ti­va na ca­sa on­de re­si­diu. Por­que Vei­ga Val­le é pou­co re­co­nhe­ci­do? Por­que veio de Go­i­ás e nos­so es­ta­do é vis­to no Sul prin­ci­pal­men­te co­mo um es­ta­do ser­ta­ne­jo, ru­ral. Sa­be-se que Vei­ga Val­le em har­mo­nia, de­li­ca­de­za é mui­to su­pe­ri­or ao Alei­ja­di­nho. O es­cul­tor mi­nei­ro te­ve a seu fa­vor por ser um do­en­te de su­as mãos, e es­cul­pin­do com di­fi­cul­da­des su­as enor­mes es­tá­tuas. É re­co­nhe­ci­do no mun­do por­que é di­vul­ga­do no mi­o­lo Mi­nas Ge­ra­is sa­be mos­trar seus ilus­tres pa­ra o Bra­sil e o mun­do. Tam­bém com pro­ble­mas de sa­ú­de e imen­si­dão de su­as obras Alei­ja­di­nho ga­nhou o PÓ­DIO.

O lo­cal da 1ª Far­má­cia de Go­i­ás nos mol­des atu­ais, foi do Pro­fes­sor far­ma­cêu­ti­co e um dos fun­da­do­res da Es­co­la de Far­má­cia da nas­cen­te go­i­a­na, Pro­fes­sor Ag­ne­lo Ar­ling­ton Fleury Cu­ra­do, re­ce­beu na fa­cha­da da ca­sa sua pla­ca. A enor­me ca­sa do co­men­da­dor An­tô­nio de Pá­dua Fleury que foi pre­si­den­te da Pro­vín­cia de Go­i­ás e fez inu­me­rá­veis be­ne­fí­ci­os, tais co­mo ilu­mi­na­ção a gás, cons­tru­ção de pon­tes e inú­me­ros fei­tos que mar­ca­ram seu go­ver­no re­ce­beu sua pla­ca. A ca­sa ain­da es­tá con­ser­va­da e se lo­ca­li­za na Pra­ça do Lar­go do Cha­fa­riz.

Não po­de­mos es­que­cer que o ide­a­lis­ta, ba­ta­lha­dor, es­cri­tor El­der Ca­mar­go de Pas­sos es­cre­veu ma­ra­vi­lho­so com­pên­dio es­tu­di­o­so de Vei­ga Val­le e seus tra­ba­lhos ri­co em de­ta­lhes e per­fei­to em su­as lei­tu­ras. A ines­que­cí­vel e ati­va An­to­lin­da Ba­ia Bor­ges, a guar­diã do Mu­seu de Ar­te Sa­cra, cui­da­do­ra dos bens his­tó­ri­cos de Vi­la Boa, é uma di­nâ­mi­ca mu­lher que ama o mu­seu que é de­po­si­tá­rio de ma­ra­vi­lho­sos tra­ba­lhos do ines­que­cí­vel Jo­a­quim Jo­se da Vei­ga Val­le.

Profª Mar­le­ne Ve­las­co me­re­ce nos­so aplau­so por ze­lar com de­di­ca­ção a pre­ço do mu­seu Ca­sa de Co­ra. É ques­tão de jus­ti­ça que es­sas pes­so­as se­jam re­co­nhe­ci­das, re­ve­ren­ci­a­das pe­lo pres­ti­mo­so e in­can­sá­vel tra­ba­lho que pres­tam à Ve­lha Ca­pi­tal. Sem elas, nos­sa ci­da­de Go­i­ás per­de­ria mui­tís­si­mo, pois são pe­re­nes ze­la­do­ras des­sas ri­que­zas imor­re­dou­ras da Ci­da­de eter­na.

O Cor­po de Bom­bei­ros da ci­da­de de Go­i­ás, foi cri­a­do por pro­po­si­tu­ra mi­nha no con­se­lho de cul­tu­ra. Co­mo uma ci­da­de his­tó­ri­ca com be­los sí­tios e mu­seus, es­pe­ci­al­men­te o mu­seu de Ar­te Sa­cra – se acon­te­cer um in­cên­dio, as ca­sas co­la­das umas nas ou­tras co­mo to­dos sa­bem, ha­ve­ria tem­po de che­gar so­cor­ro de Go­i­â­nia? O Cor­po de Bom­bei­ros so­cor­re não ape­nas in­cên­di­os co­mo sa­be­mos é múl­ti­pla a ação dos bra­vos com­po­nen­tes.

Tem mais: o Cor­po de Bom­bei­ros com se­de na Ve­lha Go­i­ás so­cor­re ci­da­des vi­zi­nhas, fa­zen­das chá­ca­ras, po­vo­a­dos – em mil e uma ne­ces­si­da­des. A chá­ca­ra Bau­mann on­de vi­ve­ram os es­cri­to­res Se­bas­ti­ão Fleury Cu­ra­do e Au­gus­ta de Fa­ro Fleury Cu­ra­do (meus avós pa­ter­nos). Se­bas­ti­ão foi cons­ti­tu­in­te de 1891, de­pu­ta­do fe­de­ral, mem­bro da AGL, for­ma­do co­mo seu pai, so­gro e avô na Fa­cul­da­de São Fran­cis­co (An­ca­das) em São Pau­lo, era atu­an­te e com­ba­ti­vo lu­tan­do sem­pre em de­fe­sa dos hu­mil­des e ne­ces­si­ta­dos, lu­tou mui­to em fa­vor da abo­li­ção da es­cri­tu­ra. Es­cre­veu os li­vros “3 Me­mó­ri­as His­tó­ri­cas e Me­mó­ri­as His­tó­ri­as” – Dª Au­gus­ta sua pri­ma es­cre­veu “De­va­nei­os” crô­ni­cas e con­tos “Ra­ma­lhe­te de Sa­u­da­des” po­e­mas e crô­ni­cas ain­da re­si­den­te em São Pau­lo. Da vi­a­gem do Rio a Go­i­ás es­cre­veu um di­á­rio “Do Rio de Ja­nei­ro a Go­i­ás 1896 – A vi­a­gem era as­sim” – nes­sa vi­ven­da (a 1º ca­sa de ti­jo­los da ci­da­de, on­de Se­bas­ti­ão man­dou cons­tru­ir uma ola­ria pa­ra fa­bri­car os ti­jo­los) te­ma pla­ca co­lo­ca­da ain­da no go­ver­no de Hen­ri­que San­ti­lho, ou­tra pla­ca co­lo­ca­da “in me­mo­ri­am” do fi­lho ca­çu­la do ca­sal, e on­de nas­ceu o Pro­fes­sor Au­gus­to de Pai­xão Fleury Cu­ra­do (meu pai) um dos fun­da­do­res em 1932 do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co de Go­i­ás es­sa pla­ca foi man­da­da co­lo­car pe­lo en­tão pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, o ines­que­cí­vel Jo­se Men­don­ça Tel­les.

A chá­ca­ra Bau­mann foi inau­gu­ra­da em Ju­nho de 1903. Lá es­tá ain­da ho­je a am­pla ca­sa so­bre um ou­tei­ro, lin­da e bem cu­i­da­da on­de os ne­tos, bis­ne­tos e te­tra­ne­tos pas­sam tem­po­ra­das, hos­pe­dan­do fre­quen­te­men­te pa­ra cur­tir a vis­ta ma­ra­vi­lho­sa que des­cor­ti­na da Ser­ra Dou­ra­da e da mo­na­ria si­len­cio­sa on­de a lua cheia bro­ta enor­me e pra­te­a­da co­brin­do as ca­sas e o rio co­mo um man­to de ga­se nas ma­dru­ga­das si­len­tes. No ar­qui­vo do Con­se­lho Es­ta­du­al de Cul­tu­ra, cu­ja pre­si­den­te atu­al é Prof. Nancy Ri­bei­ro es­tão guar­da­das as pro­po­si­tu­ras de nos­so tra­ba­lho por 21 anos de amor a nos­sa ter­ra, se­res ilus­tres per­so­na­gens, seus fei­tos e lu­tas.

A ho­me­na­gem à his­tó­ri­as e aos vul­tos da ci­da­de, que mar­ca­ram a ar­te, a his­tó­ria, a cul­tu­ra de nos­sa gen­te, no­bre e hu­mil­de de­vem ser di­vul­ga­dos com apoio da ver­da­de, re­co­nhe­ci­dos, ce­le­bra­dos. É ques­tão de Jus­ti­ça!

Obs.: E que “con­se­lhei­ro iso­la­do” não se di­ga au­tor so­zi­nho de tra­ba­lhos que fo­ram re­a­li­za­dos em equi­pe.

 

(Au­gus­ta Fa­ro Fleury de Me­lo, Po­e­ta, es­cri­to­ra, mem­bro da Aca­de­mia Fe­mi­ni­na de Le­tras e Ar­tes de Go­i­ás, Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e pi­o­nei­ra da po­e­sia in­fan­til em Go­i­ás.  Tem os li­vros “A Fri­a­gem” e “Bo­ca Ben­ta de Pai­xão” ( con­tos e adul­tos) tra­du­zi­dos em in­glês, es­pa­nhol e ale­mão)

 

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