Rabo de palha!
Diário da Manhã
Publicado em 22 de junho de 2016 às 03:26 | Atualizado há 9 anosEu ainda era criança quando ouvia os mais velhos dizerem que quem tem rabo de palha não deve passar na beira no fogo. Mesmo ainda pequeno, logo entendi o significado da frase, era uma advertência para as pessoas de ficha suja não acusarem as outras, para não serem desmascaradas, por se encontrarem na mesma situação. Isto é, quem tiver rabo de palha e passar na beira do fogo, pode se queimar. Levando esse adagio popular para o campo político-administrativo do Brasil de hoje, podemos constatar que muitos políticos ainda não conhecem essa frase, porque tem rabos de palha, passam na beira do fogo e vivem se queimando. O resultado é o envolvimento generalizado de políticos, empresários, executivos, agentes públicos e outros, no maior escândalo de corrupção já visto em todos os tempos no Brasil. Corrupção sempre existiu, no Brasil e no mundo, disso ninguém tem dúvida, mas nos níveis que estamos vendo no país, até os mais pessimistas dos brasileiros não acreditavam que existisse. Conscientes que o país foi saqueado e que o povo terá que se sacrificar para reparar o prejuízo, cabe a cada cidadão desta pátria querida, abrir a boca, ir às ruas e exigir que os assaltantes sejam banidos da vida pública, presos e seus bens confiscados e recolhidos ao erário público. A população precisa se aproveitar desta oportunidade para passar o País a limpo. Infelizmente, vamos ter que reconhecer que os bandidos estão melhores organizados, são mais fortes e vão dar muito trabalho para serem vencidos.
É inegável que existe uma pedra no caminho da ordem e do progresso do Brasil. Disso a nação brasileira sabe, reclama e deseja que ela seja removida o mais rápido possível do nosso caminho. Por se tratar de uma pedra pesada, a sua remoção não poderá ser feita por alguns brasileiros, necessita da conjugação de forças dos homens e mulheres deste País. Demorou muito, mas o caminho da liberdade já foi retomado, está sendo pavimentado pelo novo governo, mas a vitória depende do engajamento de todos para prosseguirmos na viagem e chegarmos ao porto seguro. Esta é a grande missão do governo Temer, que com a ajuda dos homens e mulheres do bem, haverá de ser cumprida na íntegra, para o bem do Brasil e a paz dos brasileiros. Juntos, pensando no fortalecimento da democracia, na liberdade e bem-estar de sua população, havemos de reconquistar o grande dia, o dia da liberdade, da independência, da solidariedade, do amor ao próximo e da comunhão com o Criador.
O caminho em que caminham as pessoas corretas é como a luz do sol, que alumia o dia todo até que a noite venha. Os primeiros raios de sol anunciam a chegada de um novo dia. Por eles sabemos que as oportunidades estão sendo renovadas, mas isso não se dá num ato instantâneo e, sim, paulatinamente com a contribuição de todos. É nesse contexto que, também, deve ser a vida daqueles que buscam passar na beira do fogo sem receio de se queimarem, porque tem vidas limpas e não tem rabos de palha. É nesse emaranhado de problemas que vive grande parte das lideranças políticas do País, abrindo espaço, inclusive, para a tomada de atitude do povo, em busca do restabelecimento da confiança e da esperança em dias melhores. A expressão “Fogo de Palha”, que dá título a este artigo, serve de alerta e para chamar atenção do indivíduo vida sujo, não falar do mal lavado; e para os indivíduos desonestos, não criticarem os corruptos.
(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)