Opinião

Relatório da Unesco sobre a educação e a pobreza

Diário da Manhã

Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 22:09 | Atualizado há 7 anos

Há dé­ca­das, te­mos de­fen­di­do que no en­si­no re­si­de a gran­de me­ta a ser atin­gi­da, já! Edu­ca­ção e Cul­tu­ra com Es­pi­ri­tua­li­da­de Ecu­mê­ni­ca pa­ra o po­vo, des­de a in­fân­cia – com a Pe­da­go­gia do Afe­to e a Pe­da­go­gia do Ci­da­dão Ecu­mê­ni­co –, fi­gu­ram en­tre as pre­o­cu­pa­ções mai­o­res da LBV, ao la­do de sua aplau­di­da Pro­mo­ção Hu­ma­na e So­ci­al. Nes­ses qua­se 70 anos de ati­vi­da­de so­li­dá­ria, a Ins­ti­tu­i­ção tem trans­for­ma­do pa­ra me­lhor mi­lhões de vi­das a par­tir do in­te­lec­to ins­tru­í­do e, so­bre­tu­do, da sa­be­do­ria do co­ra­ção. Co­mo ti­ve o en­se­jo de des­ta­car ao no­tá­vel ex-pre­si­den­te e ex-pri­mei­ro-mi­nis­tro de Por­tu­gal, dr. Má­rio So­a­res (1924-2017), en­quan­to não pre­va­le­cer o en­si­no efi­caz por to­dos os de bom sen­so al­me­ja­do, qual­quer na­ção pa­de­ce­rá ca­ti­va das li­mi­ta­ções que a si mes­ma se im­põe. Ali­ás, o fa­to se deu as­sim: em vi­si­ta ao Par­la­men­to Mun­di­al da Fra­ter­ni­da­de Ecu­mê­ni­ca, o Par­la­Mun­di da LBV, em Bra­sí­lia/DF, Bra­sil, em 1997, o sa­u­do­so es­ta­dis­ta, ao ver es­tam­pa­do, nu­ma das pa­re­des do lo­cal, es­se meu pen­sa­men­to – “En­quan­to não pre­va­le­cer o en­si­no efi­caz por to­dos os de bom sen­so al­me­ja­do, o Bra­sil pa­de­ce­rá ca­ti­vo das li­mi­ta­ções que a si mes­mo se im­põe” –, de for­ma en­tu­si­ás­ti­ca, que era sua ca­rac­te­rís­ti­ca, vi­rou-se pa­ra mim e ex­cla­mou: – “Mas por que só o Bra­sil?! Is­to é vá­li­do pa­ra o mun­do in­tei­ro!”, ra­zão por que, acei­tan­do a su­ges­tão de­le, es­ten­di es­ses di­ze­res pa­ra quem de­les qui­ser va­ler-se em qual­quer pa­ís. Nes­se mes­mo dia, o dr. Má­rio So­a­res foi ho­me­na­ge­a­do com a Co­men­da da Or­dem do Mé­ri­to da Fra­ter­ni­da­de Ecu­mê­ni­ca do Par­la­Mun­di da LBV, na ca­te­go­ria Hors-Con­cours, ce­ri­mô­nia que tam­bém con­de­co­rou, na ca­te­go­ria Es­por­te, o At­le­ta do Sé­cu­lo 20, Pe­lé.

A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das pa­ra a Edu­ca­ção, a Ci­ên­cia e a Cul­tu­ra (Unes­co) re­a­li­zou im­por­tan­te pes­qui­sa que mo­ni­to­rou, du­ran­te os anos de 1965 a 2010, a re­la­ção en­tre Edu­ca­ção e er­ra­di­ca­ção da po­bre­za. O re­cém-lan­ça­do es­tu­do “Re­du­zin­do a po­bre­za glo­bal atra­vés das edu­ca­ções pri­má­ria e se­cun­dá­ria” re­ve­la, na pá­gi­na 11: “Al­can­çar a con­clu­são do en­si­no pri­má­rio e se­cun­dá­rio na po­pu­la­ção adul­ta aju­da­ria a ti­rar mais de 420 mi­lhões de pes­so­as da po­bre­za, as­sim re­du­zin­do em mais da me­ta­de o nú­me­ro de pes­so­as po­bres no mun­do. Os efei­tos se­ri­am par­ti­cu­lar­men­te gran­des na Áfri­ca Sub­sa­a­ri­a­na e no sul da Ásia, on­de uma re­du­ção da po­bre­za em qua­se dois ter­ços é es­pe­ra­da”. Se­gun­do in­for­ma a Unes­co, “se as ten­dên­cias atu­ais con­ti­nu­a­rem, dos 61 mi­lhões de cri­an­ças em ida­de es­co­lar atu­al­men­te fo­ra da es­co­la, 17 mi­lhões nun­ca pi­sa­rão nu­ma sa­la de au­la”.

Es­ses da­dos são mui­to alar­man­tes e cha­mam to­dos à res­pon­sa­bi­li­da­de de não ape­nas com­ba­ter efei­tos, mas atu­ar nas cau­sas, o que con­du­zi­rá a re­sul­ta­dos mais só­li­dos e sus­ten­tá­veis na lu­ta con­tra a mi­sé­ria, que ver­go­nho­sa­men­te ain­da cam­peia pe­lo or­be.

 

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

 


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