Opinião

Recompensa em dinheiro: entenda os benefícios da lei de incentivo a denúncias

Redação DM

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 21:52 | Atualizado há 7 anos

No úl­ti­mo dia 11, o Bra­sil deu mais um im­por­tan­te pas­so no com­ba­te a cri­mes e ilí­ci­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos com a pro­mul­ga­ção da lei 13.608/18. Em es­sên­cia, o tex­to san­ci­o­na­do pe­lo pre­si­den­te Mi­chel Te­mer tra­ta da ques­tão de dis­que-de­nún­cia e re­com­pen­sa fi­nan­cei­ra pa­ra de­nun­ci­an­tes que au­xi­li­em nas in­ves­ti­ga­ções po­li­ci­ais.

Ex­pe­ri­ên­cias in­ter­na­cio­nais den­tro de or­ga­ni­za­ções do mun­do in­tei­ro de­mons­tram os be­ne­fí­ci­os de dis­po­ni­bi­li­zar um ca­nal de de­nún­cias pa­ra o re­por­te de atos de não con­for­mi­da­de, in­clu­in­do a cor­rup­ção. A fer­ra­men­ta per­mi­te que ações cri­mi­no­sas se­jam iden­ti­fi­ca­das mais ra­pi­da­men­te, bem co­mo os re­cur­sos de in­ves­ti­ga­ção, que são li­mi­ta­dos, se­jam uti­li­za­dos de for­ma mais efi­ci­en­te. Pa­ra se ter ideia, uma pes­qui­sa da As­so­cia­ção de Exa­mi­na­do­res Cer­ti­fi­ca­dos de Frau­des (AC­FE) mos­tra que mais da me­ta­de dos ca­sos de frau­de nas em­pre­sas são iden­ti­fi­ca­dos atra­vés de uma di­ca re­ce­bi­da atra­vés de um ca­nal de de­nún­cias.

Ou­tra no­vi­da­de da lei é que per­mi­te que a de­nún­cia se­ja fei­ta de for­ma anô­ni­ma, ten­do o si­gi­lo de seus da­dos ga­ran­ti­do e em ca­sos de ofe­re­ci­men­to de in­for­ma­ções úte­is, se­ja ele­gí­vel ao re­ce­bi­men­to de uma re­com­pen­sa em di­nhei­ro da Uni­ão, do Es­ta­do, do Dis­tri­to Fe­de­ral ou de um mu­ni­cí­pio. Tal prá­ti­ca já é uti­li­za­da em ou­tros paí­ses, co­mo nos Es­ta­dos Uni­dos, que pos­sui um pro­gra­ma de whist­leb­lowers. E jus­ta­men­te es­ta ex­pe­ri­ên­cia in­ter­na­ci­o­nal po­de ser uti­li­za­da pa­ra apri­mo­rar es­te no­vo pro­ces­so no Bra­sil.

É im­por­tan­te qua­li­fi­car o que é uma in­for­ma­ção útil. Por exem­plo, a apre­sen­ta­ção de pro­vas que per­mi­tam ini­ci­ar uma in­ves­ti­ga­ção e in­for­ma­ções que não se­jam de co­nhe­ci­men­to pré­vio das au­to­ri­da­des. Ape­nas um re­la­to não se­ria o su­fi­ci­en­te. Na re­a­li­da­de, é co­mo se o de­nun­ci­an­te re­a­li­zas­se as pri­mei­ras eta­pas da in­ves­ti­ga­ção com a ob­ten­ção de do­cu­men­tos, fo­tos, gra­va­ções de áu­dio ou ví­deo e en­tre­gas­se pa­ra as au­to­ri­da­des, que já te­ri­am um ca­so re­al em mãos pa­ra in­ves­ti­gar.

Ou­tro pon­to fun­da­men­tal é de­fi­nir as re­gras pa­ra o pa­ga­men­to da re­com­pen­sa. Até por­que o ob­je­ti­vo prin­ci­pal não é pro­mo­ver o en­ri­que­ci­men­to in­de­vi­do do even­tual de­nun­ci­an­te, mas, sim, pro­te­ger o pa­tri­mô­nio pú­bli­co e oti­mi­zar o uso dos re­cur­sos dis­po­ní­veis pa­ra a apu­ra­ção. Nos EUA, por exem­plo, a re­com­pen­sa só é pa­ga quan­do as san­ções apli­ca­das su­pe­ram $1 mi­lhão de dó­la­res e é li­mi­ta­da em até 30% do va­lor re­ce­bi­do pe­las au­to­ri­da­des.

A com­bi­na­ção de um dis­que-de­nún­cia e um pro­gra­ma de re­com­pen­sas sé­rio po­dem ser mais um po­de­ro­so re­cur­so no com­ba­te à cor­rup­ção no Bra­sil. Que ve­nham os pró­xi­mos pas­sos.

 

(Jef­fer­son Ki­yo­ha­ra, lí­der da prá­ti­ca de ris­cos & com­pli­an­ce da Pro­ti­vi­ti, con­sul­to­ria glo­bal es­pe­cia­li­za­da em Ges­tão de Ris­cos, Au­di­to­ria In­ter­na, Com­pli­an­ce, Ges­tão da Éti­ca, Pre­ven­ção à Frau­de e Ges­tão da Se­gu­ran­ça)

 


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