Opinião

Semana do microempreendedor individual (MEI) em Aparecida de Goiânia

Redação DM

Publicado em 3 de maio de 2016 às 02:08 | Atualizado há 9 anos

Nós, defensores do empreendedorismo, estamos em festa, estamos exatamente comemorando a semana do MEI em Aparecida de Goiânia e em todo o Brasil. Luta contínua de nós juventude, empresários que estão a cada dia acreditando e se empenhando mais.

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, que empreende, que cria que vive de seus sonhos.

Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até sessenta mil reais por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria, o que é uma grande oportunidade para empreender.

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um empreendedor legalizado.

Entre as vantagens por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais. Assim, pagará apenas o valor fixo mensal, que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo. Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Semana do Microempreendedor Individual em Aparecida de Goiânia ocorrerá do dia 2 de maio a 7 de maio. Em parceria com a Aciag Jovem o Sebrae realizará um megaevento na região leste, mais precisamente na região do Santa Luzia.

O evento tem formato de mutirão de atendimentos e pretende orientar sobre direitos, benefícios e deveres dos empresários dessa categoria. Também são realizados cursos, palestras, oficinas e treinamentos gratuitos.

A Semana também é uma oportunidade para autônomos e empreendedores se registrarem como Microempreendedores Individuais (MEIs) e saírem da informalidade.

O empreendedorismo é diretamente responsável por produzir as riquezas do Estado e consequentemente dos municípios, aqui destaco as parcerias dentre elas com o Sebrae e toda a equipe, parabenizo este time na pessoa do superintendente Igor Montenegro, também o Presidente da Aciag Oswaldo Zilli, por toda oportunidade concedida.

Entretanto, as atitudes empreendedoras também podem produzir bem-estar social apresentando solução para muitas mazelas, como o desemprego, e a atual crise econômico financeira arraigada no País.

O conceito de empreendedorismo é muito mais amplo que a simples ideia de abrir um negócio. Atitudes empreendedoras podem estar ligadas à ideia de encontrar soluções para problemas atuais da sociedade.

Essas atitudes podem partir tanto das empresas através de suas políticas de responsabilidade social quanto da sociedade civil com a criação de instituições com objetivos sociais, e este vem sendo o nosso papel.

Venha ser um micro empreendedor individual você também, viver de seu sonho, lucrar com ele é legal, vamos juntos.

 

(Maione Padeiro, presidente da Aciag jovem e membro do fórum jovem)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias